Como tirar muda de babosa

Babosa é uma planta bastante conhecida pelas suas propriedades, seja pra uso cosmético, seja pra uso medicinal. O que poucas pessoas sabem, é como multiplicar essa suculenta. Nossa jardineira Carol Costa ensina, não apenas uma, mas três formas de reproduzir a babosa. Vem, que aumentar sua plantação de babosas é uma baba!

Aloe vera é a mais conhecida


Apesar de conhecermos a babosa mais comum, a Aloe vera, essa é só uma entre os vários gêneros da planta. Suas folhas são sempre carnudas e longas, mas podem ter formatos específicos, de acordo com a espécie: retorcidos, com serrilhados mais ou menos salientes, de bordas lisas, e algumas, cheias de padrões e desenhos..

Propriedades medicinais


Muitas pessoas cultivam a babosa pelo seu poder curativo, já que a polpa da folha da planta é um cicatrizador natural. Ao cortar a folha, descarte a baba que escorre e, depois, abra a folha – é tão macia, que pode ser partida com as mãos, mas dá pra usar uma faca limpa. O gel do interior da folha, e não a baba, é o que deve ser usado como cicatrizante. Muito importante: antes de utilizar a babosa, consulte seu médico.

Removendo a brotação


Pra reproduzir a babosa, a primeira técnica é através de brotação. Observe a planta mãe e verifique se existem brotos ao ser redor. Dá pra notar bem, porque nasce um tipo de "miolo" na planta filha. Com uma pá pequena ou uma faca, enterre a ferramenta ao lado do broto e faça uma alavanca, pra arrancar gentilmente a planta pequena com raíz e tudo. Essa é a melhor forma, já que a estrutura toda da planta está formada, inclusive, com raízes. Aí, é só transplantar pra um vaso a sua muda de babosa.

Brotação é uma das técnicas ensinadas na Universidade Minhas Plantas, no tema
Como Tirar Mudas. Além dessa, existem várias outras, como estacas, multiplicação por folhas, caules, rizomas, raízes, flores e partes do tronco. Clique aqui, pra você conhecer a Universidade Minhas Plantas.

Uma folha vira uma nova planta


A segunda técnica pra multiplicar sua babosa é através da folha. Escolha uma folhinha saudável e puxe-a delicadamente, pra que ela se desprenda da base. Se fizer certinho, a folha está pronta pra ser plantada. Use um pote de 15cm, furado, e use apenas areia comum e substrato pra mudas. No vídeo Carol usa substrato pra mudas da Forth Jardim. Espete a folha nessa mistura de substrato e... pronto! Taí sua muda! Com o tempo, a folha vai ficando feia, mas é assim mesmo. O único segredo aqui, é não regar a muda obtida pela folha. Ela já tem bastante líquido, não precisa molhar na primeira semana.

Uma folha vira várias novas plantas


Mais um jeito de obter mudas de babosa: por pedaços da folha. Dá pra fazer várias mudinhas, cortando a folha em segmentos de cerca de 3 cm, e espetá-los num vaso com areia. Não precisa aguardar cicatrizar a folha ou mesmo secar aquela baba. Só não deixe o vaso no Sol, mantenha-o apenas recebendo claridade, até que as mudinhas comecem a se formar.

Pra fechar com chave de ouro: a babosa dá flores! São lindas, avermelhadas e os beija-flores adoram! Pra que a planta floresça, cultive sua babosa em um local que receba bastante Sol.

Materiais e plantas mostrados no vídeo:
pá reta
pote 15
substrato pra mudas, da Forth Jardim
areia

Minhas Plantas recomenda