Saiba tudo sobre peperômias

Pode ser que você tenha esta planta na sua casa e nem saiba que é uma peperômia. O motivo é que existem muitas espécies de peperômias, com formatos, tamanhos e cores diferentes. Nossa jardineira Carol Costa apresenta várias dessas plantas adoráveis neste vídeo e ainda explica tudo o que você precisa saber pra cuidar de suas peperômias.

Uma enorme variedade


Existem mais de mil espécies de peperômias no mundo. São tantas, que realmente confundem os jardineiros de primeira viagem e, como Carol conta no vídeo, ela já recebeu mensagens de verdinhos pedindo pra explicar como cuidar de uma certa planta pendente, só que não sabe o nome. A Peperomia scandens é um belo exemplo dessa família: com bordas brancas ou creme, é bem resistente e gosta de ambientes internos.

Solo úmido e sol fraquinho


Peperômias quase sempre são epífitas, gostam de crescer se enroscando em plantas maiores, como árvores. A maioria gosta de locais de meia sombra. Uma das características dessa família de plantas é seu caule carnoso – algumas lembram até suculentas! E, apesar de quase todas serem epífitas, existem aquelas que gostam do solo e ainda nascem pra cima, como a peperômia-melancia (Peperomia argyreia) e suas folhas que lembram um desenho 2d da enorme fruta. É de um nó na cabeça, né? Mas fica sussa, o jeito de cuidar de peperômias é bem parecido, independente da espécie.

Folhas de vários tamanhos e cores


Olha só quanta variedade: além da Peperomia scandens e da peperômia-melancia, Carol ainda mostra no vídeo a Peperomia puteolata, de ramos longos e com folhas listradas e longas; a brasileira Peperomia caperata, de folhas arredondadas e porte bem baixinho, pode ter folhagem de várias cores, desde verde "básico" até um tom arroxeado; a Peperomia obtusifolia "Lemon Lime", com seu verde vibrante e sua versão variegada, a Peperomia obtusifolia "Variegada". Calma que tem mais: a Peperomia magnoliifolia, com folhas largas bem escuras e bordas escuras. A Peperomia dolabriformis, com folhas bem carnosas e bem suculentas. E, pra finalizar, a Peperomia verticillata "Red Log", com folhagem aveludada, verso vermelho e que ama sol.

Peperômia dá flores discretas


E com folhagens tão lindas assim, dá pra esperar flores? Sim!, Mas nada que seja tão mais chamativo do que suas charmosas folhas. As flores das peperômias são alongadas e agrupadas, lembrando muito aquela espiga do antúrio, mas sem a bráctea (folha modificada). É só um discreto "rabinho" longo e cheio de minúsculas flores.

Espécies pendentes ou rasteiras


Quase todas as peperômias gostam de substrato úmido e curte um solzinho fraco. A diferença do cultivo é em relação ao local de cultivo: as pendentes curtem vasos lá no alto e as rasteiras, vão se desenvolver melhor no chão. Escolha bem a espécie de acordo com o local que quer cultivá-las.

Como regar peperomias


Fique de olho nas regas, o caule e a espessura das folhas te dão uma dica de quanta água colocar. Caules grossos aguentam mais tempo sem água e, se as folhas da planta estão se soltando, é excesso de água. Use a conhecida dica do dedômetro da nossa louca das plantas antes de regar.

Fique de olho nas folhas


Sol demais pode deixar as folhas amareladas e, se for muito forte, acaba queimando a coitada da peperômia. Passe a planta pra uma área mais sombreada.

Como fazer mudas


Tirar muda de peperômia é moleza: escolha um galho que tenha três nós e corte o caule. Faça estacas e espete-as em vasinho com substrato macio até a altura do primeiro nó – lá que nascerá as raízes. Se a planta é uma touceira, separe-as e replante em novos vasos.

Pragas mais comuns


As pragas que podem atacar essas plantas são lesmas, que gostam de uma folha carnosa e ambiente úmido ou, pulgões e cochonilhas, se a peperômia estiver em local muito seco. Mantenha adubada e com regas e luz adequada que dificilmente aparecerão pragas.

Onde encontrar peperômias


Super dica: procure as plantas do vídeo no seu garden center ou floricultura preferida. Se não encontrar use este vídeo pra mostrar pro gerente ou vendedor e peça pra eles encomendarem com o Veiling Holambra, já que todos os fornecedores deste dossiê comercializam as plantas exclusivamente através do centro comercial logístico.

Materiais e plantas mostrados no vídeo:
Peperomia scandens, do Sítio São Jorge NSA
Peperomia puteolata, da Acosta Plantas Ornamentais
Peperomia caperata, da RM Flores
Peperomia dolabriformis, da Okubo Flores e Plantas
Peperomia verticillata "Red Log", da Filipini Fontana
tesoura Limmat 721, na Net Shopping Garden
Veiling Holambra

Minhas Plantas recomenda