Aula 5 do Rebrota – seres benéficos: os amigos da planta

As aulas do REBROTA estão disponíveis pros alunos da Universidade Minhas Plantas, como bônus.
Se você ainda não é aluno, clique aqui pra fazer sua assinatura.

Clique pra ler os resumos das outras aulas do Rebrota:
Aula 1 do Rebrota – planta: a moradora
Aula 2 do Rebrota – vaso e substrato: a casa da planta
Aula 3 do Rebrota – água e adubo, a comida da planta
Aula 4 do Rebrota – mudas e sementes: os filhos da planta
Aula 5 do Rebrota – seres benéficos: os amigos da planta

A quinta aula do Rebrota foi incrível, verdim! Nas lives anteriores, conhecemos a planta, sua casa e alimento, os descendentes da verdinha e agora foi a vez dos amigos dos seres clorofilados. Borboletas, abelhas, joaninhas, pássaros e uma turminha animal que é sempre bem-vinda no jardim, horta e até dentro da sua casa! Abra seu jardim pra esses seres e expulse da sua casa (e da sua vida) aquela gana de exterminar bichinhos. A conversa é sobre o papel de cada serzinho que vive no nosso jardim e ver que dá pra dividir um mundo mais saudável, equilibrado e generoso!

Treinando seu olhar, você verá como as plantas compartilham seu espaço com outros serezinhos numa boa. A mesma lagarta que come as folhas de uma espécie específica se transforma na borboleta que poliniza todas as flores da sua horta. Sem a mãozinha desse simpático ser alado, não há frutos, nem colheita. Antes do ciclo se fechar, a mesma borboleta bota dezenas de ovinhos e um bocado de lagartas surgirão. Por que tantos ovos? A maioria deles se transformam em alimento pra pássaros que visitam o jardim e, além de adubar o solo, buscarão outros insetos, fazendo um trabalho de jardinagem que só um bico delicado é capaz de executar.

Deixa a raiva de lado e a vontade de exterminar qualquer bichinho porque ele não é tão simpático – aparência não é tudo num jardim! Sapos e aranhas se alimentam de moscas, vespas caçam lagartas e a versão adolescente de crisopídeos e joaninhas – que são bem diferentes da fase adulta desses seres – eliminam pulgões e cochonilhas com precisão cirúrgica e sem produtos químicos. Até formigas e cupins possuem seu papel na natureza: cavam túneis pra arejar um solo que foi extremamente maltratado e compactado, arejando e fazendo com que a água e nutrientes voltem a se espalhar pelo terreno. Dá só uma olhada nos temas que essa live super viva trouxe:

– a abundância de vidas em um jardim
– o disfarce do crisopídeo pra caçar cochonilhas
– filhotes de joaninhas se alimentam de pulgões
– simpáticos sapos e papa-moscas
– como fazer uma casinha pra tesourinha
– vespas equilibram a população de lagartas
– túneis pra arejar o solo compactado: trabalho pra formigas e cupins
– abelhas, as rainhas da polinização
– pássaros livres e felizes
– como atrair os jardineiros emplumados
– conhecendo um dos cursos da Universidade Minhas Plantas, o Horta em Vasos

Seres incríveis nos visitaram nessa live animal, mostrando que tudo na natureza se encaixa e tem um motivo digno pra existir. Assim como generosamente uma de nossas verdinhas compartilhou uma história linda de superação e que encontrou na jardinagem alegria, sustento e motivação pra sua luz interior brilhar ainda mais, o verde divide sua fartura sem cerimônias pra quem pedir, sem restrições. Da próxima vez que encontrar um inseto, dê uma boa olhada nesse delicado serzinho e no seu entorno e, você encontrará um motivo lindo pra ele existir ali. Foi assim, com esses olhos curiosos que uma pesquisadora deduziu que algum ser especial polinizava a flor da Scybalium fungiforme e, 30 anos depois, uma equipe de biólogos conseguiu provar sua tese: saruês (conhecidos também como timbus ou gambás) eram os simpáticos seres que faziam delicadamente o trabalho noturno de polinizar as flores, garantindo a existência dessa curiosa planta. Olhe bem no seu jardim, e você encontrará estes pequenos milagres – é só fazer rebrotar a curiosidade infantil que sempre existiu dentro de cada um de nós.

Nos vemos na última aula pra falar sobre tretas de plantas e, finalizar com um presente: um desconto especial pra você se tornar meu aluno na Universidade Minhas Plantas. Vem conhecer um montão de conteúdo sobre jardinagem: de cultivo de orquídeas à hortas em vasos; de técnicas pra fazer multiplicar plantas à criação de arranjos com suculentas. Vou pegar na sua mão e compartilhar este universo incrível com você, verdim!

Beijo nocê!

Materiais e links
Kit de sementes Minhas Plantas – Carol Costa, da Isla Sementes
Câmeras noturnas flagram polinização inédita, por gambá
Casinha pra atrair insetos polinizadores
Tatuzinhos e outros seres crocantes
Mais insetos benéficos
Imagens de insetos, Frederico Falcão Salles
Imagem da rã, Kurit Afsheen
Vídeos da vespa e bem-te-vi, Edvin Zimmermann
Grupo Telegreen

Rebrota – curso intensivo gratuito de jardinagem com Carol Costa (de 27 de julho a 1º de agosto) - clique aqui pra se inscrever

Minhas Plantas recomenda