Folhas amareladas, como resolver

Assine a Universidade Minhas Plantas (clique aqui)

Folha amarelada é um sinal de que algo está acontecendo com a planta. Mas, o que pode ser? Falta de água? Excesso de regas? Doenças fúngicas? Muita luz solar ou pouca claridade? Nossa jardineira Carol Costa criou um ótimo manual em forma de vídeo pra te ajudar a identificar e resolver o problema e treinar seu plantês!

Em algumas folhas ou em toda a planta?


A primeira coisa que você precisa saber é que o amarelamento é uma consequência de um problema. É como se a planta mandasse um pedido de ajuda visual, indicando que algo não vai bem. Se você não resolve, o amarelamento continua ou, pior, lá se vai a sua planta. O primeiro passo pra identificar o que tá acontencendo observar se o amarelamento é localizado (só em algumas folhas) ou generalizado. Sabendo isso, fica mais fácil e dá pra olhar a lista de tretas e seguir as orientações do vídeo.

#1: falha na adubação


Se a planta tem folhagem amarelada, tanto nas partes mais baixas quanto no topo e, o amarelamento ocorre em folhas novas e velhas, o excesso ou falta de adubação. Por exemplo, a falta de nitrogênio surge primeiro nas folhas mais velhas e depois nas novas. Já a clorose, causada por falta de micronutrientes, surge primeiro nas folhas mais novas. Folhas muito claras indicam falta de ferro na adubação.

#2: falta de água


Os ramos e as pontas das folhas são os primeiros a indicar que a planta está com sede. Capricha nas regas mas, se a folha já está "crocante", fazendo barulho de papel amassado e os galhos ressecados o caso é grave.

#3: excesso de água


Muitas regas acabam deixando amarela as folhas de algumas plantas. Se a planta curte água mas, ainda assim, está com folhas amareladas e que se destacam ao toque, pode ser que houve um exagero nas regas. Segura a molhite e regue só depois de fazer o teste do dedômetro.

#4: excesso de sol


Plantas de meia sombra e sombra podem apresentar queimaduras de sol e, olha que interessante, até mesmo uma planta de sol pleno pode passar por esse perrengue, se ela ficou em um lugar sombreado por um tempo e, de repente, recebeu mais luz solar do que estava acostumada. Tire a planta do sol ou então, proteja dos raios até a planta rustificar, caso a verdinha seja de sol pleno.

#4: folha velha


Esse amarelamento é natural, faz parte do ciclo da planta. A verdinha retira os nutrientes contidos na folha antes de descartá-la. Esse amarelamento é fácil de identificar, já que ocorre somente nas folhas mais antigas da planta.

Regas corretas, luz solar na medida e uma boa adubação garantem que suas plantas não tenham folhas amareladas. Quer aproveitar e aprender mais sobre como cuidar das suas verdinhas? Assine a Universidade Minhas Plantas (clique aqui)

Materiais e plantas mostrados no vídeo:
Ficus lyrata
tilândsia (Tillandsia cyanea)
bromélia
ixora (Ixora coccinea)
jiboia (Epipremnum pinnatum)
dracena (Cordyline terminalis)

Figurino:
Carol usa vestido Lenny Niemeyer
colar Studio Drê Magalhães

Agradecimento:
Atmosphera Plantas & Paisagismo

Assine a Universidade Minhas Plantas (clique aqui)

Minhas Plantas recomenda