A Louca das Plantas - detalhes do episódio 8

© Carol Costa/Minhas Plantas

Nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 8 do programa A Louca das Plantas, no GNT, um jardim mediterrâneo em uma cobertura! Os desafios era acabar com o vento, o que impedia o cultivo de qualquer planta. Nossa louca piracicabana também queria criar não só um jardim, mas um espaço de convívio para que as pessoas pudessem curtir de uma forma mais confortável o ambiente e a companhia do morador. A solução foram plantas altas que resistem bem ao vento, como palmeiras Chamaedorea e folhagens longas como o fórmio, um sofá de alvenaria especial para lajes integrado ao canteiro, e muitas flores! Como o ambiente é bem fresco à noite, flores que gostam de frio foram as escolhidas: hortênsias, azaleias e tulipas.

Nas palavras da nossa Louca das Plantas, mais detalhes sobre o episódio do jardim mediterrâneo na cobertura:

Os detalhes do jardim mediterrâneo que fazem a diferença


O A Louca das Plantas no GNT acabou, mas tem alguns segredinhos do programa que eu ainda não contei. Um deles talvez dê pra reparar olhando a escolha de plantas do último episódio, será que você se deu conta? Na cobertura do Didi, que ele mesmo chamou de "Jardim da Família Addams", nada ia pra frente. O culpado disso não é só nosso anfitrião, não: em lugar onde venta muito, as plantas desidratam depressa e você perde a conta de quantas vezes rega, especialmente se o substrato dos vasos estiver exposto. Antes de escolher qualquer planta pra um ambiente assim, é fundamental criar um quebra-vento usando uma planta alta que curta ventania e que, só de estar ali, proteja as menores e mais delicadas. Usamos Chamaedorea e fórmio nesse projeto, por serem muito baratas, criarem essa proteção e ainda não ocuparem muito espaço de raízes. O fórmio, inclusive, é longo o bastante pra proteger a hortênsia de vento e sol forte, já que essa é uma flor típica de locais frios e suavemente ensolarados. Mais uma vez, a estrutura de canteiro foi feita com blocos de concreto, mas, ao contrário do episódio do Pátio Mediterrâneo, aqui a estrutura se manteve reta e não cheia de curvas, agilizando a montagem e permitindo a construção desse banco em menos de um dia. Os blocos vieram da Sodimac, onde também compramos o impermeabilizante para a parte de dentro do canteiro, protegendo assim as paredes da cobertura. Os vasos de metal verde, na primeira foto, são todos da Companhia das Folhas, de onde vieram também os belos esmaltados pretos que aparecem em outras imagens. Conversando com esses acabamentos modernos, temos os vasos da Vasart, no cinza camurça que lembra concreto — vasos de plástico pesam menos na estrutura e são excelentes pra lajes. Por fim, a estrela do projeto foi a grama sintética da Royal Grass, importada com exclusividade pela Flex Gramados Sintéticos, que fez o espaço ganhar conforto, leveza e cara de quintal. A cobertura é drenante, ou seja, se chover, a água escoa por baixo do gramado e escorre normalmente pro ralo do ambiente. A aplicação pode ser feita em cima de azulejo (se você tem laje sem acabamento, primeiro precisa impermeabilizar). O acabamento é impressionante!


Conteúdo adicional e vídeo detalhado de cada episódio


Dá só uma olhada nos temas dos episódios que já foram ao ar e o que você só vê aqui (clique para saber mais):
Episódio 1: um lago no jardim - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 2: plantas e bichos de estimação - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 3: horta na laje - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 4: varanda com jardim vertical - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 5: quintal com jabuticabeira e orquidário - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 6: plantas para refrescar sua casa - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 7: sala pequena transformada em floresta - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 8: jardim cheio de flor em piso cimentado - vídeo exclusivo e post com informações
O que você não vê na TV: A Louca Das Plantas - 15 Curiosidades do Programa de TV

Você pode assistir os episódios no GNT Play.

