A melhor lua pra plantar raízes

De um quintal cheio de canteiros à uma horta em vasos, todo cantinho verde precisa de uma reforma. Enquanto as plantas crescem, algumas precisam de mais espaço e outras, as cultivadas pra consumo, precisam ser colhidas e liberar espaço pra mais plantio. Nossa jardineira Carol Costa mostra como reformar um jardim, neste que é o primeiro vídeo de uma série de quatro episódios sobre o tema.

Use o calendário biodinâmico


Não importa como é o seu espaço verde, o jeito de fazer a reforma funciona pra qualquer área com plantas. O primeiro passo pra que você execute sua reforma verde, é baixar e utilizar um calendário biodinâmico – lá, você encontra os dias das fases lunar e isso será importante pra você otimizar seu plantio e colheita. Enquanto a Lua gira em volta da Terra, ela influencia os líquidos nas plantas, assim como faz com as marés. Pelo calendário, você saberá qual o melhor dia e horário pra plantar ou colher raízes, folhas, frutos e flores. Existe um aplicativo pra Android e IOS, chamado CalBio (link no fim do texto).

Programar e planejar


O segundo passo é: trabalhe em etapas! Tentar resolver tudo num único dia é difícil, principalmente se seu espaço é grande. Além disso, trabalhar com raízes e flores, por exemplo, não é o mais indicado (lembra do calendário biodinâmico?). O terceiro passo é fazer um bom planejamento. Os três passos executados, é hora de colocar a mão na massa.

Colhendo raízes


No vídeo, Carol escolheu um dia pra mexer nas raízes das plantas. Além de gengibre, nossa louca das plantas também tem uma macaxeira pronta pra ser colhida – sim, dá pra plantar alimentos em espaços pequenos e, se você quer aprender mais sobre isso, tem um tema na Universidade Minhas Plantas com mais de quarenta aulas sobre horta em vasos. Pra liberar espaço pro novo plantio, Carol amarra as folhas de uma touceira de capim-limão (Cymbopogon citratus). pra identificar onde estão as raízes do gengibre (Zingiber officinale). Já que é dia de raízes, a professora piracicabana aproveita pra conferir como estão as batatas (Solanum tuberosum), também plantadas em vasos. Ah, e não se preocupe, dá pra cultivar alimentos com outras plantas ornamentais, como a petúnia "Night Sky Lavander" (Petunia hybrid "Night Sky Lavander"). Pra atrair abelhas e outros insetos polinizadores, uma erva-luísa (Aloysia triphylla) ou falsa-verbena divide o canteiro com o capim-limão.

Macaxeira e manivas


A partir do nono mês do plantio da macaxeira (Manihot esculenta), já é possível colher suas raízes. Essa é uma planta que precisa de muito Sol pra se desenvolver. Aproveite pra usar os caules da macaxeira pra fazer mudas. O ideal é esperar a lua certa pra fazer as mudas e, no dia do vídeo, Carol escolheu a lua pra colheita de raízes. Dá pra guardar os caules pra fazer manivas, o nome da estaca da macaxeira – aliás, corre na aula 29 do tema Horta em Vasos, lá na Universidade Minhas Plantas - clique aqui pra se inscrever ou, se já é aluno, clique aqui.

Calendário Biodinâmico - CalBio: versão Android e IOS

Minhas Plantas recomenda