Como plantar e germinar manga em vaso

Saborear uma manga madura, colhida direto do pé, é uma lembrança de muita gente. Agora, pode ser a sua vez de plantar uma mangueira e aí, um novo ciclo começará! Escolha uma fruta bem saborosa e chega mais pra acompanhar nossa jardineira Carol Costa pra aprender os truques pra germinar e cultivar um pé de manga aí na sua casa.

Da fruta à árvore


Pra começar, o que você precisa fazer é saborear uma manga bem madura. Claro, a fruta assim, madurinha, é muito mais saborosa mas, este é o estágio em que a semente está pronta pra ser plantada e germinada. Com o caroço em mãos, começam os pulos do gato da nossa louca das plantas. Na natureza, a fruta madura cai próximo da árvore e, precisa aguardar que alguns seres vivos coma a fruta. Ainda é preciso aguardar mais um tempo pro caroço encontrar as condições ideais pra semente germinar. Por aqui, o processo terá uma ajudinha jardinística.

O caroço e a semente


O caroço é um tipo de embalagem pra semente e, você pode ajudar a desembalar o futuro pé de manga. Com uma escova e água, lave o caroço pra remover todo o vestígio da fruta. Use uma tesoura pra cortar a ponta do caroço e, delicadamente, remova a cobertura pra revelar a semente, como Carol mostra no vídeo. A semente lembra um feijão bem crescido e achatado.

Vaso, substrato e uma ajudinha


Em um vaso grande, mais ou menos do tamanho de um balde, use uma mistura de substrato e fibra de coco pra plantar a semente. Um dos truques pra garantir a germinação é manter a semente úmida o suficiente mas, sem encharcar, pra evitar apodrecimento. Aí entra o segundo pulo do gato: Carol usa o Forth Gel Para Plantio, da Forth Jardim, pra preparar um leito com esse produto, garantindo a umidade na medida certa pra semente. Coloque a sementinha (melhor, sementezona!) deitada e, cubra com um pouco de substrato bem fofinho e em pouca quantidade. Com esses macetes, as primeiras folhinhas da mangueira surgem em um mês. Se puder escolher uma época pro plantio, escolha um clima quente como o do verão que a semente germina ainda mais rápido.

Sol fraquinho e regas


Lembra que um dos segredos é manter o substrato úmido na medida certa? Como a planta ainda é um bebê, nada de deixar o vaso exposto no Sol forte, mesmo sabendo que uma mangueira adulta suporta calor numa boa – a mudinha ainda não tem nada de adulta, ainda é um bebezinho. Mantenha o vaso em local que receba Sol fraquinho da manhã e, se for ficar um tempo longe de casa, use um saco plástico pra improvisar uma estufinha. Ah, e se você já é aluno da
Universidade Minhas Plantas, corre lá no tema Como Tirar Mudas, porque tem uma aula sobre esta planta tão familiar dos nossos quintais e pomares, mas que na verdade, a mangueira (Mangifera indica) vem do sudeste da Ásia!

Materiais e plantas mostrados no vídeo:
Forth Gel Para Plantio, da Forth Jardim
regador linha Carol Costa, da Tok&Stock
tesoura de desbaste
manga
escova
substrato pra mudas
fibra de coco
saco plástico

Figurino:
Carol usa colar Michael Michaud
blusa FIT
calça do acervo pessoal

Links:
Universidade Minhas Plantas

Minhas Plantas recomenda