A Louca das Plantas - detalhes do episódio 2

© Carol Costa/Minhas Plantas

Nossa jardineira Carol Costa postou no Instagram do Minhas Plantas um montão de informações sobre o segundo episódio do A Louca das Plantas, seu programa sobre jardinagem no Canal GNT. O episódio #2 foi sobre um quintal pouco aproveitado onde bate pouca luz solar, e ainda um cãozinho filhote. A solução foram muitas folhagens de sombra, canteiros mais altos e vasos grandes. A área foi transformada em um novo cômodo da casa, com mesinha, fonte e banquinho! Aqui você encontrará as espécies de plantas utilizados no programa, os nomes e links dos fornecedores e parceiros. Acompanhe, nas palavras da nossa jardineira mais piracicabana, todos os detalhes da criação desse charmoso espaço de convivência verde!

Banco, canteiro e folhagens coloridas


Quem viu o segundo episódio do #ALoucaDasPlantas no Canal GNT levanta a mão! Dessa vez, o desafio foi num apartamento com "quintal" cimentado. O destaque do projeto é o grande canteiro em curva, feito com blocos de concreto celular da Sodimac, nossa parceira na série. Ter todas as plantas num único lugar facilita MUITO a manutenção: em vez de regar vaso por vaso, você bota o esguicho e molha tudo de uma vez. Pra fazer o canteiro sem quebra-quebra, eu desenhei as curvas com uma corda grossa no chão. Dirigida pela Tais Cohn, a equipe de arte passou o desenho pra cartolinas, que a Sofia Quevedo transformou num gabarito. Seu Eli e seu Eugênio, nossos milagreiros de plantão, lixaram os blocos com uma serrinha de mão, pra que as peças quadradas ganhassem lindas curvas — o concreto celular parece uma esponja, é barato, agiliza a montagem e é bem fácil de dar forma.

Argamassamos por cima do piso existente mesmo, e criamos paredes internas, dividindo o canteiro em 4 nichos. Impermeabilizamos a face interna com verniz da Tintas Coral, pra evitar que os blocos absorvam a água das plantas. Pra ajudar no escoamento, ao final de cada nicho, fizemos um furinho rente ao chão, por onde a água pode sair, como se fosse um vaso. A construção levou um dia inteiro, que você vê no programa em poucos segundos de time-lapse, pra dar tempo de mostrarmos TUUUUUUDO o que foi feito na jardinagem. Quem aqui acha que o programa deveria ser mais longo, deixa nos comentários (clique aqui).

O banco, feito também em curva, instalado entre uma fileira e outra de blocos, pro acabamento ficar mais bonito e ele "conversar" com o canteiro. Usamos verniz náutico na madeira, o mesmo impermeabilizante de barcos e iates. As plantas fazem uma espécie de "escadinha", que chamamos de "volumetria": ao fundo, ráfis (Ven Flor), arecas e cordylines (Spagnhol Plantas) disfarçam o muro, dando profundidade à floresta, que fica parecendo maior do que é. Numa segunda altura, temos lírio-da-paz gigante, samambaia-jamaica (Chácara Tropical) e renda-portuguesa. As plantas menores são as marantas-tricolores e a orquídea Ludisia (R. Acosta Plantas Ornamentais ). Gostou? Levanta a mão!


Transformando um quintal cimentado em um jardim aconchegante


O "quintal" da Marília, nossa segunda anfitriã do A Louca Das Plantas no GNT, era igual ao do vizinho à esquerda, com um piso diferente. O espaço amplo e "pelado" engana a gente, dando a entender que temos esse cômodo da casa, quando, na verdade, não temos: sem aconchego, ninguém fica muito tempo ali. Daí, verdinho, te pergunto: "Que tal trocar um buracão que é só aquilo entre o apartamento e a lavanderia por MAIS UM CÔMODO DA CASA, de fato?". Com mesa, banco, prateleiras e bonitezas pros olhos verem? Daí, todo o projeto seguiu por esse caminho, de construir um pátio aconchegante mesmo num lugar cimentado. A fonte, da Companhia das Folhas, foi escolhida especialmente pra trazer água e atrair pássaros, acrescentando também aquele gostoso barulhinho de água. O seixo que usamos no chão, da Pedrargil (comercializado na rede Cobasi), é o menorzinho e mais barato dos seixos de rio, com pedrinhas arredondadas e não pontiagudas, gostosas de pisar num dia quente. No detalhe do canteiro, você vê o substrato que usamos em toda a série, da All Garden Holambra, que vem adubado e bem soltinho, uma gostosura pras plantas. A faca, minha fiel escudeira, é importada pela Elke Noda, que também fez minhas pás de madeira. Na penúltima foto (clique aqui), uma vista de dentro do quartinho da edícula, com a vegetação toda fazendo um bonito barrado. E na última imagem, o vaso esmaltado da Companhia das Folhas que dá a imponência do arco de cissus () e, no chão, a régua de metal que usamos pra manter o desenho das pedrinhas comportado de um lado, e o piso original limpinho do outro, uma sacada boa pra quem mora de aluguel e odeia o revestimento atual. Se quiser imitar, lembre-se de cobrir todo o piso com manta de drenagem bem grossa antes de espalhar as pedrinhas — e de escolher um modelo sem pontas, um seixo bem redondinho, pra ser gostoso de pisar descalço. Tem vídeo novo no canal Minhas Plantas detalhando esse projeto, já deu uma passada por lá pra ver (clique aqui para ver)?

