Manutenção na horta em plantas de frutos

Mais um dia de manutenção do espaço verde e, as plantas da vez são espécies que produzem frutos. Grãos, vagens, frutas, todas as plantas que produzem esses alimentos terão um tratamento especial, seguindo o calendário biodinâmico, neste último capítulo da série sobre reforma do jardim, com nossa jardineira Carol Costa.

Feijão e morango


Além de dar um talento nas espécies já plantadas, o dia de fruto, de acordo com o calendário biodinâmico, é também o melhor momento pra semear aquelas plantas cultivadas especialmente pra colher seus... adivinhou, frutos! Carol já tem plantados na horta feijões, que foram jogados ali como resíduo pra adubação e, alguns acabaram germinando, além de morangos (Fragaria vesca). Aqui, vai uma dica pra quem quer cultivar morangos: evite que o fruto entre em contato com o substrato, pra não apodrecer, usando palhinhas protetoras.

Abóbora, pimentão e tomate


Aproveitando o espaço disponível na horta, mudinhas que foram semeadas em dia de fruto serão transplantadas. Pimentão (Capsicum annuum) é uma espécie que precisa de espaço e tempo, com um ciclo de cerca de quatro meses. Já a alface (Lactuca sativa), leva cerca de 45 dias pra serem colhidas. Um bom planejamento ajuda bastante no aproveitamento do espaço e garante colheitas constantes. Outras espécies que terão mudinhas transplantadas é a abóbora-mini-jack, do Kit de Sementes Minhas Plantas, da Isla Sementes, e a variedade de pimentão "mini híbrido Kaolin". Ainda do Kit, Carol semeia tomate híbrido "Sorbetto", de fruto bem adocicado. Nham!

Palhinhas, Bokashi, jiló e ervilha


A muda de abóbora vai pra um vaso só dela, por questão de espaço. Um vaso da linha Cubo, da Vasart, é furado pra receber substrato pra mudas com um pouco de Bokashi sólido, da Forth Jardim. A mudinha de abóbora vai com rolinho e tudo pro plantio e, uma camada de palha de arroz serve de cobertura. Pra finalizar o dia de frutos, um pé de jiló recebe uma poda de desbrota, pra evitar que novos brotos roubem a energia da principal. A parte podada servirá pra um teste, onde Carol remove dois terços das folhas pra fazer estacas. Ainda sobrou espaço pra semear algumas ervilhas (Pisum sativum) nas bordas dos vasos da horta.

Materiais mostrados no vídeo:
Kit Minhas Plantas - Carol Costa, da Isla Sementes

Mais links:
Palhinhas protetoras
Outros vídeos da série manutenção na horta:
dia de raízes
dia de flores
dia de folhas

Minhas Plantas recomenda