Espécies de orquídeas brasileiras

Quantas orquídeas brasileiras você conhece? Cinco? Dez? E se você descobrisse que existem mais de duas mil e quinhentas espécies de orquídeas que crescem aqui no nosso Brasil sil sil? Nossa jardineira Carol Costa conta e mostra várias dessas belas plantas e suas flores neste vídeo.

Milhares de espécies


No ranking mundial, o Brasil é o quarto país com a maior variedade de orquídeas e, muito disso, graças ao tamanho continental da nossa terra. Tem regiões quentes, frias, montanhas, planícies, florestas e um bocado de biomas pras orquídeas crescerem. O mais interessante é que essas plantinhas espertas possuem particularidades pra se desenvolverem em cada um dos locais em que a espécie cresce. Rebrotar depois de uma queimada, ter folhas cilíndricas pra guardar água nas estruturas e até criar um formato diferente de flor só pros insetos da região polinizá-la. Um universo de orquídeas dentro do nosso país, ói que doido isso!

Quer conhecer mais espécies de orquídeas? Descobrir juntos as curiosidades dessas plantinhas e ainda garantir os cuidados pra começar sua coleção de orquídeas? Vem pros cursos Minhas Plantas!

Espécies e gêneros mostradas no vídeo:
Cattleya labiata
Cattleya sincorana
Vanilla bahiana "Hoehne"
Cattleya purpurata
Cattleya walkeriana
Gomesa crispa
Maxillaria picta
Cyrtopodium brunneum
Zygopetalum triste
Cattleya intermedia
Cattleya cernua
Cattleya guttata
Catasetum fimbriatum
Trichocentrum jonesianum
Cattleya nobilior
Catasetum
Cattleya violacea
Coryanthes speciosa

Links:
Mestre das Orquídeas, coleção de livros da Editora Europa:

Minhas Plantas recomenda