Como usar e cultivar citronela, capim-limão e cidreira

Enquanto algumas plantas são bem diferentes mas recebem o mesmo nome popular, outras possuem semelhanças físicas, mas são de gêneros distintos ou até mesmo, de outras famílias. Se suas dúvidas são sobre cidreira, citronela ou capim-limão, você tá no lugar certo: nossa jardineira Carol Costa preparou um vídeo cheinho de respostas e dicas sobre essas plantas perfumadas e que causam uma baita confusão até mesmo em jardineiros experientes.

Diferenças e semelhanças


Todas as plantas desta lista possuem em comum, um perfume que exala de suas folhas. Mas, existem diferenças entre o formato de suas folhas, a fragrância e até mesmo, o uso de cada uma delas. Cidreira é o mesmo que capim-cidreira? Citronela e capim-santo são a mesma coisa? Dá pra fazer chá só de capim-limão ou a citronela também serve? Bora conhecer cada uma delas:

Capim-limão


O capim-limão (Cymbopogon citratus) é uma planta longa, que forma touceiras e, em sua base, nascem caules cilíndricos que se afinam em folhas beeem esguias e eretas. O cheirinho dessa planta lembra muito o limão, como o nome indica: um perfume cítrico e delicado. Esse aroma vem de um componente chamado Cidrol, e também é encontrado em outras plantas, como a arbustiva erva-cidreira (Melissa officinalis).

Citronela


A citronela (Cymbopogon winterianus) parece fisicamente com o capim-limão, mas olha só que interessante: suas folhas longas são mais largas e curvas; na base da touceira se formam palhas de tons dourados; ao amassar as folhas, você logo reconhece um cheirinho de vela repelente.

Capim-limão rende chá, citronela, fungicida


Enquanto o capim-limão rende um saboroso chá que também é um bom digestivo e diurético (sempre consulte seu médico antes de ingerir a bebida como remédio), a citronela é ótima pra espantar pragas. Seu chá não deve ser consumido, mas pode ser borrifado em folhas de plantas que estão sofrendo ataque de fungos. A doença fúngica não se prolifera e as novas folhas que nascerão na planta já estarão saudáveis. Aplique esse chá de citronela uma vez por mês e, não esqueça da adubação.

Como fazer mudas


Tirar mudas da citronela é bem simples: corte as folhas (e use no chá anti fungo) e, use apenas as caninhas. Remova elas da base com o auxílio de uma faca e fazendo uma leve torção, como Carol demonstra no vídeo. Em um vaso com substrato pra mudas, enterre as canas e, pronto! Cubra a terra com palhinhas protetoras e, em três meses, já pode transplantar pra uma área maior. Pra fazer mudas de capim-limão, é a mesma coisa.

Tretas


Tanto a citronela, capim-limão ou outro tipo de capim, gosta de bastante sol. Se sua plantação formou touceiras muito densas, vale podar uma parte pra que as folhas recebam luz em maior quantidade e mais arejamento, pra não ficarem amareladas. A falta de fósforo deixa as folhas meio avermelhadas e com um aspecto enferrujado, então, não esqueça da adubação.

Suporta vento


Dica extra: se você tem um local na sua casa que bate muito vento e sol (oi varanda, laje e cobertura!), pode plantar capim-limão e citronela sem medo! Essas plantas adoram vento e formam uma proteção natural e bonita pra outros cultivos e ainda espantam alguns insetos, ó só que mão na roda!

Materiais e plantas mostrados no vídeo:
capim-limão (Cymbopogon citratus)
citronela (Cymbopogon winterianus)
erva-cidreira (Melissa officinalis)
vaso
substrato pra mudas

Agradecimentos:
Horta Eco Raiz
Atmosphera Plantas & Paisagismo

Links:
Bokashi: perguntas e respostas
Bokashi líquido Yes, We Grow!
Forth Bokashi

Minhas Plantas recomenda