Sunpatiens é flor perfeita para sol e calor

Quem cuida de jardim sabe o quanto pode ser desafiador mantê-lo bonito e com flores, ainda mais no clima quase sempre quente desse Brasilzão. Pra dar uma mãozinha e encher seu quintal ou varanda de flores, nossa jardineira Carol Costa apresenta a sunpatiens, uma planta capaz de florir o ano inteiro, resistente ao sol forte e o intenso calor do nosso país tropical.

Sunpatiens dá flores o ano todo


A sunpatiens é uma planta rústica, ou seja, aguenta perrengues que outras espécies não encarariam. Sol forte pra essa planta é fichinha: se recebe muitos raios solares, a sunpatiens responde com um montão de flores. Não é à toa que a planta tem sol até no nome: "sun" (sol em inglês). Carol esteve no produtor Bioplugs, em Atibaia (SP) e, visitou a área de testes. A quantidade de cores das flores da sunpatiens é enorme, um total de 60 tonalidades.

Como escolher uma sunpatiens


Nossa louca das plantas ensina como escolher uma boa planta, só analisando as flores da sunpatiens. Num primeiro momento, observe as cores da pétala, que deve ter um brilho sobre sua superfície, quase como um glitter. Quanto mais brilhante as flores, mais saudável é a planta. Ao toque, as pétalas devem ser firmes, lembrando a textura de uma folha de alface bem fresquinha.

Uma planta com muitas flores


Sunpatiens são perfeitas para fazer bordaduras de jardins, já que a planta preenche bem todo o espaço. A planta dá tantas flores, que fica difícil enxergar o solo. A sunpatiens é uma planta florífera, um termo técnico que significa que dá muitas flores. Algumas variedades de sunpatiens dá flores que duram um dia mas, são tantos botões que se formam na planta que é quase impossível encontrar uma área apenas com folhas.

Mais de 60 cores


Existem sunpatiens de cores simples e também variedades bicolores, onde o centro da flor é de uma tonalidade e, suas pétalas, de outra. Nota-se as flores mais "velhas" em comparação com as mais recentes observando a cor da pétala: a medida de a flor envelhece, seu tom fica mais claro, chegando até a ficar branco. Também existem sunpatiens com folhas variegadas, ou seja, em duas tonalidades. Variegação é um termo da botânica que indica que uma parte da folha (ou até ela toda) nasce com menos pigmentação, tornando-se mais clara. É uma mutação natural e a planta ganha um charme a mais.

Planta fácil de cultivar


O cultivo da sunpatiens é bem simples: muito sol pra florir e, bastante água. Capriche nas regas e, se cultivar numa área bem grande, vale até uma irrigação automatizada para garantir plantas sempre floridas. Se é um quintal ou um jardim, o bom e velho esguicho dá conta do recado.

Sunpatiens não é maria-sem-vergonha


Não confunda sunpatiens com maria-sem-vergonha (Impatiens walleriana): apesar de ambas serem do mesmo gênero, Impatiens, são espécies diferentes. Enquanto a sunpatiens é um híbrdo, ou seja, foi melhorada pelo homem para ser uma planta mais resistente ao sol e com mais flores, a maria-sem-vergonha é uma espécie invasora. De origem africana, a maria-sem-vergonha, também conhecida popularmente como beijo, é tão indócil que seu cultivo é proibido em alguns locais, se espalhando rápido e tomando espaço de espécies nativas. Como não possui aquelas capsulas explosivas de sementes, a sunpatiens comporta-se bem e crescerá no espaço que você escolheu em seu jardim, com o bônus de florir muito mais. E claro, é a planta perfeita para ambientes com bastante sol.

Uma curiosidade: "impatiens" vem de "impaciente" em latim, e quer dizer que a planta não se contém e sai florindo assim que tem a primeira oportunidade. Então, tudo bem se você for um pouquinho impaciente e não esperar muito pra ter sunpatiens no seu jardim.

Bioplugs
site: http://bioplugs.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/bioplugs/

Minhas Plantas recomenda