Espécies de plantas que são tendência

Quem gosta de planta vai amar conhecer esta lista de espécies que são tendência em qualquer casa, urban jungle ou projeto descolado. E não é que planta também tem moda? Algumas são variações de verdinhas que já temos em casa, enquanto outras, são tão espetaculares que é preciso ver pra acreditar. Se você ama as verdinhas, chega mais pra ver e ouvir nossa jardineira Carol Costa sobre sete espécies de plantas que estão em alta.

Monsteras e filodendros


Fãs de folhagens rasgadas e furadas, como a da costela-de-adão e da costela-de-eva, certamente ficarão empolgados pra possuir um Philodendron tortum na sua coleção. Com uma folha com desenho mais delicado e tamanho menor do que o da Monstera deliciosa, esse filodendro é perfeito para espaços internos. E, se gosta de filodendro, conheça a Monstera "Peru", que tem folhas largas e bem desenhadas, sem rasgos ou furos. Quer mais um filodendro? O Philodendron squamiferum tem cabinhos peludinhos, folhas com um desenho bem peculiar e com um brilho envernizado.

Plantas grandes e exuberantes


O Anthurium plowmanii é nativo, tem uma folha enorme e toda ondulada e, ainda que tenha uma floração parecida com a dos antúrios que conhecemos, a bráctea e a espádice (aquela espiga onde existem flores minúsculas) possuem coloração bem estilosa. As abelhas nativas do gênero Euglossini vão amar visitar sua casa só pra polinizar a flor do plowmanii. Outra espécie grandalhona que vai curtir um espaço amplo da sua casa é o Ficus altissima. Com as folhas rajadas que misturam um verde vivo com uma tonalidade bem clara, esta é uma árvore que conquista qualquer um – até mesmo uma lagarta que é exatamente como suas folhas, como Carol mostra no vídeo. E, olha só que ciclo incrível: depois que esta lagarta se transforma em mariposa, ela poliniza a orquídea-fantasma (Dendrophylax lindenii)!

Pra subir pelas paredes


O Scindapsus treubii é uma trepadeira muito estilosa e, diferente da sua versão mais comum, essa é uma planta que tem folhas prateadas antes de começar a escalar uma parede ou treliça. Depois de começar a subir e se agarrar por onde conseguir, as novas folhas do Scindapsus ficam menores e com um tom mais verde. Se quer uma orquídea que também escala e dá vagens perfumadas que podem virar alimento, a baunilha é pra você. Mas, se quer uma planta ainda mais exótica, que tal uma baunilha-variegada? A graça desta planta são suas folhas com listras charmosas que fará você se apaixonar à primeira vista.

Materiais e plantas mostrados no vídeo:
costela-de-eva (Philodendron tortum)
Monstera "Peru"
Philodendron squamiferum
Anthurium plowmanii
Ficus altissima
Scindapsus treubii
baunilha-variegada (Vanilla planifolia "variegata")

Figurino:
Carol usa colar Estúdio Ripa, blusa FIT, calça Fernanda Yamamoto e sapato Luiza Perea.

Links:
Atmosphera Plantas & Paisagismo
Universidade Minhas Plantas

Minhas Plantas recomenda