Como escolher e comprar suculentas como um profissional

Inscreva-se no JOGO DA SUCULENTA: https://jogodasuculenta.com.br/inscricao/?utm_source=site
(de 05 à 9 de novembro)

Um iniciante e um profissional que deseja montar arranjos de suculentas quase sempre, iniciam o trabalho da mesma forma: comprando as plantas. O que separa o "jardineiro de primeira viagem" do "profissa" é a forma que o mais experiente escolhe as suculentas. Nossa jardineira Carol Costa mostra quais são as dicas pra você começar com o pé direito e comprar como um expert do mundo das plantas gordinhas.

Porque os preços são diferentes


Em floriculturas e gardens centers, você encontra várias espécies de suculentas e cactos (que também é uma suculenta!). A diferença de preço pode ser de acordo com o tamanho da planta, a espécie (comuns e raras) e o recipiente que ela está.

Vasos influenciam no valor


Vasos mais caros podem ser uma opção, mesmo que sua intenção seja montar seu próprio arranjo. Vale a pena comprar em vasos mais elaborados, por dois motivos – você reaproveita o vaso pra fazer novos arranjos e, suculentas de espécies menos comuns não costumam ser comercializadas em potes de plástico (os mais baratos).

Quantidade de plantas por vasos


Mais plantas, quase sempre, significa economia quando o assunto é criar arranjos. Se tiver dois potes do mesmo tamanho e, um deles tem mais ponteiras, é esse que você deverá escolher. A mesma lógica entre um vasinho com uma única planta e, um maior, com várias. Divida a quantidade de plantas pelo valor do vaso e encontrará o preço mais vantajoso!

Desconto pra plantas


O estado das plantas também acaba influenciando no preço. Suculentas podem perder folhas e outras partes no transporte e no manuseio dos vasos. Vale conversar com o vendedor e pedir um descontinho, se a suculenta que você quer tá com um visual um pouco menos desfavorecido (não é feia!).

Muito além das suculentas


Outras plantas que gostam de sol e pouca água podem entrar no conjunto e você ainda terá um arranjo de suculentas. Uma ou duas espécies que não sejam do grupo das gordinhas pode valorizar sua composição. Não fique só na seção de cactos e suculentas, dê um rolê pelo garden e encontrará outras verdinhas que amam o mesmo clima, rega e substrato do seu arranjo.

Cacto também é suculenta


Cactos são suculentas (quem leu o texto desde o começo, levanta a mão!) e, nada melhor do que juntar essas plantas no seu arranjo. Mesmo que mais caro, cactos valorizam seu conjunto com suas formas arredondadas e desenhos únicos. Aliás, vale observar a geometria dessas plantas pra fazer a escolha da mais "organizada" e saudável.

Cacto sem espinhos


Dois pontos interessantes sobre cactos que você precisa saber: o primeiro, é que são plantas de crescimento bem lento. E esse é um dos motivos pra cactos custarem mais caros que outras plantas, mas, dá pra fazer mudas, se você souber como cortá-las. Nossa louca das plantas vai falar sobre isso no Jogo das Suculentas, não deixe de fazer sua inscrição (clique). O segundo ponto é, por incrível que pareça, nem todos os cactos são espinhentos. Híbridos são cultivados e alguns podem ser encontrados sem nenhum espinho!

Xô, praga!


E, antes de colocar a planta no carrinho, dá uma boa olhada em cada parte e veja se não tem doenças ou pragas. Embaixo das folhas, no caule e, até mesmo no substrato, você pode encontrar sinais de algum problema e evitar de levar visitantes indesejados pra sua casa.

Plantas do vídeo:
Kalanchoe laetivirens
Kalanchoe synsepala
x Graptosedum "Bronze"
Cryptanthus zonatus
Mammillaria rubrograndis
Parodia hybrid
Mammillaria hybrid
rabo-de-sereia (Praecereus euchlorus)
opuntia-sem-espinho (Opuntia hybrid)
Echeveria x gibbiflora "Perle von Nurnberg"
Sinocrassula yunnanensis

Livro Cactos e Outras Suculentas para Decoração

Agradecimentos:
Vasart
Hotel 1948

Inscreva-se no JOGO DA SUCULENTA - clique aqui
(de 05 à 9 de novembro)

Minhas Plantas recomenda