Aula 4 do Rebrota – mudas e sementes: os filhos da planta

As aulas do REBROTA estão disponíveis pros alunos da Universidade Minhas Plantas, como bônus.
Se você ainda não é aluno, clique aqui pra fazer sua assinatura.

Clique pra ler os resumos das outras aulas do Rebrota:
Aula 1 do Rebrota – planta: a moradora
Aula 2 do Rebrota – vaso e substrato: a casa da planta
Aula 3 do Rebrota – água e adubo, a comida da planta
Aula 4 do Rebrota – mudas e sementes: os filhos da planta
Aula 5 do Rebrota – seres benéficos: os amigos da planta

A quarta aula do Rebrota foi ao ar e conhecemos as filhas das plantas – sementes, mudas e flores brilharam na live. Foi o dia de conhecermos mais sobre as técnicas de reprodução e multiplicação das verdinhas. A planta se vira super bem pra deixar seus descendentes, produzindo flores que geram frutos e sementes e, nós, jardineiros espertos, damos uma mãozinha. Usando nosso conhecimento, podemos criar mudas através de técnicas como estacas, divisão de touceiras e muitas outras formas.

Enquanto a semente tem o tempo dela e é super gostoso ver a plantinha abrindo suas primeiras folhinhas, fazer mudas é um jeito de acelerar o processo e ter uma verdinha adulta num menor tempo. Ambas as formas são válidas e, qual delas usar depende muito da espécie da planta e do objetivo que temos. Dá pra ganhar tempo sim, mas apressar alguns processos por ansiedade não é legal – não fará bem, nem pra nós, nem pra planta. Aliás, a jardinagem é um antídoto pra esse comportamento tão próprio do ser humano, já que na natureza, a ansiedade não existe, tudo tem seu tempo. Pra provar que as verdinhas são experts em aproveitar o ambiente sem estresse, apresentei o balé aquático que a vitória-régia faz pra gerar seus descendentes e, a jornada do coqueiro e seu eficiente kit de sobrevivência, bolado pela planta pra garantir que seus bebês se desenvolvam sem pressa nenhuma. Foi um momento lindo da live e vale a pena rever. Aliás, momentos incríveis não faltaram, ó só:

– formas que as plantas usam pra atrair polinizadores
– flores, sementes e brotações
– vitória-régia e seus segredos
– não é um vaso, é uma semente de um coco geminada
– os vários formatos e tamanhos de sementes
– girassol e sua flor composta
– entendendo as informações do pacotes de sementes
– técnicas pra obter mudas
– divisão de touceira
– keikis de orquídeas
– estaquias
– enxerto em árvores frutíferas
– quando usar mudas ou sementes
– a Lua certa pra fazer mudas ou pra melhorar a planta

Rolou ainda desenhos pra explicar como as raízes se desenvolvem numa estaca; plantamos os grãos encontramos em casa e fizemos um berçário com estufa pras sementes germinarem; apresentei em primeira mão um kit Minhas Plantas lindão, da Isla Sementes, com muitas variedades de vegetais coloridos e super diferentes. Deu ainda pra mostrar o que acontece quando uma estaca é feita da forma errada e, assistimos juntos, vários trechos das aulas dos cursos da Universidade Minhas Plantas. Encerramos com a apresentação de um dos meus cursos preferidos, o Como Tirar Mudas, cheio de segredinhos e lotado de aulas mão na massa. Rolou também um carinho nos verdinhos que ficaram até o final da live, pra tirar algumas dúvidas sobre plantas e meus cursos. Foi demais! Com carinho e sem pressa, a gente faz o verde surgir e a luz interior brilhar sempre mais. Rebrota, verdim!

A gente se vê na próxima aula! Beijo nocê!

Materiais e links
Kit de sementes Minhas Plantas – Carol Costa, da Isla SementesConheça os segredos da vitória-régia

Figurino:
Carol Costa veste QUASE TODAS as roupas do seu acervo pessoal! (ainda tá frio, mas agora temos um aquecedor no estúdio, eba!)

Rebrota – curso intensivo gratuito de jardinagem com Carol Costa (de 27 de julho a 1º de agosto) - clique aqui pra se inscrever

Minhas Plantas recomenda