Como tratar e evitar o oídio

Oídio é um fungo que deixa as folhas brancas e o jardineiro confuso. Com sinais que podem lembram uma infestação de cochonilha, a pessoa pode não saber o que fazer e pensa até em arrancar as folhas atacadas. Respira fundo que nossa jardineira Carol Costa preparou um vídeo explicando tudinho o que você precisa saber pra enfrentar o oídio.

Oídio é fungo


Se você observar manchas brancas em plantas de folhas largas, e as marcas lembram um bolor de pão, isso provavelmente é oídio. Alguns podem pensar que são cochonilhas, mas enquanto estes últimos são insetos e deixam manchas brancas em forma de grumos, o oídio é um fungo e se manifesta com os pontos brancos bem mais espalhados.

Trate a planta toda


O oídio gosta de clima seco e o inverno acaba sendo uma estação perfeita pro fungo se espalhar pelas folhagens. Como é uma doença, e não uma praga, o fungo se espalha por toda a planta, através da seiva. É comum que as folhas antigas sejam mais atacadas e, o primeiro impulso é cortá-las. Isso não adianta, é preciso tratar a planta. Nossa louca das plantas dá três sugestões pra combater esse fungo folgado.

Chá de cavalinha: fungicida natural


Chá de cavalinha é um fungicida natural e pode ser aplicado nas plantas, até mesmo nas da horta. Faça um chá bem concentrado com a cavalinha – pode ser a in natura ou a seca, encontrada em casas de produtos naturais. Carol preparou meio litro do chá de cavalinha, super concentrado. A jardineira apresentadora adicionou meio litro de água ao chá já coado e colocou tudo num pulverizador de pressão acumulada. Faça da mesma forma e, pulverize o líquido em toda a planta – frente e verso das folhas e, até mesmo, no substrato.

Produtos pronto-uso em spray


Fungicidas com cobre são eficientes pra combater o oídio. Procure no rótulo da embalagem e veja se aparece o nome do elemento (cobre) ou seu símbolo (Cu, de "cuprum", seu nome em latim). No vídeo, Carol mostra como usar um fungicida da Forth Jardim, que contém cobre e que é pronto-uso – é só borrifar o produto diretamente nas folhas. A recomendação é seguir as informações da embalagem mas, os fungicidas industrializados são pra plantas ornamentais. Se quer usar em alguma espécie plantada pra consumo, use o chá de cavalinha, nunca um fungicida industrializado.

Adubo com micronutrientes


Adubação é super importante pra evitar o oídio e também outros tipos de fungos e pragas. Saiba que, se o estágio do ataque do oídio é muito avançado, nenhuma das opções funcionará, infelizmente. Tenha sempre em mente que plantas que sofrem ataque de fungos e pragas estão com deficiência de nutrientes. Adubação é sempre a melhor prevenção para que essas tretas passem bem longe das suas plantas. Por isso, use adubação variada e com regularidade. O Bokashi é uma ótima opção, porque possui macros e micronutrientes. Lembra do elemento principal no fungicida pronto-uso? Pois é, o micronutriente que diminui o oídio é o cobre. Veja no rótulo do adubo escolhido se ele contém esse elemento.

Materiais e plantas mostrados no vídeo:
pulverizador de pressão acumulada, da Forth Jardim
Bokashi líquido, da Yes, We Grow!

Inscreva-se no grupo do Telegram (o nosso "Telegreen") https://t.me/minhasplantas

Universidade Minhas Plantas
Loja Minhas Plantas

Minhas Plantas recomenda