Conteúdo adicional e vídeo detalhado de cada episódio


Dá só uma olhada nos temas dos episódios que já foram ao ar e o que você só vê aqui (clique para saber mais):
Episódio 1: um lago no jardim - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 2: plantas e bichos de estimação - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 3: horta na laje - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 4: varanda com jardim vertical - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 5: quintal com jabuticabeira e orquidário - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 6: plantas para refrescar sua casa - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 7: sala pequena transformada em floresta - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 8: jardim cheio de flor em piso cimentado - vídeo exclusivo e post com informações
O que você não vê na TV: A Louca Das Plantas - 15 Curiosidades do Programa de TV

Você pode assistir os episódios no GNT Play.

postado em 27/01/2019 - Leia mais
©

Palhinhas protetoras

Quando pensamos em cultivar plantas, imaginamos que basta um pouco de terra ou substrato e, de vez em quando, adubo e água. Essa regra parece que é suficiente, seja para jardim, canteiro de horta ou apenas um vaso dentro de casa. Mas, entre o solo e as verdinhas, precisa ser … (+)
Leia mais
©

Jardim vertical

Com os espaços cada vez menores em casas e apartamentos, a jardinagem precisou se adaptar e… escalar paredes! Jardins verticais, painéis verdes, quadros vivos, os nomes variam, mas a técnica é a mesma: trabalhar vasos presos na vertical, bem pertinhos uns dos outros, com ou sem irrigação automatizada, liberando espaço … (+)
Leia mais
© Patricia Klemtz

Venha para o lado Verde da Força

Plantas morrem, por mais que cuidemos. Vasos se quebram. Sementes, às vezes, não germinam. O dedo-verde, de vez em quando, vira dedo-podre. Erros fazem parte da vida de qualquer jardineiro, seja o profissional, o hobbysta ou praquele dono de um único vaso de planta. ossa jardineira Carol Costa conta como … (+)
Leia mais
© Patricia Klemtz

Início da Primavera 2019

A primavera de 2019 chegou nesta segunda-feira, dia 23 de setembro, às 4h50, e vai até o dia 22 de dezembro, quando dá espaço para o verão. A estação mais florida do ano é aguardada por todos nós, e como não poderia ser, é a época do ano mais querida … (+)
Leia mais
© Juliana Valentini/De Verde Casa

Comece a trabalhar hoje mesmo com plantas

Nossa jardineira Carol Costa dá uma dica de ouro para quem quer começar ainda hoje a trabalhar com plantas – sim, é totalmente possível e, ela tem conhecimento no assunto. Imagine o quanto passou uma jornalista experiente e com 20 anos de profissão que decide trilhar uma nova carreira no … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Livro Cactos e outras Suculentas para Decoração

Quem é fã de cactos e suculentas sabe o quando é difícil encontrar informações sobre essas plantinhas queridas. Classificar a coleção de "gordinhas" e identificar as espécies com exatidão é uma tarefa árdua. Pesquisar na internet acaba trazendo mais dúvidas do que soluções. Mas, respire aliviado, porque o tempo de … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Por um mundo mais verde e menos cinza

Nossa piracicabana Carol Costa conta um pouco sobre como mudou de área, trocando 15 anos de vida de escritório pela melhor carreira da sua vida: jardineira. No texto abaixo, publicado originalmente no Instagram, a ex-jornalista mostra que escolher o próprio caminho é possível, e que vale a pena investir e … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

O básico sobre orquídeas Phalaenopsis

Orquídeas são uma das flores mais utilizadas para presentear, e no Dia das Mães não é diferente. Depois de ganhar a planta, vem a pergunta que muitas pessoas fazem: e agora, como cuidar desta bela flor? Nossa jardineira Carol Costa ensina os cuidados básicos para as mamães felizardas e futuras … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Trabalhar com plantas é fácil, acessível, e pode ser sua próxima carreira

O verde acolhe todos. Plantar em um jardim ou vaso é algo democrático, acessível e simples, mesmo para quem é jardineiros de primeira viagem. Nossa jardineira Carol Costa conta neste texto, como as plantas conseguem reunir pessoas de várias áreas. Profissionais como jardineiros, paisagistas, produtores de espécies ornamentais e alimentícias … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Como saber se uma planta é tóxica ou segura para seu pet

Existe uma fonte segura com uma lista de plantas que são tóxicas para animais? Nossa jardineira Carol Costa costuma responder muitas perguntas sobre essa dúvida comum de amantes de jardinagem e também são tutores de pets. Antes de ficar apavorado com notícias da internet, principalmente casos isolados, e sair divulgando … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Tenha mais plantas e use menos desinfetantes

O verde domesticado A jardinagem ganha cada vez mais espaço em casas, escritórios e apartamentos – mas nunca estivemos tão distantes do quintal de terra dos nossos avós Por Carol Costa Uma criança precisa de menos de 20 minutos fazendo bolinhos de terra ou correndo descalça no gramado para ir … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Como ter uma horta dentro de casa mesmo sem sol

Este é o canto mais escuro da minha cozinha, distante 3,5 metros da janela face Sul, aquela que recebe só claridade, nunca sol. Não poderia ser um lugar mais impossível pra se ter uma horta e, no entanto, aqui estão minhas verdinhas com dez dias de vida, crescendo animadas nesse … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 8

Nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 8 do programa A Louca das Plantas, no GNT, um jardim mediterrâneo em uma cobertura! Os desafios era acabar com o vento, o que impedia o cultivo de qualquer planta. Nossa louca piracicabana também queria criar não só um jardim, mas um espaço … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 7 (selva urbana)

Nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 7 do programa A Louca das Plantas, no GNT, uma verdadeira selva urbana. Uma das salas do apartamento da Fernanda e do Andrés tinha uma janela enorme, muita claridade, uma mesa com quatro lugares, e, alguns vasinhos com as plantas bem tristes, já … (+)
Leia mais