Medidores de umidade, pH e intensidade de luz para plantas

Clique aqui e faça sua inscrição para o curso online gratuito Imersão Verde

Uma das maiores dificuldades dos jardineiros de primeira viagem é em saber se o solo está adequado para a planta, se o substrato tem a umidade necessária para a espécie cultivada e, em alguns casos, até mesmo pinta aquela curiosidade para saber se o pH daquela misturinha dentro do vaso é ácido ou alcalino. Nossa jardineira Carol Costa traz algumas sugestões de medidores de pH, luminosidade e umidade, aparelhos que auxiliam na consulta do estado do substrato. Pelo menos, até os "equipamentos de fábrica" do jardineiro, o olhômetro e o dedômetro, passarem pela calibragem que só a prática dá.

Medidores de umidade, peagâmetros e luxímetros


Existem vários tipos de medidores e, eles podem ser divididos em analógicos e digitais. Além disso, certos equipamentos só medem a umidade, outros, como o peagâmetro, indicam o pH e, ainda, um que traz o combo pH-umidade-luminosidade. . Esses aparelhos são perfeitos para quem está começando na jardinagem ou colecionadores mais nerds, que sabem de cor o nome científico de suas espécies cultivadas. Claro, também são ótimas para presentear quem ama equipamentos e se diverte anotando até a quantidade de água de cada rega.

Ferramenta para auxiliar na análise do solo


A dica mais importante da nossa louca das plantas é: os equipamentos auxiliam muito quando é preciso identificar padrões, mas, o bom senso é a melhor forma de saber se aquela espécie precisa de mais regas ou mais raios solares. Mas que é um ferramenta incrível para quem ama plantas e quer saber mais sobre como cultivá-las dentro de casa, isso não tem como negar. Nossa jardineira piracicabana e seu professor de biologia ficarão orgulhosos!

Aqui em baixo tem algumas opções de medidores de umidade, luxímetros e peagâmetros e, na loja Minhas Plantas, tem mais ferramentas, além de livros, adubos, vasos e cachepôs.

Minhas Plantas recomenda