Venha para o lado Verde da Força

© Patricia Klemtz

Plantas morrem, por mais que cuidemos. Vasos se quebram. Sementes, às vezes, não germinam. O dedo-verde, de vez em quando, vira dedo-podre. Erros fazem parte da vida de qualquer jardineiro, seja o profissional, o hobbysta ou praquele dono de um único vaso de planta. ossa jardineira Carol Costa conta como encarar esses pequenos "perrengues" botânicos e, de quebra, conta segredos de quem já viveu na pele e na folha esses problemas. A jornada da jardineira é longa, nem todos os dias o sol brilha mas, a louca das plantas ensina que dá para enxugar as lágrimas e, talvez, usá-las para regar as plantinhas. Siga as palavras da nossa poderosa jedi, padawan! Leia e compartilhe esse texto publicado originalmente pela nossa jardineira Carol Costa no perfil do Minhas Plantas, no Instagram (@minhasplantas).

Vai acontecer, verdinho. Não é olho-gordo nem mandinga, que eu quero que você cresça e vire uma árvore enorme. Mas começo é foda mesmo. E vai ser foda pra você também, meu querido leitor. Vai ter dia em que nem a flor mais bela deixará seu coração calmo. Porque o mundo tem espinhos e há momentos em que a única coisa a fazer é chorar mesmo. Eu sei que você me vê plena nessa foto, mas ela é só um pedacinho da minha história. É a parte que eu guardo na alma pra ir lá ver toda vez que estou triste, perdida ou desanimada. Vai dar errado muitas vezes, verdinho. Muita planta vai morrer nas suas mãos, mesmo com todo o amor que dedicar a elas. Você vai rasgar muito dinheiro tomando decisões erradas, comprando adubo pobrinho em nutrientes, semente vencida que não germina, planta doente, com praga, no fim do ciclo. Eu fiz cada uma dessas besteiras muitas e muitas vezes. Mas eu juro juradinho que essas fases vão passar. Porque eu e você não estamos de brincadeira nessa vida. Viemos pra encher de luz esse mundo, pra semear o verde em cada fresta de asfalto, vaso quebrado e pedacinho de chão que a gente encontrar. Os erros nos ensinam coisas importantes depois que a gente chora bastante e se permite olhar pra trás sem se martirizar. Te conto uns aprendizados aqui, quer ver só? Alugar uma sala comercial é besteira quando se está começando, você faz quase tudo na sua casa mesmo. Adubar em excesso é pior que não adubar nunca; ponha adubo nos vasos como quem salga a comida, beeem pouquinho. Quase todas as plantas ficam melhores depois de uma poda, não tenha medo de cortar. Nada de fato "morre" na jardinagem: as plantas que encerram o ciclo secam e são transformadas em adubo pras próximas que crescerão naquele lugar, oferecendo condições melhores pra cada sementinha que surgir depois delas. Tipo a gente reagindo aos erros, entende? A partir deles, vamos ressurgir melhores. Mais espertos. Mais valentes. Guarda este texto pra ler quando estiver triste. Você não está sozinho, sementinha. Tô aqui, segurando sua mão. Vem pro Lado Verde da Força.

Arte floral de Rodrigo Scheleide, da Agapanthus Floricultura (Curitiba, PR)
Make: "Cacá" Caique Guiffon
Foto: Patricia Klemtz

postado em 4/11/2019 - Leia mais

Minhas Plantas recomenda

©

Palhinhas protetoras

Quando pensamos em cultivar plantas, imaginamos que basta um pouco de terra ou substrato e, de vez em quando, adubo e água. Essa regra parece que é suficiente, seja para jardim, canteiro de horta ou apenas um vaso dentro de casa. Mas, entre o solo e as verdinhas, precisa ser … (+)
Leia mais
©

Jardim vertical

Com os espaços cada vez menores em casas e apartamentos, a jardinagem precisou se adaptar e… escalar paredes! Jardins verticais, painéis verdes, quadros vivos, os nomes variam, mas a técnica é a mesma: trabalhar vasos presos na vertical, bem pertinhos uns dos outros, com ou sem irrigação automatizada, liberando espaço … (+)
Leia mais
© Patricia Klemtz

