Três dicas pra cultivar morangos

Inscreva-se no Desafio Horta: do 0 ao 100, clicando aqui

É fácil encontrar quem gosta de morango: aquela frutinha irresistível e inconfundível é amada por muita gente. O que é difícil e quase ninguém sabe é como cultivar um morangueiro que dê frutos e os truques pra manter as principais pragas afastadas dessa planta. Nossa jardineira Carol Costa conta pra você três truques pra você ficar craque no cultivo do morango.

Mudas ao invés de sementes


Pequena, cresce até em vasos e tem seu fruto disputado e amado por todos – de crianças à adultos –o morango tem tudo pra ser uma planta pra se ter em casa. Só que o seu cultivo é cheio de segredinhos e precisa de paciência e atenção pra manter o morangueiro saudável e que frutifique. Pra facilitar o cultivo, vá de mudinhas ao invés de sementes: é mais rápido e garantido, além de dar pra tirar mais mudas a partir dos galhos da planta. O morangueiro se estica e, quando um dos galhos toca o solo, ele pode enraizar e nesse processo chamado estolho, você tem um novo pé de morangos. Não esqueça de manter o galho na planta mãe até que ele enraíze e só aí você pode separá-lo da planta mãe.

Livre-se dos pulgões


Uma das pragas mais comum que atacam o morangueiro são os pulgões e seu surgimento surge quando a planta é adubada em excesso com nitrogênio. Os bichinhos podem ser verdes, amarelos ou pretos e surgem próximos das brotações. Pra evitar isso, evite usar adubos com esterco e os do tipo NPK, preferindo uma adubação mais balanceada e com mais micronutrientes, como o Bokashi. Tem pulgões no seu pé de morango? Com um pincel de cerdas duras, "varra" a praga gentilmente, olhando a frente e o verso de cada folha.

Afaste os ácaros


O segundo vilão que pode surgir e atacar seu morangueiro são os ácaros. Notou uma teia quase como um véu e, olhando bem de perto, você vê bichinhos minúsculos parecidos com aranhas? São os ácaros. Dá pra notar também observando as folhas e notando se aparece algo como um ralado na superfície. Se identificou o ácaro, adube com enxofre, um protetor natural contra ácaros e também combate esses bichinhos. Também funciona usar palhas protetoras com um material mais claro, como folhas secas, palha de arroz ou aparas de gramas. A superfície clara reflete a luz e ilumina a parte de baixo das folhas – ácaros não curtem claridade e vão buscar outro lugar pra morar. De quebra, as palhinhas protetoras evitam que o morango toque o solo quando começa a ficar maduro e apodreça. Ah, Carol já disse que as palhinhas formam uma proteção natural contra lesmas e caracóis? palhinhas protetoras é só alegria...

Combata o oídio


Outra praga muito comum é o oídio, um fungo que surge nas folhas e lembra muito açúcar de confeiteiro polvilhado sobre as folhas do morango. Diferente de outros tipos de fungos, o oídio surge no calor e clima seco. Olho vivo pra detectar esse bolor no início, principalmente inspecionando o verso das folhas. Falta de enxofre é uma porta de entrada pro oídio, então não bobeie na adubação com esse micronutriente. Pra garantir uma proteção, pulverize chá de cavalinha, um fungicida natural poderoso. Ah, e se inscreva no Horta de 0 a 100, onde Carol Costa explica mais sobre a calda de cavalinha e dá dicas de cultivo pra você ter morango e muito mais na sua horta, em casa.
Desafio Horta: do 0 ao 100 – clique aqui

Materiais e plantas mostrados no vídeo:
morango (Fragaria × ananassa)
pincel de cerdas duras
morangueira
folhas secas
fertilizante Enxofre concentrado
Bokashi

Minhas Plantas recomenda