Viaje tranquilo: 7 dias sem regar as plantas

Tá com as malas prontas? Bora fazer aquela viagem tão planejada o ano todo e ficar fora da rotina por alguns dias? Pode ir tranquilo, porque nossa jardineira Carol Costa te ajuda com “Viagem Sem Treta”, a série que ensina truques ninjas para manter as plantas de casa hidratadas, saudáveis e vivas! Já teve vídeo ensinando a deixar os vasos úmidos por 3 dias, técnicas para regar as verdinhas por 5 dias e, agora, é para quem ficará 7 dias fora de casa! Pega o regador pra sua planta, um copo d'água para você e bora aprender mais uns macetes!

Use essas dicas junto com outras técnicas de regas


Se você ainda não assistiu aos outros dois vídeos, dá uma olhada neles. O que nossa louca das plantas ensina no episódio de hoje é um complemento das dicas anteriores, que são: molhar bastante, agrupar as plantas e cobrir a superfície dos vasos com palhinhas. Se você tem em casa plantas de folhas largas, espécies que gostam de umidade e folhagens em geral, pode usar dois truques que manterão a umidade por mais tempo.

Truque 1: vermiculita


Esse mineral tem uma característica incrível: ele retém líquido. Você encontra a vermiculita em sacos grandes ou caixinhas. Ela parece um farelo bem fino ou um pó, super leve. Ao misturá-la ao substrato, a vermiculita faz o papel de acumular a água da rega, mantendo o vaso úmido por mais tempo. Vale colocá-la na terra do jardim e dos canteiros, mas nunca ultrapasse a proporção de 1/3 do substrato. Cuidado também para não confundir vermiculita com perlita. A perlita também é um mineral, mas com função oposta: deixa o solo muito mais drenável. Enquanto a vermiculita retém, a perlita expulsa a água do substrato.

Truque 2: gelatina


Calma, não vá pegar aquela da cozinha, sabor morango ou limão. Tem uma espécie de gelatina específica para uso em jardinagem, também conhecida como gel para plantio ou gel de polímeros superabsorventes. São uns grãozinhos que nossas avós, tias e mães usavam em vidros e vasos transparentes para cultivar batata-doce e outras plantas – quase sempre, a gelatina era escolhida na sua versão mais colorida. Você fará um pouco diferente, até porque não estamos mais nos anos 80. Pegue a gelatina, deixando-a um tempo na água até ela criar volume. Aí, é só pegar alguns grãos do gel já hidratado e misturá-lo ao substrato. Nem precisa ser muito, um punhado já é o suficiente. Depois de misturar, é só usar esse substrato hidratado para plantar suas verdinhas (como o antúrio do vídeo) e garantir mais umidade enquanto está fora.

Com essas duas dicas, você pode regar as plantas antes de sair de casa e viajar sossegado. Fácil, né? Agora, se você quer realmente mostrar que se planejou direitinho e tem uma fartura de 10 dias para curtir o fim de ano, não perca o último episódio da série “Viagem Sem Treta”. Suas plantas agradecerão!

Vermiculita e gel retentor de água ou gelatina: loja Minhas Plantas
Antúrio "Livium": produtor Van Vliet

Viagem Sem Treta
Episódio 1: 3 dias sem regar as plantas
Episódio 2: Rega perfeita para 5 dias longe das plantas

Minhas Plantas recomenda