página inicial / blogs / Edvin Markstein Zimmermann

Trabalhar com plantas é fácil, acessível, e pode ser sua próxima carreira

© Carol Costa/Minhas Plantas
O verde acolhe todos. Plantar em um jardim ou vaso é algo democrático, acessível e simples, mesmo para quem é jardineiros de primeira viagem. Nossa jardineira Carol Costa conta neste texto, como as plantas conseguem reunir pessoas de várias áreas. Profissionais como jardineiros, paisagistas, produtores de espécies ornamentais e alimentícias compartilham o mesmo universo daqueles que encaram a jardinagem como um hobby e uma terapia. Existem também aqueles que querem aprender e trabalhar com algo prazeroso, seja criar um arranjo de suculentas como um profissional, montar um terrário ou cultivar uma horta orgânica e ainda ganhar graninha extra (ou até mesmo, transformar isso em sua fonte principal de renda!). Vale a pena ler e compartilhar (quer enviar pelo Whatsapp? clique aqui) este texto publicado originalmente no perfil do Minhas Plantas no Instagram (@minhasplantas).

Trabalhar com plantas é uma das carreiras mais sociáveis do mundo. Verdinhos trocam mudas, sementes, dicas, compartilham segredos de cultivo, viajam muito pra conhecer parques, jardins botânicos, florestas de mata nativa, produtores de plantas raras. Quem é da planta gosta de áreas externas, não se incomoda com roupa suja de terra, curte experimentar sabores novos. O surpreendente nos saúda todos os dias, seja na forma de folhas germinando, seja na raizinha nova que surgiu, no botão prestes a abrir, no passarinho que fez ninho na árvore. A planta não pergunta seu currículo, que faculdades você fez ou quantos idiomas você fala — aliás, ela recebe do mesmo jeito o empregado, o aposentado e o desempregado. Acolhe o neto e o avô, homens e mulheres, sem se incomodar com crenças pessoais, religiosas ou políticas.

O chamado do verde


O Lado Verde da Força sussurra, não grita, e espera com paciência quando VOCÊ estiver pronto pra ele. Seja uma chef de cozinha, como a Elenice Altman, minha madrinha de casamento, ou uma nutricionista querida, como a Neide Rigo, a planta sempre estará pronta pro seu despertar. Você pode ter se interessado por esse mundo porque mudou de apê e quer esconder uma vista feia. Pode ser que tenha se formado numa área onde não se sente mais realizado e queira algo mais palpável, seguro e sólido como uma árvore. Talvez tenha vindo pro mundo das plantas fazendo kokedamas pra pagar as contas, construindo mini jardins pra ocupar o tempo e a cabeça ou mesmo plantando o próprio alimento em busca de uma vida mais saudável. Muitos vieram pras plantas depois de uma história triste: perderam emprego e querem economizar no supermercado; alguém amado se foi e deixou uma coleção de bonsais; estão deprimidos e só as plantas parecem fazer bem. Não importa o que te trouxe pra esse mundo, sua aventura está só começando. Se jogue, verdinho, deixa brotar um monte de folhas nesse seu coração, encher de raízes os pulmões e sujar de terra cada cantinho embaixo das unhas. O verde contagia. Vicia. Não tem cura. Não tem volta, mas te garanto que você não vai se arrepender.

postado em 9/05/2019 - Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Livro Cactos e outras Suculentas para Decoração

Quem é fã de cactos e suculentas sabe o quando é difícil encontrar informações sobre essas plantinhas queridas. Classificar a coleção de "gordinhas" e identificar as espécies com exatidão é uma tarefa árdua. Pesquisar na internet acaba trazendo mais dúvidas do que soluções. Mas, respire aliviado, porque o tempo de … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Por um mundo mais verde e menos cinza

Nossa piracicabana Carol Costa conta um pouco sobre como mudou de área, trocando 15 anos de vida de escritório pela melhor carreira da sua vida: jardineira. No texto abaixo, publicado originalmente no Instagram, a ex-jornalista mostra que escolher o próprio caminho é possível, e que vale a pena investir e … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

O básico sobre orquídeas Phalaenopsis

Orquídeas são uma das flores mais utilizadas para presentear, e no Dia das Mães não é diferente. Depois de ganhar a planta, vem a pergunta que muitas pessoas fazem: e agora, como cuidar desta bela flor? Nossa jardineira Carol Costa ensina os cuidados básicos para as mamães felizardas e futuras … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Como saber se uma planta é tóxica ou segura para seu pet

Existe uma fonte segura com uma lista de plantas que são tóxicas para animais? Nossa jardineira Carol Costa costuma responder muitas perguntas sobre essa dúvida comum de amantes de jardinagem e também são tutores de pets. Antes de ficar apavorado com notícias da internet, principalmente casos isolados, e sair divulgando … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Tenha mais plantas e use menos desinfetantes

O verde domesticado A jardinagem ganha cada vez mais espaço em casas, escritórios e apartamentos – mas nunca estivemos tão distantes do quintal de terra dos nossos avós Por Carol Costa Uma criança precisa de menos de 20 minutos fazendo bolinhos de terra ou correndo descalça no gramado para ir bem … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Como ter uma horta dentro de casa mesmo sem sol

Este é o canto mais escuro da minha cozinha, distante 3,5 metros da janela face Sul, aquela que recebe só claridade, nunca sol. Não poderia ser um lugar mais impossível pra se ter uma horta e, no entanto, aqui estão minhas verdinhas com dez dias de vida, crescendo animadas … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 8

Nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 8 do programa A Louca das Plantas, no GNT, um jardim mediterrâneo em uma cobertura! Os desafios era acabar com o vento, o que impedia o cultivo de qualquer planta. Nossa louca piracicabana também queria criar não só um jardim, mas um espaço … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 7 (selva urbana)

Nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 7 do programa A Louca das Plantas, no GNT, uma verdadeira selva urbana. Uma das salas do apartamento da Fernanda e do Andrés tinha uma janela enorme, muita claridade, uma mesa com quatro lugares, e, alguns vasinhos com as plantas bem tristes, já … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 6

Um apartamento pode ter muitas plantas, só é preciso escolher as espécies corretas, e é exatamente isso que nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 5 do programa A Louca das Plantas no GNT. Olhando a disposição das janelas, nossa louca piracicabana entendeu que a sala recebe uma quantidade de … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 5

Dá para ter uma mini-fazenda em um... quintal? Claro que dá! Com direito a horta, jabuticabeira, orquidário e muitas, muitas plantas. No episódio 5 do A Louca das Plantas do Canal GNT, nossa jardineira Carol Costa mostrou dicas de como impedir que um gato atrapalhe o cultivo de uma horta … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 4

O episódio 4 do A Louca das Plantas foi ao ar na última sexta-feira, dia 01/02, pontualmente às 22h no Canal GNT. Os verdinhos que acompanham o programa da nossa jardineira Carol Costa já viram a criação de um jardim com lago que atraiu até uma garça, a transformação … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 3

O episódio da horta na laje fez muito sucesso. Quem assistiu o programa A Louca das Plantas no Canal GNT, viu quantas espécies de plantas nossa jardineira Carol Costa consegue colocar num mesmo espaço, unindo harmonia, beleza e funcionalidade. A quantidade de informações é tão grande, que a jardineira piracibacana … (+)
Leia mais
mostrar mais