Aula 3 do Rebrota – água e adubo, a comida da planta

As aulas do REBROTA estão disponíveis pros alunos da Universidade Minhas Plantas, como bônus.
Se você ainda não é aluno, clique aqui pra fazer sua assinatura.

Clique pra ler os resumos das outras aulas do Rebrota:
Aula 1 do Rebrota – planta: a moradora
Aula 2 do Rebrota – vaso e substrato: a casa da planta
Aula 3 do Rebrota – água e adubo, a comida da planta
Aula 4 do Rebrota – mudas e sementes: os filhos da planta
Aula 5 do Rebrota – seres benéficos: os amigos da planta

Brrrrr! Mesmo com um frio danado aqui em Holambra, tivemos nossa live, que acende a nossa luz interior e aquece o coração! já alcançamos juntos a metade da nossa jornada do Rebrota, verdinho! Se na primeira aula, conhecemos a dona da casa (oi, planta!) e, na segunda, a casa da anfitriã (oi, vaso e substrato), na live 3 fomos apresentados ao cardápio do jantar – da planta, claro! A água e o adubo significam uma refeição pros seres verdinhos. Vimos juntos, em detalhe, cada um dos ingredientes que formam a comida da planta. E, olha só que interessante: as raízes são o equivalente à boca da planta e, tudo o que ela “ingere” é na forma líquida. Os nutrientes se misturam à água e essa bebida é o que alimenta as verdinhas.

Pra nós, seres humanos, existem dias, principalmente os frios, que dão aquela preguicinha na gente. Só queremos ficar bem agasalhados, quietinhos e, se possível, tomar um chocolate quente ou outra refeição reconfortante. Na natureza, isso também acontece e, como plantas não têm cobertorzinho e caneca com algo gostoso, esses seres verdinhos e espertos desenvolveram meios de armazenar nutrientes pra momentos de muito frio ou pouca chuva. Outras, como as espécies tropicais, não precisam de reservas, já que o ambiente em que elas vivem tem sempre fartura de adubo e água. Em casa, a gente tem que driblar a preguiça e cuidar com mais atenção das plantas, principalmente as de caules e folhas delicadas, pra simular o seu ambiente. Espia o que rolou no nosso bate-papo:

– regar e adubar com regularidade
– usar o plantês pra sacar se a planta gosta de mais ou menos água
– como escolher a planta certa pra acompanhar seu ritmo
– estruturas das plantas que ajudam a encarar frio e sede
– estoque: batatas, rizomas, bulbos, pseudobulbos e caules
– plantas gordinhas suportam mais tempo sem água
– diferença entre folha hidratada e seca
– manchas de sol, queimadura e velhice
– como regar da forma correta
– plantas recebem a “comida” em forma líquida
– os componentes dos adubos e como eles funcionam pra planta
– macros e micronutrientes
– adubos orgânicos e minerais

Ainda deu tempo pra plantar uma orquídea Phalaenopsis, onde mostrei o passo a passo, desde a montagem do vaso até a rega abundante e a técnica do dedômetro. Sobre adubos, nossa aula de química não teve nada de macante! Mostrei um trecho da aula de adubação do Curso Horta em Vasos, onde uso pecinhas de Lego pra demonstrar como os macros e micronutrientes agem juntos pra formar o melhor alimento pra uma planta. Expliquei o que é cada uma das letrinhas do NPK – Nitrogênio (N), Fósforo (P, de Phosphorus) e Potássio (K, de Kalium) – além de dois outros macronutrientes importantes: o Cálcio (Ca) e o Enxofre (S, de Sulphur). Não dá pra esquecer dos micronutrientes que, mesmo em poucas quantidades, são importantíssimos pra planta ter um desenvolvimento equilibrado. Vimos tubos com um montão de adubos e até cápsulas de Bokashi, tudo muito divertido!
Na nossa próxima aula, não esqueça de deixar à mão os grãos e sementes que você encontrou na despensa e já deixou de molho: feijões, milhos, lentilhas, grãos-de-bico e outros, serão usados na próxima live! Vai ser a hora de acompanhar, aí na sua casa, como uma nova planta rebrota de uma semente! #movimentorebrota

Nos vemos na próxima aula, verdim! Beijo de esquimó!

Materiais e plantas mostrados no vídeo
orquídea-havaiana, da Magna Flora
antúrio, do Sítio São Jorge NSA
Bokashi, da Yes, We Grow!
adubos, da Forth Jardim
Você encontra as plantas no Net Shopping Garden e, os adubos, na Loja Minhas Plantas

Figurino:
Carol Costa veste TODAS as roupas do seu acervo pessoal! (QUE FRIIIIIO!)

Rebrota – curso intensivo gratuito de jardinagem com Carol Costa (de 27 de julho a 1º de agosto) - clique aqui pra se inscrever

Minhas Plantas recomenda