Viaje tranquilo: 10 dias sem regar as plantas

Passar 10 dias viajando é muito gostoso, principalmente para quem conseguiu as merecidas férias de fim de ano. Se para nós, humanos, isso é um tempão longe do lar, imagina para as plantas que ficaram em casa sozinhas. Se você não tem alguém com quem deixar as chaves e o regador, então essas dicas de ouro da Carol Costa são perfeitas pro seu caso.

Dica 1: (re)veja os vídeos


Chegou agora e ainda não assistiu aos outros episódios da série "Viagem sem Treta"? Então corre ver! No fim da descrição, tem o links dos outros três vídeos. As dicas são "cumulativas". Para estender o máximo suas regas, todos os passos ensinados pela louca das plantas podem e devem ser feitos nos seus vasos, canteiros ou jardins. Se quiser manter o substrato das suas plantas úmido por mais tempo, ele tem que começar molhado. E isso você faz no primeiro dia, entende? Serve pra quem vai ficar 3, 5 ou 7 dias fora e também para os sortudos que têm 240 horas (10 dias) pra curtir longe de casa. Prometa que vai aplicar tudo que foi ensinado nos outros vídeos, tá? O agradecimento vem em forma de planta verdinha quando você voltar pro seu lar.

Dica 2: estufa de aquário


Você tem aquela coleção de plantinhas em vasinhos super fofos? Certo, eles são lindos, mas manter uma quantidade tão pequena de substrato úmido por 10 dias é algo impossível se você não fizer uma "mini estufa". Só assim as plantinhas não perderão a água pela evaporação. Carol mostra como juntar todos os vasinhos sobre um prato e, com um aquário, virá-lo sobre as folhagens. Funciona da mesma maneira que um terrário. Vale usar qualquer tipo de aquário, seja o clássico vidro redondo do peixinho dourado ou o prático modelo retangular, fácil de encontrar em pet shops e em vários tamanhos. Esse modelo retangular comporta muito mais plantas, e o efeito é bem parecido com o de um terrário. O truque ninja é vedar as pequenas aberturas que existem nas tampas de vidro dos aquários retangulares com... filme plástico! Olha que fácil! Não esqueça de colocar um fiozinho de água dentro do vidro, para criar aquela atmosfera úmida. Nada de por ali plantas que não gostam de umidade, senão... encontrará plantas apodrecidas.

Dica 3: estufa de saquinho


E o que fazer com vasos grandes? Calma, não precisa comprar um aquário de 300 litros. Basta usar um arame, como o de um cabide, e criar um arco espetando ambas as pontas no substrato. Daí é só cobrir o vaso com um saco plástico bem grande e transparente, dar um soprão para inflar e... tchan-rãã... estufa portátil! Claro que você fará isso somente com plantas que amam umidade, assim como na dica anterior. Cactos, suculentas, roseiras, alecrim ou qualquer planta que gosta de substrato bem drenado e tolera bem os intervalos de rega não ficarão felizes fechadas num ambiente abafado. Super importante: nada de deixar essas estufas tomando sol direto – nem a do aquário, nem a do saquinho.

Dica 4: amigos


Essa é a melhor e mais fácil das dicas. Aquele vizinho simpático, seu amigão do peito, a tia que mora no mesmo quarteirão, sua colega do trabalho... vale qualquer um que gosta de você e ama plantas. Deixe as chaves de casa, avise na portaria do condomínio e vá curtir sua viagem tranquilo, sabendo que alguém tá dando aquela ajudinha mais que bem-vinda nas regas das suas plantas. Não esqueça de trazer um presente bem bacana, porque amigo assim vale mais que qualquer dica! E quando for a vez dessa pessoa de bom coração viajar, você poderá retribuir o favorzão.

Dica 5: irrigação automatizada


Essa é pra quem tem pouco tempo e muita planta. Imagina aquele mundão de folhagens, jardim vertical, canteiros enormes e um quintalzão. Não é todo mundo que tem essa sorte mas, se é seu caso, vale dar uma olhadinha em sistemas para manter as plantas molhadas de forma automatizada.

Links:
Série “Viagem Sem Treta”
3 dias sem regar
5 dias sem regar
7 dias sem regar
Rede Cobasi
50 Dias de Verde: irrigação automatizada

Mais produtos para rega, como gotejadores, vermiculita, vaso autoirrigável, regadores e muito mais: loja Minhas Plantas

Minhas Plantas recomenda