Lista de plantas pra cultivo no inverno

O inverno bateu na porta e trouxe além do frio, um montão de plantas! Existem espécies que atingem seu auge e botam a cara e as manguinhas (ou seriam flores?) de fora quando a temperatura baixa aqui no Brasil. Bota um chá no fogo e vem assistir a super lista de plantas e dicas da nossa jardineira Carol Costa preparou pra esquentar o seu inverno!

Arbustos lenhosos


Carol Costa começa o vídeo num canteiro de mini-rosas (Rosa chinensis). Apesar de pequenininha – estamos falando da mini-rosa aqui :-) – essas plantas são arbustos de caule lenhoso. Outras plantas que compartilham esse gosto pelo friozinho e também têm caules lenhosos são a lavanda (Lavandula dentata), a camélia (Camellia japonica) e a azaleia (Rhododendron simsii). Essas plantas são perenes, gostam do frio e clima mais seco, por isso, no inverno, elas ficam lindas nessa época do ano.

Flores de bulbos


Aquelas espécies que possuem bulbos, como as tulipas (Tulipa hybrid), os narcisos (Narcissus jonquilla) e os jacintos (Hyacinthus orientalis) também são amigos no friozinho. Bulbos são aquelas formações que lembram cebolas e, quando chega a época fria, elas atingem o seu ápice. Você encontrará essas espécies em gardens centers, floriculturas e até em hipermercados e pet-shops.

Folhagens coloridas


Quer folhagens lindas que combinam com o inverno? Vá de cróton (Codiaeum variegatum), que já são bonitos o ano todo, mas, no frio, ganham uma beleza extra: uma cor alaranjada bem interessante toma conta de todas as suas folhas.

Neve-da-montanha


Um arbusto que ganha destaque nesta época do ano é a neve-da-montanha (Euphorbia leucocephala). A "neve" do seu nome vem da sua floração, onde a planta é inteira tomada por flores muito delicadas e brancas – a sensação de observar uma paisagem nevada é incrível.

Árvores nativas


Pra quem gosta de árvores, temos algumas nativas: o ipê-roxo-de-bola (Handroanthus impetiginosus), o ipê-branco (Tabebuia roseo-alba) e o ipê-amarelo (Handroanthus albus) ganham exuberantes buquês e se mantêm floridos até o início da primavera. Dá pra cultivar em vasos quando são pequenos mas, vale uma pesquisa, já que são árvores de grande porte.

Orquídeas que gostam do frio


Orquídea de frio? Temos! Além do Cymbidium (Cymbidium hybrid), que nesta época surgem com suas flores enormes, também tem a Oncidium "Twinkle", pra quem procura flores delicadas e perfumadas. A ludisia (Ludisia discolor), conhecida como orquídea-pipoca, também dá as caras no inverno, e durante o resto do ano, suas folhas lindas enfeitam qualquer ambiente. Pra fechar o quarteto invernal, a orquídea-sapatinho (Paphiopedilum hybrid), com suas flores com o formato que dá seu nome popular. Existe também outro gênero da orquídea-sapatinho: o Phragmipedium.

Trepadeira com flores


Se você procura uma trepadeira que fica bonita no frio, a mandevila (Mandevilla splendens) é uma ótima opção. Com flores grandes, a mandevila lembra a alamanda (Allamanda cathartica), mas essa última gosta de sol forte e praia. Se quer saber mais sobre alamanda, aqui tem uma lista preparada pela Carol, onde ela fala sobre 33 espécies que gostam de sol e calor.

Cuidados com o gramado no inverno


Pra fechar com chave de ouro, nossa louca das plantas dá dicas pro seu gramado ficar bonito no inverno. Gramas sofrem um pouco no frio, então vale adiar pra fazer o corte e a manutenção pra quando estiver um clima mais quente. O gramado do Bloemen Park, onde Carol gravou este vídeo, está com o gramado um pouco mais alto e, mesmo com as temperaturas baixas, o verde se mantém. Vale também investir na adubação, pra dar uma ajudinha extra pras gramíneas. Húmus de minhoca misturado com areia dá uma mistura boa e dá pra "polvilhar" sobre todo o gramado, servindo de adubação e proteção extra pra geada.

Uma dica chorinho? Antes de regar as plantas no inverno, use o dedômetro – toque o solo e veja se a ponta do indicador saiu limpa. Se o dedo estiver sujo, não regue – cuidado pra não confundir a sensação de frio com umidade!

Locais, materiais e plantas mostrados no vídeo:
Bloemen Park
mini-rosas (Rosas chinensis) , do Grupo Esperança
azaleia (Rhododendron simsii), do Shopping Flores na Mão
mandevila (Mandevilla splendens), lavanda (Lavandula dentata), tulipa (Tulipa hybrida), narciso (Narcissus jonquilla) e jacinto (Hyacinthus orientalis), do Grupo Terra Viva
cróton (Codiaeum variegatum) e Oncidum "Twinkle", da Magna Flora
falsa-vinha (Parthenocissus tricuspidata)
fotinia (Photinia x fraseri)
neve-da-montanha (Euphorbia leucocephala Lotsy)
ipê (Handroanthus sp)
cymbidium (Cymbidium)
ludisia (Ludisia discolo), da Acosta Plantas Ornamentais
sapatinho (Cypripedium)
húmus de minhoca, da All Garden

Figurino:
Carol usa jaqueta e lenço do acervo pessoal.

Inscreva-se no grupo do Telegram (o nosso "Telegreen") https://t.me/minhasplantas
Universidade Minhas Plantas
Loja Minhas Plantas

Minhas Plantas recomenda