Como trocar samambaia de vaso

A samambaia tá enorme e parece que o vaso ficou apertado? Nossa jardineira Carol Costa ensina como fazer o transplante de samambaias, rendas-portuguesas e rendas-francesas – dá até pra usar estes macetes pra trocar chifre-de-veado! De quebra, você verá como tirar mudas de samambaias e uma espécie que adora sol!

De olho nos sinais


Provavelmente a campeã em memória afetiva, a samambaia é uma planta presente nas casas de nossos avós e nas nossas. E, o que acontece quando a casa da planta tá pequena pra ela? Ela sinaliza com raízes saltando pra fora do vaso, fica amarelada, perde folhas ou até mesmo, começam a ter mudinhas saindo pelo furo de drenagem do vaso. Em algumas espécies, os rizomas, as raízes peludinhas da planta, começam a se esticar pra fora do vaso, quase que tateando o lugar pra encontrar mais espaço. A solução pra todos esses casos é a troca de vaso.

Preparando o transplante


Pra começar o transplante, molhe bastante o vaso da planta dois dias antes. Isso deixará as raízes e o substrato bem hidratados, facilitando a vida da samambaia (e a sua) na hora da troca de casa. Gentilmente, retire a planta do vaso, desembaraçando as raízes e vá removendo o que conseguir do substrato. Com os polegares, segure as raízes e separe a planta em duas touceiras, como Carol faz no vídeo pra multiplicar sua samambaia. Essa também a hora pra pegar mudas com outra técnica: por rizomas. Separe partes da planta com cuidado e prepare pra plantá-las em vasinhos.

Trocando de vaso


Em um vaso, coloque pedras ou britas no fundo e substrato pra samambaia – essa terrinha é bem rica em pedacinhos de cascas de pínus e outros materiais de origem orgânica pra simular o local onde essas plantas gostam de crescer. Enrole as raízes da planta, como se fosse um coque e, plante-a no vaso, completando com o substrato. A planta enraíza mais rápido em épocas quentes. Regue em abundância e aguarde a planta enraizar, mantendo a verdinha em um local protegido do vento e que receba um pouco de luz solar.

Samambaia que gosta de sol


Existe alguma espécie de samambaia que cresce no sol? A resposta é “sim”, e nossa jardineira piracicabana mostra como é a planta. A maioria das samambaias possuem folhas macias e pendentes, outras, como a samambaia-jamaica, tem folhagem larga, um pouco mais firme e ereta. Já a samambaia-de-sol (Nephrolepsis oblitera "Kimberly Queen") possui caule bem espigado, lembrando a samambaia que conhecemos mas, crescendo pra cima! E, ela realmente aguenta sol: o produtor Atmosphera Plantas & Paisagismo fica em Pernambuco e as samambaia-de-sol crrescem felizes e verdinhas naquele solzão.

Fazendo mudinhas


Pra tirar mudas da samambaia-de-sol, é só separar algumas partes da planta com raízes e rizomas, usando uma tesoura de desbaste. Mas, veja bem, é preciso ter o rizoma – nem tente apenas com as folhas, que não dá certo. Na natureza, uma das formas das samambaias se reproduzirem é através de esporos, aquelas bolinhas que surgem nas folhas. Por ser uma planta bem primitiva, as verdinhas dessa família não produzem frutos nem sementes. Mas, reproduzir a planta através dos esporos é bem complicado e demorado. Aposte na divisão de touceiras e nos rizomas, que é tiro e queda.

Materiais e plantas mostrados no vídeo:
samambaia "Dallas" (Nephrolepis exaltata "Dallas")
samambaia-paulista (Nephrolepis pectinata)
samambaia-de-sol (Nephrolepis oblitera "Kimberly Queen")
samambaia-jamaica (Phymatosorus scolopendria)
substrato pra samambaias
vaso
brita
tesoura de desbaste

Figurino:
Carol usa vestido Lenny Niemeyer

Onde comprar as plantas do vídeo:
Atmosphera Plantas & Paisagismo

Inscreva-se na Universidade Minhas Plantas

Minhas Plantas recomenda