Aula 3 do Jardinagem pra Todos – COMIGO acontece de tudo!

Promoção Black Friday: Universidade Minhas Plantas, por apenas R$ 399! (clique aqui)

Resumo aula 1
Resumo aula 2
Resumo aula 3
Resumo aula 4
Lista de materiais

Resumo Aula 3: COMIGO acontece de tudo!


Quem aí tá curtindo o Jardinagem pra Todos, levanta a mão 🙋! A aula 3 foi ao ar e, aprendemos que muitas coisas podem acontecer com uma planta durante sua vida. Como acaba rolando com a gente, entre viver momentos lindos, tem sempre aqueles dias em que pagamos boletos ou, pior, pegamos um resfriado. Com a planta, o boleto é a praga e, o resfriado, pode ser uma doença fúngica ou bacteriana. E, comequifaz, Carol? A gente resolve a treta e, bola pra frente, seja gente, seja planta! Pra verdinha, uma poda, mudar o vaso de lugar ou até mesmo usar um produto ou uma calda específica pra combater a doença é a solução. Vem cá, verdim, pra ver quanta coisa bacana rolou nessa aula:

– a poda pode ser a solução
– acompanhamos um Ficus altissima estiolado rebrotando depois da poda
– condições e técnicas certas recuperam e até melhoram a planta
– zoom no broto, gema, área de corte e látex
– três técnicas de estacas, três resultados
– mudas de Ficus burgundy
– mudinha na água, funciona
– mão na terra: transplante ao vivo da muda de Ficus pra um vaso com substrato

Depois do lindo festival de Ficus, encaramos o medo e olhamos as pragas bem de perto. Um montão de imagens em zoom de pulgões, cochonilhas, formigas-cortadeiras, ácaros… a lista de bichinhos e a quantidade de espécies é tão grande que, no tema Horta em Vasos da Universidade Minhas Plantas tem uma aula inteirinha dedicada a eles, com duração de mais de 50 minutos! E olha que outros temas da Universidade também possuem aulas específicas sobre pragas!

As doenças também tiram o sono do jardineiro, sejam elas de origem fúngica ou bacterianas. Vimos exemplos, entendemos como combater e até aceitamos que, em determinados casos, é melhor abrir mão de uma planta pra garantir a segurança do jardim. Outras tretas, que não são, nem pragas, nem doenças, podem ser detectadas com um olhar treinado e um pouco de plantês: falta ou excesso de sol, pouco ou muito adubo, regas em quantidades erradas ou vaso apertado são exemplos do que pode deixar a planta com jeito de doente, mas é só uma condição de vida que chateia a verdinha. Sabe quando a gente vai levando a vida, mas trabalha com o que não nos deixa feliz É quase isso, verdim… e a solução é encontrar algo que gostamos, talvez até mudar de casa e, nossa luz interior voltará a brilhar. Você pode fazer isso com as plantas e, quem sabe, ao assistir as aulas da Universidade Minhas Plantas, tenha uma nova perspectiva que irá iluminar ainda mais o diamante que tá aí, dentro do seu peito, só esperando encontrar algo que te faça feliz pra brilhar com força total? Ói que incrível!

Na quarta e última aula do Jardinagem pra Todos, a gente brincará de fazer mudas e deixaremos as tretas pra trás! Me encontra lá, verdim?

Beijo nocê!
Carol Costa

Links:


Palhinhas protetoras
Calda de cavalinha

Produtos pra ajudar sua planta a deixar as tretas pra trás:
SilTAC, concetrado pra controle de ácaros e insetos
Isca pra insetos
Fertilizante Enxofre concentrado Forth
Cálcio líquido Forth Equilíbrio 60ml

Loja Minhas Plantas

Promoção Black Friday: Universidade Minhas Plantas, por apenas R$ 399! (clique aqui)

Minhas Plantas recomenda