10 espécies de pinheiro pra usar como árvore de natal

Clique aqui e faça sua inscrição para o curso online gratuito Imersão Verde

A árvore de Natal é um dos maiores símbolos da tradicional festa de fim de ano. E nessa época, quem deseja decorar a casa usando plantas vivas fica com uma dúvida: qual a espécie de árvore utilizar. Para responder essa pergunta com opções para todos, nossa jardineira Carol Costa traz 10 tipos de pinheirinhos que podem ser utilizados como árvore de Natal. Além disso, nossa louca das plantas traz dicas super importantes para você não ser enganado ao comprar sua árvore e, como manter a planta viva depois das festas.

Pinheiros precisam de sol e rega


A primeira coisa que você precisa saber é: praticamente todas as espécies de pinheiros, são plantas de sol. Isso significa 8 horas de raios solares diárias na sua árvore de natal. É praticamente impossível cultivar uma espécie de sol dentro de casa mas, como o período entre a montagem da árvore de Natal até o momento de desfazer os arranjos é de 40 dias, uma planta saudável e bem cuidada resistirá sem problemas. Um dos segredos para manter a árvore saudável é a rega. A maioria dos pinheiros podem secar com falta de água e, depois que as folhas queimadas sinalizam a estiagem, essa parte da planta não se recupera mais. Então, com cuidado para não desfazer os enfeites, use a técnica do dedômetro para saber quando regar. Após tocar o substrato do vaso, observe a pontinha do dedo. Voltou com um pouco de terra? A planta aguenta mais uns dias. Dedo voltou limpo, sem um grãozinho sequer de substrato? Hora de regar com generosidade – um pratinho embaixo do vaso vai ajudar a não bagunçar a sala.

Substrato sem acúmulo de água pro pinheiro


Pinheiros gostam de solo bem drenado, sem acúmulo de água. Portanto, se colocou a planta em vasos fundos ou pior, sem furo, atenção redobrada ao regar. Faça o possível para que o excesso escoe, seja providenciando um buraco no vaso ou, se vai fazer o transplante do recipiente onde a planta veio do produtor para um novo lar, capriche na camada de drenagem. Pinheiros com excesso de água apresenta queda de folhas, mesmo que verdes. Ninguém quer passar o Natal com uma árvore que mais parece um graveto, não é?

Como escolher a árvore de natal


Agora, a dica de ouro para usar quando comprar seu pinheiro: verifique se a planta está enraizada. Garden centers e floriculturas sérias comercializam plantas de qualidade e possuem fornecedores especializados. Já alguns picaretas ou vendedores que aproveitam a falta de conhecimento do consumidor, tenta empurrar ponteiras de árvores enterradas em vasos. O malandro vai lá, corta a parte do topo do pinheiro ou pega algum galho e, finca a árvore fajuta na terra. Como fazer para descobrir se a planta está enraizada ou é uma ponteira? Super simples: segure o vaso e tente puxar a planta pelo caule, próximo ao substrato. Se oferecer resistência ou, o torrão de terra que vir junto com a árvore for praticamente todo o substrato do vaso, quer dizer que o enraizamento está perfeito. Já se a planta sair facilmente da terra... melhor dar uma olhada em outra árvore de natal.

Pragas que atacam sua árvore de natal


Pinheiros são plantas rústicas e bem resistentes à pragas mas, um bichinho em particular pode causar problemas para sua árvore de Natal: os ácaros. Esses aracnídeos minúsculos quase não são vistos à olho nu e a forma mais fácil de identificá-los sem o auxílio de uma lupa e pela finíssima teia fábrica. Se encontrar folhas cobertas com um véu branco, corre para usar essa receita, porque são ácaros atacando seu árvore.

10 espécies de pinheiro pra árvore de natal


São tantas opções de pinheiros para usar como árvore de Natal que vale deixar uma lista com o nome comum e o científico das espécies. Como todas árvores pertencentes ao grupo de coníferas, precisam de 8 horas de sol. Somente uma delas na nossa lista, a tuia-limão (Cupressus macrocarpa), é a exceção: ela fica feliz e linda com apenas 4 horas de luz solar!
1 - tuia-limão (Cupressus macrocarpa)
2 - tuia-jacaré-azul ou shimpaku (Juniperus horizontalis "Blue Chip")
3 - tuia-jacaré-verde (Juniperus horizontalis "Sea Green")
4 - kaizuka (Juniperus chinensis torulosa)
5 - tuia-europa (Chamaecyparis obtusa var. cripsii)
6 - bola-de-fogo (Cryptomeria japonica "Plumosa")
7 - pinheiro-alemão (Picea abies)
8 - pinheiro-oriental (Juniperus chinensis fo. pfitzeriana)
9 - cedro-japonês (Cryptomeria japonica "Pipo")
10 - tuia-nana (Chamaecyparis obtusa var. nana-gracilis)

Quando montar a árvore de natal?


Duas dicas bônus: lâmpadas de led não fazem mal para as árvores. E, a data para montar a árvore de Natal, de acordo com o calendário cristão, é o primeiro domingo do início do Advento, que em 2019 cai no dia 1 de dezembro.

Spagnhol Plantas Ornamentais: site e Instagram

Adubos e insumos
Loja Minhas Plantas

Minhas Plantas recomenda