Início da Primavera 2019

A primavera de 2019 chegou nesta segunda-feira, dia 23 de setembro, às 4h50, e vai até o dia 22 de dezembro, quando dá espaço para o verão. A estação mais florida do ano é aguardada por todos nós, e como não poderia ser, é a época do ano mais querida … (+)
Leia mais
© Juliana Valentini/De Verde Casa

Comece a trabalhar hoje mesmo com plantas

Nossa jardineira Carol Costa dá uma dica de ouro para quem quer começar ainda hoje a trabalhar com plantas – sim, é totalmente possível e, ela tem conhecimento no assunto. Imagine o quanto passou uma jornalista experiente e com 20 anos de profissão que decide trilhar uma nova carreira no … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Livro Cactos e outras Suculentas para Decoração

Quem é fã de cactos e suculentas sabe o quando é difícil encontrar informações sobre essas plantinhas queridas. Classificar a coleção de "gordinhas" e identificar as espécies com exatidão é uma tarefa árdua. Pesquisar na internet acaba trazendo mais dúvidas do que soluções. Mas, respire aliviado, porque o tempo de … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Por um mundo mais verde e menos cinza

Nossa piracicabana Carol Costa conta um pouco sobre como mudou de área, trocando 15 anos de vida de escritório pela melhor carreira da sua vida: jardineira. No texto abaixo, publicado originalmente no Instagram, a ex-jornalista mostra que escolher o próprio caminho é possível, e que vale a pena investir e … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

O básico sobre orquídeas Phalaenopsis

Orquídeas são uma das flores mais utilizadas para presentear, e no Dia das Mães não é diferente. Depois de ganhar a planta, vem a pergunta que muitas pessoas fazem: e agora, como cuidar desta bela flor? Nossa jardineira Carol Costa ensina os cuidados básicos para as mamães felizardas e futuras … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Trabalhar com plantas é fácil, acessível, e pode ser sua próxima carreira

O verde acolhe todos. Plantar em um jardim ou vaso é algo democrático, acessível e simples, mesmo para quem é jardineiros de primeira viagem. Nossa jardineira Carol Costa conta neste texto, como as plantas conseguem reunir pessoas de várias áreas. Profissionais como jardineiros, paisagistas, produtores de espécies ornamentais e alimentícias … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Como saber se uma planta é tóxica ou segura para seu pet

Existe uma fonte segura com uma lista de plantas que são tóxicas para animais? Nossa jardineira Carol Costa costuma responder muitas perguntas sobre essa dúvida comum de amantes de jardinagem e também são tutores de pets. Antes de ficar apavorado com notícias da internet, principalmente casos isolados, e sair divulgando … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Tenha mais plantas e use menos desinfetantes

O verde domesticado A jardinagem ganha cada vez mais espaço em casas, escritórios e apartamentos – mas nunca estivemos tão distantes do quintal de terra dos nossos avós Por Carol Costa Uma criança precisa de menos de 20 minutos fazendo bolinhos de terra ou correndo descalça no gramado para ir … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Como ter uma horta dentro de casa mesmo sem sol

Este é o canto mais escuro da minha cozinha, distante 3,5 metros da janela face Sul, aquela que recebe só claridade, nunca sol. Não poderia ser um lugar mais impossível pra se ter uma horta e, no entanto, aqui estão minhas verdinhas com dez dias de vida, crescendo animadas nesse … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 8

Nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 8 do programa A Louca das Plantas, no GNT, um jardim mediterrâneo em uma cobertura! Os desafios era acabar com o vento, o que impedia o cultivo de qualquer planta. Nossa louca piracicabana também queria criar não só um jardim, mas um espaço … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 7 (selva urbana)

Nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 7 do programa A Louca das Plantas, no GNT, uma verdadeira selva urbana. Uma das salas do apartamento da Fernanda e do Andrés tinha uma janela enorme, muita claridade, uma mesa com quatro lugares, e, alguns vasinhos com as plantas bem tristes, já … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 6

Um apartamento pode ter muitas plantas, só é preciso escolher as espécies corretas, e é exatamente isso que nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 5 do programa A Louca das Plantas no GNT. Olhando a disposição das janelas, nossa louca piracicabana entendeu que a sala recebe uma quantidade de … (+)
Leia mais