postado em 8/03/2019 - Leia mais
© Juliana Valentini/De Verde Casa

Comece a trabalhar hoje mesmo com plantas

Nossa jardineira Carol Costa dá uma dica de ouro para quem quer começar ainda hoje a trabalhar com plantas – sim, é totalmente possível e, ela tem conhecimento no assunto. Imagine o quanto passou uma jornalista experiente e com 20 anos de profissão que decide trilhar uma nova carreira no … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Livro Cactos e outras Suculentas para Decoração

Quem é fã de cactos e suculentas sabe o quando é difícil encontrar informações sobre essas plantinhas queridas. Classificar a coleção de "gordinhas" e identificar as espécies com exatidão é uma tarefa árdua. Pesquisar na internet acaba trazendo mais dúvidas do que soluções. Mas, respire aliviado, porque o tempo de … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Por um mundo mais verde e menos cinza

Nossa piracicabana Carol Costa conta um pouco sobre como mudou de área, trocando 15 anos de vida de escritório pela melhor carreira da sua vida: jardineira. No texto abaixo, publicado originalmente no Instagram, a ex-jornalista mostra que escolher o próprio caminho é possível, e que vale a pena investir e … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

O básico sobre orquídeas Phalaenopsis

Orquídeas são uma das flores mais utilizadas para presentear, e no Dia das Mães não é diferente. Depois de ganhar a planta, vem a pergunta que muitas pessoas fazem: e agora, como cuidar desta bela flor? Nossa jardineira Carol Costa ensina os cuidados básicos para as mamães felizardas e futuras … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Trabalhar com plantas é fácil, acessível, e pode ser sua próxima carreira

O verde acolhe todos. Plantar em um jardim ou vaso é algo democrático, acessível e simples, mesmo para quem é jardineiros de primeira viagem. Nossa jardineira Carol Costa conta neste texto, como as plantas conseguem reunir pessoas de várias áreas. Profissionais como jardineiros, paisagistas, produtores de espécies ornamentais e alimentícias … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Como saber se uma planta é tóxica ou segura para seu pet

Existe uma fonte segura com uma lista de plantas que são tóxicas para animais? Nossa jardineira Carol Costa costuma responder muitas perguntas sobre essa dúvida comum de amantes de jardinagem e também são tutores de pets. Antes de ficar apavorado com notícias da internet, principalmente casos isolados, e sair divulgando … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Tenha mais plantas e use menos desinfetantes

O verde domesticado A jardinagem ganha cada vez mais espaço em casas, escritórios e apartamentos – mas nunca estivemos tão distantes do quintal de terra dos nossos avós Por Carol Costa Uma criança precisa de menos de 20 minutos fazendo bolinhos de terra ou correndo descalça no gramado para ir … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Como ter uma horta dentro de casa mesmo sem sol

Este é o canto mais escuro da minha cozinha, distante 3,5 metros da janela face Sul, aquela que recebe só claridade, nunca sol. Não poderia ser um lugar mais impossível pra se ter uma horta e, no entanto, aqui estão minhas verdinhas com dez dias de vida, crescendo animadas nesse … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 7 (selva urbana)

Nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 7 do programa A Louca das Plantas, no GNT, uma verdadeira selva urbana. Uma das salas do apartamento da Fernanda e do Andrés tinha uma janela enorme, muita claridade, uma mesa com quatro lugares, e, alguns vasinhos com as plantas bem tristes, já … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 6

Um apartamento pode ter muitas plantas, só é preciso escolher as espécies corretas, e é exatamente isso que nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 5 do programa A Louca das Plantas no GNT. Olhando a disposição das janelas, nossa louca piracicabana entendeu que a sala recebe uma quantidade de … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 5

Dá para ter uma mini-fazenda em um... quintal? Claro que dá! Com direito a horta, jabuticabeira, orquidário e muitas, muitas plantas. No episódio 5 do A Louca das Plantas do Canal GNT, nossa jardineira Carol Costa mostrou dicas de como impedir que um gato atrapalhe o cultivo de uma horta … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 4

O episódio 4 do A Louca das Plantas foi ao ar na última sexta-feira, dia 01/02, pontualmente às 22h no Canal GNT. Os verdinhos que acompanham o programa da nossa jardineira Carol Costa já viram a criação de um jardim com lago que atraiu até uma garça, a transformação de … (+)
Leia mais