O básico sobre orquídeas Phalaenopsis

© Carol Costa/Minhas Plantas

Orquídeas são uma das flores mais utilizadas para presentear, e no Dia das Mães não é diferente. Depois de ganhar a planta, vem a pergunta que muitas pessoas fazem: e agora, como cuidar desta bela flor? Nossa jardineira Carol Costa ensina os cuidados básicos para as mamães felizardas e futuras orquidófilas! (Post originalmente publicado no Instagram do Minhas Plantas).

Hoje é O dia da Phalaenopsis: nenhuma outra orquídea é tão presenteada no Dia das Mães quanto esse grande grupo de verdinhas floridas. Há muitos motivos pra essa preferência nacional. Entre as 35 mil espécies de orquídeas que existem no mundo, esse gênero é um dos que permitem maior variedade de híbridos: repara como há Phalaenopsis de todas as cores, pintas, estampas e tamanhos. Quem tem uma branca de miolinho amarelo quer a branca de miolinho roxo, a branca sardentinha, a branca de pintas rosadas, a pink, a amarela...

As Phalaenopsis também são tipicamente tropicais e, por isso, crescem em quase todo o Brasil sem precisarem de muitos cuidados — quase sempre a gente perde o vaso por ficar com excesso de paparicos. Há modelos pequenos, médios, grandes, gigantes, com várias hastes carregadas de botões e também micro, com florzinhas menores do que moedas.

Em quase todos os casos, as Phalaenopsis têm a florada vigorosa e que se estende por meses — já tive vaso que ficou SEIS MESES com flor. E, como se não se cansasse nunca, após uns poucos meses de dormência, logo a Phalaenopsis está formando haste outra vez. Vai bem em árvore e vaso, dentro de casa rente de uma janela suavemente ensolarada ou do lado de fora, tomando chuva numa boa.

Fique atento ao levar pra casa uma verdinha dessas, porque uma planta em bom estado de saúde pode dar flores até três ou quatro vezes no ano e por décadas seguidas. Veja se as pétalas estão brilhantes e sem pintas, se as folhas não têm manchas, rachaduras ou rugas, sinais de doenças ou de desidratação. A haste deve estar firme e as flores com uma aparência crocante e erguida. As folhas, de um verde escuro e brilhante, precisam se parecer com um couro, sendo ligeiramente flexíveis, mas não o suficiente pra você fazer um tubinho com elas.

Aqui no site Minhas Plantas há uma série inteira de vídeos sobre Phalaenopsis, falando de rega, substrato e adubação, feitos em parceria com o @sitiokolibri, um dos maiores produtores dessas verdinhas. Vale assistir pra tirar suas dúvidas e manter sua Phalaenopsis por muitos anos.

Olha só que lista incrível para você que tornou-se fã das Phalaenopsis:
Como tirar mudas de orquídeas
2 tipos de adubo ORGÂNICO para orquídeas
Terrário na redoma com orquídea, passo a passo
Plante orquídea na árvore com esta dica fácil
Terrário com orquídea Phalaenopsis passo a passo
KOKEDAMA com orquídeas: passo a passo super fácil

postado em 15/05/2019 - Leia mais
© Patricia Klemtz

Início da Primavera 2019

A primavera de 2019 chegou nesta segunda-feira, dia 23 de setembro, às 4h50, e vai até o dia 22 de dezembro, quando dá espaço para o verão. A estação mais florida do ano é aguardada por todos nós, e como não poderia ser, é a época do ano mais querida … (+)
Leia mais
© Juliana Valentini/De Verde Casa

Comece a trabalhar hoje mesmo com plantas

Nossa jardineira Carol Costa dá uma dica de ouro para quem quer começar ainda hoje a trabalhar com plantas – sim, é totalmente possível e, ela tem conhecimento no assunto. Imagine o quanto passou uma jornalista experiente e com 20 anos de profissão que decide trilhar uma nova carreira no … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Livro Cactos e outras Suculentas para Decoração

Quem é fã de cactos e suculentas sabe o quando é difícil encontrar informações sobre essas plantinhas queridas. Classificar a coleção de "gordinhas" e identificar as espécies com exatidão é uma tarefa árdua. Pesquisar na internet acaba trazendo mais dúvidas do que soluções. Mas, respire aliviado, porque o tempo de … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Por um mundo mais verde e menos cinza

Nossa piracicabana Carol Costa conta um pouco sobre como mudou de área, trocando 15 anos de vida de escritório pela melhor carreira da sua vida: jardineira. No texto abaixo, publicado originalmente no Instagram, a ex-jornalista mostra que escolher o próprio caminho é possível, e que vale a pena investir e … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Trabalhar com plantas é fácil, acessível, e pode ser sua próxima carreira

O verde acolhe todos. Plantar em um jardim ou vaso é algo democrático, acessível e simples, mesmo para quem é jardineiros de primeira viagem. Nossa jardineira Carol Costa conta neste texto, como as plantas conseguem reunir pessoas de várias áreas. Profissionais como jardineiros, paisagistas, produtores de espécies ornamentais e alimentícias … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Como saber se uma planta é tóxica ou segura para seu pet

Existe uma fonte segura com uma lista de plantas que são tóxicas para animais? Nossa jardineira Carol Costa costuma responder muitas perguntas sobre essa dúvida comum de amantes de jardinagem e também são tutores de pets. Antes de ficar apavorado com notícias da internet, principalmente casos isolados, e sair divulgando … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Tenha mais plantas e use menos desinfetantes

O verde domesticado A jardinagem ganha cada vez mais espaço em casas, escritórios e apartamentos – mas nunca estivemos tão distantes do quintal de terra dos nossos avós Por Carol Costa Uma criança precisa de menos de 20 minutos fazendo bolinhos de terra ou correndo descalça no gramado para ir … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Como ter uma horta dentro de casa mesmo sem sol

Este é o canto mais escuro da minha cozinha, distante 3,5 metros da janela face Sul, aquela que recebe só claridade, nunca sol. Não poderia ser um lugar mais impossível pra se ter uma horta e, no entanto, aqui estão minhas verdinhas com dez dias de vida, crescendo animadas nesse … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 8

Nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 8 do programa A Louca das Plantas, no GNT, um jardim mediterrâneo em uma cobertura! Os desafios era acabar com o vento, o que impedia o cultivo de qualquer planta. Nossa louca piracicabana também queria criar não só um jardim, mas um espaço … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 7 (selva urbana)

Nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 7 do programa A Louca das Plantas, no GNT, uma verdadeira selva urbana. Uma das salas do apartamento da Fernanda e do Andrés tinha uma janela enorme, muita claridade, uma mesa com quatro lugares, e, alguns vasinhos com as plantas bem tristes, já … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 6

Um apartamento pode ter muitas plantas, só é preciso escolher as espécies corretas, e é exatamente isso que nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 5 do programa A Louca das Plantas no GNT. Olhando a disposição das janelas, nossa louca piracicabana entendeu que a sala recebe uma quantidade de … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 5

Dá para ter uma mini-fazenda em um... quintal? Claro que dá! Com direito a horta, jabuticabeira, orquidário e muitas, muitas plantas. No episódio 5 do A Louca das Plantas do Canal GNT, nossa jardineira Carol Costa mostrou dicas de como impedir que um gato atrapalhe o cultivo de uma horta … (+)
Leia mais