Três segredos sobre as Echeverias

Se você pensar em uma suculenta, é certo que aparecerá na sua mente a imagem de uma Echeveria. Essa planta gordinha, também conhecida como rosa-de-pedra é figurinha obrigatória na coleção e no coração de qualquer succulover. Mas será que você conhece as três curiosidades que nossa jardineira Carol Costa traz neste vídeo sobre Echeveria? Bora descobrir os segredinhos que essa planta incrível guarda em suas folhas carnudas...

Entenda o que causa mancha nas folhas


Echeverias podem manchar se molhadas da forma errada. Antes de mais nada, é uma lenda achar que cactos e suculentas não precisam de água – ainda são plantas mas, adaptadas pra passar por um período maior sem regas, já que suas estruturas são feitas pra armazenar esse precioso líquido. Echeverias também estão nessa lista e precisam de água. Muitas, como a Echeveria x hybrida "Green light" não precisam de babá e podem ficar no jardim, tomando chuva de boa (sem excesso). Se é seu caso, cultive as suculentas em um substrato bem drenado, onde receberá chuva mas todo o excedente escoará.

Como evitar suculenta com folhas manchadas


Mas, e as manchas? Nas Echeverias, a causa principal do surgimento de marcas nas folhas é... água! Quanto mais claras forem as folhas da sua Echeveria, mais propensa a planta está a ter manchinhas causadas pelo acúmulo e evaporação de água. Se a planta não toma chuva e está dentro de casa, é bem fácil resolver isso: basta fazer as regar mirando sempre no substrato e evitando molhar as folhas. E fique beeem longe de pulverizadores! Quando as gotas de água evaporam nas folhas, ela acaba espalhando de forma irregular a pruína, uma camada fina de cera que serve de revestimento pra algumas espécies.

Pruína protege as folhas da suculenta


Echeverias mais claras costumam ter essa camada de pruína bem acentuada e isso é um truque esperto da planta pra refletir a luz solar e não passar tanto calor. Outra utilizada da pruína no revestimento das folhas é que funciona como um impermeabilizante natural mas, não faz milagres. Se a água fica acumulada, podem aparecer fungos e bactérias que acabam apodrecendo a folha. E o revestimento também tem um sabor bem ruim pros insetos, funcionando como um repelente natural pra planta, afastando predadores com seu gosto amargo caso eles resolvam morder suas folhas gordinhas.

Suculenta murcha de propósito


Aqui tem um truque bem ninja e que será muito útil pra quem quer tirar mudas ou fazer arranjos com Echeverias e precisa manusear as plantas sem quebrar suas folhas. A dica dos produtores é suspender as regas e deixar a planta desidratar um pouco. Isso acaba fazendo com que as folhas fiquem um pouco murchas e, consequentemente, mais flexíveis. Separe o vaso onde estão as plantas que você quer manipular e mantenha sem água por uma ou duas semanas. Dá dó, mas depois da rega, tudo voltará ao normal. Esse processo de seca se chama estresse hídrico e também faz com que a planta produza raízes aéreas. Depois da planta passar sede, será mais fácil separar as mudinhas usando uma tesoura de desbaste e replantá-las em uma bandeja com substrato pra mudas. Não se preocupe porque essas novas plantinhas estarão mais que prontas pra se concentrarem em armazenar água e crescerem.

Nossa louca das plantas conversou com o pessoal da Echeverias van Kampen, que gentilmente compartilhou os segredos que só profissionais conhecem. A van Kampen é a maior produtora de Echeverias do Brasil e suas estufas estão localizadas em Holambra (SP). Se você procurar por Echeverias no seu garden center preferido, certamente encontrará plantas cultivadas por esses especialistas – se não encontrar, fale com o vendedor que ele pode encomendar as plantas através do Veiling Holambra. É só mostra este vídeo! :-D

Materiais e plantas mostrados no vídeo:
Echeverias da Echeverias van Kampen
tesoura de desbaste Limmat, modelo 710, à venda na Net Shopping Garden
substrato pra mudas, da All Garden
Veiling Holambra

Aqui tem um dossiê completo (clique)

Universidade Minhas Plantas
Loja Minhas Plantas

Minhas Plantas recomenda