página inicial / blogs / Edvin Markstein Zimmermann

Por um mundo mais verde e menos cinza

© Carol Costa/Minhas Plantas
Nossa piracicabana Carol Costa conta um pouco sobre como mudou de área, trocando 15 anos de vida de escritório pela melhor carreira da sua vida: jardineira. No texto abaixo, publicado originalmente no Instagram, a ex-jornalista mostra que escolher o próprio caminho é possível, e que vale a pena investir e acreditar no que gosta, mesmo quando o momento é de falta de esperança. Nossa jardineira fala sobre o poder das plantas e como o mundo do verde é democrático, tolerante e muito mais real do que o que os jornais nos mostram. Quem sabe, não é esse o empurrãozinho que você precisa? As plantas estão lhe esperando de braços (ou seriam galhos?) abertos.


"Ah, quem diria que você ia virar jardineira... Uma jornalista tão bem sucedida, foi um choque." Ouvi isso mais de uma vez nos últimos oito anos, quando decidi largar o emprego de editora, na Abril, depois de 15 anos de carreira, 5 prêmios e um salário registrado de 5 dígitos. Estava vivendo uma depressão que apagava minha luz interior e sombreava o que antes me dava alegria. Me refugiava nas plantas, na minha minúscula varanda, pra não ceder meus melhores anos pros remédios. Fui salva pelas verdinhas, esses seres incrivelmente gentis. Elas não apagam a violência do noticiário, não impedem humilhações nem melhoram o cenário econômico ou político. As plantas acolhem o novo e o velho, o homem e a mulher, o empregado e o desempregado, o doutor e o analfabeto. Fazem isso com a mesma graça e paciência, nos mostrando um mundo fora da tela preta dos computadores, celulares e tablets. É um universo paralelo, que também funciona em rede, mas conectado pelas raízes de milhares de árvores, flores e folhagens, entrelaçando insetos, pássaros, mineral e animal, tecendo uma teia vegetal que envolve e alimenta outros seres.

Cuidar dos meus vasos me fez respeitar um relógio que não mostra horas nem minutos, mas folhas, brotos e flores. Me tornou paciente comigo mesma e esperançosa com o mundo. Me mostrou cores diferentes além do preto no branco com o qual levei minha profissão por tantos anos. Há nuances, há sutilezas e degradês, há cores jamais pensadas nessa aventura que é a vida. Torço que pra cada linha triste nos noticiários, mais verdinhos se dêm as mãos. Pra cada tristeza, mais botões se abram. E que a gente escolha com sabedoria pra que lado olhar — e também que matinhos arrancar, tirando de perto tudo aquilo que não nos faz bem, que ofusca nosso brilho. Desejo a você, verdinho, que as plantas mostrem um mundo muito mais belo, colorido e intenso, como as folhas dessa cordyline aí na foto. ;)

Curso Online de Arranjos com Suculentas


Já conhece o Curso Online de Arranjos com Suculentas da nossa jardineira Carol Costa? Em quase 8 horas de vídeos, nossa louca das plantas explica tudo sore reprodução, cultivo, identificação com nomes populares e científicos, passo a passo de 8 arranjos incríveis, como precificar, comercializar e divulgar seu trabalho. Clique aqui e conheça mais sobre o curso.
postado em 29/06/2019 - Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Livro Cactos e outras Suculentas para Decoração

Quem é fã de cactos e suculentas sabe o quando é difícil encontrar informações sobre essas plantinhas queridas. Classificar a coleção de "gordinhas" e identificar as espécies com exatidão é uma tarefa árdua. Pesquisar na internet acaba trazendo mais dúvidas do que soluções. Mas, respire aliviado, porque o tempo de … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

O básico sobre orquídeas Phalaenopsis

Orquídeas são uma das flores mais utilizadas para presentear, e no Dia das Mães não é diferente. Depois de ganhar a planta, vem a pergunta que muitas pessoas fazem: e agora, como cuidar desta bela flor? Nossa jardineira Carol Costa ensina os cuidados básicos para as mamães felizardas e futuras … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Trabalhar com plantas é fácil, acessível, e pode ser sua próxima carreira

O verde acolhe todos. Plantar em um jardim ou vaso é algo democrático, acessível e simples, mesmo para quem é jardineiros de primeira viagem. Nossa jardineira Carol Costa conta neste texto, como as plantas conseguem reunir pessoas de várias áreas. Profissionais como jardineiros, paisagistas, produtores de espécies ornamentais e alimentícias … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Como saber se uma planta é tóxica ou segura para seu pet

Existe uma fonte segura com uma lista de plantas que são tóxicas para animais? Nossa jardineira Carol Costa costuma responder muitas perguntas sobre essa dúvida comum de amantes de jardinagem e também são tutores de pets. Antes de ficar apavorado com notícias da internet, principalmente casos isolados, e sair divulgando … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Tenha mais plantas e use menos desinfetantes

O verde domesticado A jardinagem ganha cada vez mais espaço em casas, escritórios e apartamentos – mas nunca estivemos tão distantes do quintal de terra dos nossos avós Por Carol Costa Uma criança precisa de menos de 20 minutos fazendo bolinhos de terra ou correndo descalça no gramado para ir bem … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Como ter uma horta dentro de casa mesmo sem sol

Este é o canto mais escuro da minha cozinha, distante 3,5 metros da janela face Sul, aquela que recebe só claridade, nunca sol. Não poderia ser um lugar mais impossível pra se ter uma horta e, no entanto, aqui estão minhas verdinhas com dez dias de vida, crescendo animadas … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 8

Nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 8 do programa A Louca das Plantas, no GNT, um jardim mediterrâneo em uma cobertura! Os desafios era acabar com o vento, o que impedia o cultivo de qualquer planta. Nossa louca piracicabana também queria criar não só um jardim, mas um espaço … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 7 (selva urbana)

Nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 7 do programa A Louca das Plantas, no GNT, uma verdadeira selva urbana. Uma das salas do apartamento da Fernanda e do Andrés tinha uma janela enorme, muita claridade, uma mesa com quatro lugares, e, alguns vasinhos com as plantas bem tristes, já … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 6

Um apartamento pode ter muitas plantas, só é preciso escolher as espécies corretas, e é exatamente isso que nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 5 do programa A Louca das Plantas no GNT. Olhando a disposição das janelas, nossa louca piracicabana entendeu que a sala recebe uma quantidade de … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 5

Dá para ter uma mini-fazenda em um... quintal? Claro que dá! Com direito a horta, jabuticabeira, orquidário e muitas, muitas plantas. No episódio 5 do A Louca das Plantas do Canal GNT, nossa jardineira Carol Costa mostrou dicas de como impedir que um gato atrapalhe o cultivo de uma horta … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 4

O episódio 4 do A Louca das Plantas foi ao ar na última sexta-feira, dia 01/02, pontualmente às 22h no Canal GNT. Os verdinhos que acompanham o programa da nossa jardineira Carol Costa já viram a criação de um jardim com lago que atraiu até uma garça, a transformação … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 3

O episódio da horta na laje fez muito sucesso. Quem assistiu o programa A Louca das Plantas no Canal GNT, viu quantas espécies de plantas nossa jardineira Carol Costa consegue colocar num mesmo espaço, unindo harmonia, beleza e funcionalidade. A quantidade de informações é tão grande, que a jardineira piracibacana … (+)
Leia mais
mostrar mais