Crie arranjos de Páscoa com suculentas

Se passar em um supermercado, esqueça a prateleira de ovinhos de páscoa e corra direto pra gôndola de suculentas. Nossa jardineira Carol Costa ensina neste vídeo como fazer arranjos de páscoa lindos usando mini cestinhas e suculentas. Sim, aquelas plantinhas gordinhas que você encontra em hipermercados, pet shops, home centers e, claro, gardens centers.

Escolha três espécies de suculenta


Pra que seu arranjo tenha bastante estilo e seja gracioso, não precisa de uma quantidade enorme de plantas. Nossa louca das plantas sugere três espécies de suculentas, a que tiver à mão, mas elas precisam ser diferentes entre si, tanto na altura, quanto nas cores e no formato. No vídeo, Carol separou três espécies produzidas pela Okubo Flores e Plantas.

Cestinhas de vime


Como materiais pro arranjo, cestinhas de vime servirão de recipiente pra plantar as suculentas e ainda dão aquela cara de utensílio onde o coelhinho da Páscoa carrega os ovinhos. Mas, a proposta é usar o que tem à mão: serve caminhõezinhos de brinquedo, taças, xícaras ou alguma tigelinha interessante. Pra proteger a cestinha e segurar o substrato, Carol a reveste com um pedaço de saco plástico.

Colocando as plantas no arranjo


Separe as plantas que irá utilizar e aproveite pra dar uma inspecionada no estado das suculentas. Se tem uma planta mais alta com algumas folhas faltando, sem problemas, use a outra espécie pra esconder esse detalhe. No vídeo, Carol usa uma Kalanchoe tomentosa pra disfarçar algumas folhinhas que faltam de um Sedum album. A outra plantinha que entra no arranjo é um X Graptoveria "Silver Star". Mas, lembre-se que as espécies são apenas sugestão, use a que encontrar! O momento de plantar é a hora de remover folhinhas secas.

O que você não vê, não existe!


Com um pincel de cerdas duras, nossa professora jardineira limpa o substrato que cai nas folhas e ajeita a terrinha dentro do cesto. É hora de esconder e descartar o excesso de plástico, cortando com uma tesoura as sobras. Aquela rebarbinha pode ser empurrada pra dentro do substrato, com a extremidade do pincel.

Enfeite com ovinhos de codorna


Já que é páscoa, que tal colocar alguns ovinhos? Como o arranjo é pequerrucho, ovos de codorna funcionam super bem. Dá pra usá-los pintados ou na versão natural. O truque aqui é fazer dois furinhos em cada uma das extremidades e remover a clara e a gema dos ovos pra usar só a casca. Como decoração, Cissa, a assistente da Carol, pintou os ovinhos com cola e polvilhou canela em pó!

Se precisar cortar, pingue própolis


Como a brincadeira tá muito boa, Carol passa pro nível 2: o mesmo tema, mas uma cestinha menor! Entra como espécies o Phedimus spurius, a pata-de-urso (Cotyledon tomentosa subsp. ladysmithensis) e a Sinocrassula yunnanensis. Se alguma espécie está muito mais alta do que gostaria, você pode cortar a parte de baixo, pingar um pouco de própolis e espetar a planta no substrato. Suculentas enraízam super rápido.

Reaproveitando o substrato


Notou que o mesmo substrato do produtor foi reaproveitado? Faça isso sem receio, os produtores usam matéria prima apropriada pra cada espécie de planta que cultivam. Pra regar, use uma seringa ou uma bisnaga plástica, daquelas de mostarda ou ketchup e mire a água no substrato, evitando molhar as folhas. Tá com dúvida quando deve regar? Usa o dedômetro! Toque o substrato e, se saiu sujo de terra, deixe pra regar amanhã. Não tem segredo!

Deixe sua criatividade fluir. Esse é um arranjo pra comemorar, presentear ou mesmo servir de enfeite de mesa pro almoço em família. A generosidade faz parte do arranjo e, por que não ser generoso com você? Experimente, teste e faça do seu jeito! O arranjo é uma "casa temporária", ele dura alguns meses e depois você pode reaproveitar as suculentas e replantá-las num vaso maior. Afinal, a Páscoa celebra a renovação e o renascimento.

Materiais e plantas mostrados no vídeo:
suculentas, da Okubo Flores e Plantas
cestinha de vime, da Floral Atlanta
saco plástico
pincel de cerdas duras
tesoura de desbaste Limmat, à venda no Net Shopping Garden
extrato de própolis
bisnaga plástica

Minhas Plantas recomenda