Como fazer cacto dar flores

Cactos dão flores e são lindas. Mesmo com aquela aparência durona e com espinhos, essas plantas gordinhas mostram toda sua delicadeza e beleza na hora de atrair polinizadores com suas florações. Se você tem cactos na sua casa e nunca viu sequer uma florzinha, este vídeo é pra você. Nossa jardineira Carol Costa dá três dicas pra que você dê uma mão pra natureza e faça seu cacto florir.

Sol, adubo e rega
Por serem plantas de origem de locais desérticos, os cactos precisam de certas condições climáticas. Além disso, a planta precisa atingir a idade certa pra começar a florir. E, mesmo sendo uma planta que se desenvolveu por milênios em locais com poucos recursos, dar uma forcinha nos nutrientes é uma forma de criar as condições ideias pro cacto ficar feliz e dar flores. Bora pras três dicas!

#1: ofereça Sol o dia todo


Se num deserto existe muito Sol no dia, ao cair da noite o frio chega de uma forma brutal. Essa diferença de temperatura entre o dia e a noite é chamada de amplitude térmica. Como a grande maioria dos cactos ornamentais são originários das regiões desérticas da América Central, oferecer o máximo de Sol pra sua planta vai deixá-la bem contente. Locais sombreados, centro de mesas da sala e, pior, um lavabo escuro, não é o melhor ambiente pro seu cacto. Se ele está sem ver a luz do Sol por muitos meses, vá mexendo a cada semana o vaso pra um lugar mais ensolarado, até que ele se habitue à receber luz solar o dia todo.

#2: adube com fósforo


Esse macronutriente estimula a floração. As plantas precisam, em média, de vinte nutrientes pra se desenvolverem saudáveis mas, o fósforo é o mais importante pra que as verdinhas, incluindo aí os cactos, floresçam. Verifique o rótulo do seu adubo e veja se o fósforo está presente. Em adubos como NPK, o fósforo sempre existe (é o P da sigla) mas ele não é a única fonte desse nutriente. Adubos orgânicos possuem fósforo e é encontrado no Bokashi e nas farinhas de osso, peixe e de sangue.

#3: estimule o estresse hídrico


pode parecer estranho mas, fazer seus cactos passarem por um período sem regas é uma forma de incentivar a planta a florescer. Isso acontece na natureza, até porque no deserto, existem chuvas pesadas e elas ocorrem em intervalos gigantescos entre uma e outra. A estrutura de um cacto é um reservatório natural de líquido, então ela não sofre com períodos longos de estiagem.

Seguindo essas três dicas, seu cacto vai florir. Mas, só funciona com os três truques, não vale aplicar um ou dois. Logo surgirão flores nos seus cactos e será a hora de você fotografar e se encantar com a delicadeza das pétalas dessas flores. Como toda flor, ela dura um período curto, mas você certamente irá curtir muito essa fase do seu cacto!

Materiais e plantas mostrados no vídeo:
cactos diversos
Forth Bokashi

Figurino:
Carol usa lenço Jardim Botânico Plantarum, colar Michael Michaud
e blusa Flávia Aranha

Links:
Universidade Minhas Plantas
Bokashi: perguntas e respostas

Minhas Plantas recomenda