Terrário fechado ou minijardins de suculentas?

O que é um terrário? Qualquer planta sobrevive dentro de um vidro? Um recipiente sem tampa é um terrário? Terrarium é o mesmo que terrário? Qual a diferença entre mini jardim, arranjo de suculentas e terrário? Cactos e suculentas sobrevivem plantadas dentro de um vidro? Ainda bem que voltou a série onde nossa jardineira Carol Costa tira suas dúvidas sobre plantas: o "Plantão Minhas Plantas"!

Terrário aberto não existe


A primeira coisa a fazer é definir o que é um terrário: uma estrutura (ou ecossistema) fechada, criada pelo médico inglês Nathaniel Ward (1791-1868). A criação ocorreu por acaso, já que o intuito do médico era estudar borboletas. Ao colocar terra e alguns casulos de insetos dentro de um vidro fechado, o dr. Ward notou após alguns dias que plantas cresciam dentro daquele recipiente. A descoberta rendeu até uma homenagem: terrários também são chamados de "caixas de Ward" ou "caixas Wardianas" (Wardian case).

Três pontos importantes para fazer um terrário


Para construir ou montar um terrário, é preciso ficar atento a três pontos: umidade, espécies de sombra e, plantas de pequeno porte. Por ser um ecossistema fechado, a umidade ficará presa dentro do vidro e, esse é um dos motivos que terrários quase nunca precisam de regas. A água que evapora do substrato e das plantas acabam condensando e voltando pro solo, fechando um ciclo. Esse mini sistema climático transforma o interior do vidro em um local tão úmido quanto uma floresta tropical.

Não deixe um terrário no sol


Por ser um vidro, um terrário permite que a luz do sol entre, mas não saia. Isso acaba fazendo com que o calor fique lá dentro e em uma temperatura muito maior do que o lado de fora. A mesma sensação que temos quando entramos num automóvel que ficou exposto num dia de sol. Por isso, é uma péssima ideia deixar um terrário recebendo raios de sol. Daí, a necessidade de usar plantas de sombra para sua caixa de Ward. Espécies de meia sombra ou sol pleno acabariam morrendo por falta de luz solar diária ou, acabariam cozidas dentro do vidro. A temperatura dentro de um terrário costuma ser, pelo menos, 5º C mais quente que o ambiente externo. Ah, lembre-se que sol e calor são coisas diferentes.

Plantas que crescem devagar


Os moradores escolhidos para viver dentro do terrário precisam ser plantas de crescimento lento. O ambiente é bem limitado, então, escolha bem as espécies se não quiser trocar a planta do vidro em alguns meses.

Suculentas e cactos em um vidro


Suculentas e cactos são plantas que devem passar longe de um terrário. O ambiente úmido e abafado e a impossibilidade de receber raios solares acabariam matando as plantas, que ficariam fracas e com raízes apodrecidas em questões de dias. É possível criar peças lindas com suculentas e cactos usando vidros abertos, sem tampas e usando o substrato certo mas, nunca chame de terrário: são minijardins, jardins de suculentas ou arranjos de suculentas. Não chame de "terrário aberto", porque se é terrário, é fechado.

Se você viu alguma foto de um terrário com cactos e suculentas vivendo bem lindos dentro do vidro, lembre-se: é uma foto. Instagram e capas de revistas mostram um mundo lindo, mas estático e aqui, é jardinagem sincerona.

Quer aprender a criar arranjos com suculentas? Clique aqui para conhecer o Curso Online de Arranjos com Suculentas com nossa jardineira Carol Costa

Minhas Plantas recomenda