A Louca das Plantas - detalhes do episódio 1

© Carol Costa/Minhas Plantas

Nossa jardineira Carol Costa postou no Instagram do Minhas Plantas um montão de informações sobre o primeiro episódio do A Louca das Plantas, seu programa sobre jardinagem que estreou no dia 11 de Janeiro. O episódio #1 teve um combo: um jardim com lago! Aqui você encontrará as espécies de plantas utilizados no programa, os nomes e links dos fornecedores e parceiros. Acompanhe, nas palavras da nossa jardineira mais piracicabana, todos os detalhes da criação desse oásis verde! O jardim ficou tão especial, que atraiu até mesmo uma garça, em plena São Paulo! Para explicar ainda mais detalhes do que foi feito no episódio 1, nossa jardineira Carol Costa preparou este vídeo e esta live.

Jardim com lago para atrair pássaros e vida


Obrigada, verdinho, por fazer a estreia do Louca TÃO ESPECIAL pra mim! O primeiro episódio do #ALoucaDasPlantas no Cana GNT foi tão intenso que a gente nem lembra como era o espaço antes da transformação. Taí a jardineira maluca plantando papiros, enfiada no lago com o figurino todo amassado, pra deixar a equipe de filmagem da Moonshot Pictures doida. Nosso laguista, Rogério Bernardes, supervisionou cada detalhe dessa implantação, instalou os filtros que mantêm a água sempre limpa pros peixes (e a dengue longe da @amarelafamily) e usou a tecnologia da @cuboslagos pra garantir que tudo ficasse perfeito. Todo o paisagismo de borda foi pensado pra atrair pássaros e vida. No fundo, usamos a Dracaena thalioides, produzida com capricho pela @boavistaplantas, que tem um lindo tom verde azulado, perfeito pra contrastar com a iresine roxa da @spagnholplantas. As bromélias, vindas da @plantacaolocal.guaratiba e da Vivarium Orquídeas & Bromélias, são um show à parte, uma pequena amostra da riqueza que nosso clima tropical tem. A trepadeira que já existia no lugar, chamada de suzana-dos-olhos-negros, foi podada com o podador de arbustos da @stihloficial, abrindo espaço pra entrar o camarão-amarelo e o Pittosporum, além de um maciço de aspargo-alfinete. Na última foto, feita quando já estava começando a escurecer, você confere o TANTO que essas plantas cresceram em CINCO MESES! Essa última imagem foi feita ontem (11/01/2019), assim que eu cheguei na casa! Não é chocante? Olha o poder de um bom substrato (né, @all_garden_holambra?) e de termos as plantas certas pro ambiente! Vou mostrar detalhes do projeto ao longo da semana, não perde as postagens por aqui que tem muito segredinho e boniteza pra compartilhar!


Cavando um buraco no jardim para o lago


Arraste para ver mais fotos (clique aqui para ver). Cavar em chão duro não é mole — nem no A Louca das Plantas, pensamos em fazer uma loucura dessas. Na Casa Amarela, o solo estava uma pedra quando chegamos! Quanto mais compactada a terra, menos chances as plantas têm de crescer, porque nem o ar nem a água penetram direito, os bichinhos benéficos somem e o lugar fica pobre em nutrientes. Essa perfuradora aí da foto, com uma broca em forma de diamante, fura deixando a terra fofa. Em 7 segundos (eu cronometrei!), faz o trabalho que um homem forte levaria pelo menos 3 minutos. Foi com a ajuda dessa máquina mágica, da Stihl, que conseguimos afofar o solo todinho e cavar o buraco pro lago. Melhoramos a fertilidade com o substrato da All Garden Holambra, base pra crescerem as plantas tropicais que também fazem o acabamento da manta plástica e disfarçam o filtro e as pedras da borda. As bromélias-imperiais (Spagnhol Plantas Ornamentais) esconderam o equipamento da Cubos tão bem que muita gente nem percebeu de onde vem a cascata no cantinho do lago. Com as folhas longas e pontudas, a Dracaena thalioides (Boa Vista Plantas Ornamentais) faz um fundo elegante pra destacar as bromélias "Porto Seguro" (Plantação Local). A areia clara, especial para lagos, cria um oposto belo com a folhagem preta da bromélia "Black", da Vivarium Orquídeas & Bromélias, debruçada ao longo da borda da janela. Juliana Valentini (@deverdecasa) dá os toques finais no tronco, que usamos de poleiro pros pássaros que vierem comer e beber água. Repare nas flores vermelhas da guzmânia (@milplantas), uma bromélia muito usada na decoração. Na última foto da galeria, o técnico da STIHL, Josué Queiroz, passa orientações de segurança pra mim e para meu querido jardineiro, Juareis Januário, parceiro nas verdinhas há mais de 15 anos.

Jardim vertical do primeiro episídio do A Louca das Plantas


Quem assistiu ao primeiro episódio do A Louca das Plantas, no GNT, deve ter reparado que as verdinhas renovaram também a lateral da garagem da Casa Amarela. A ideia era criar uma parede verde moderna, de fácil manutenção e que não avançasse muito na área de garagem, já que, com tantos moradores, muitos carros podem estacionar por ali. A pintura do muro estava bem manchada, então, primeiro limpamos bem pra depois entrar com esse verde alegre de base, uma cor da @tintascoral linda até no nome, "Abrigo da Mata". Conversando com a geometria das lajotas do lago e a parede de pedra da fachada, nossa equipe fez bonitos hexágonos em cores vivas — nos tons "Encontro Marcado" e "Pimenta Ardida" —, gerando essa padronagem interessante, bidimensional em alguns trechos e tridimensional em outros. Os vasos Colmeia, da @vasart_vasos, podem ser presos em várias posições, permitindo que as plantas pendentes saiam tanto por cima quanto pelas laterais do desenho. Pra dar leveza, usamos suportes aramados no mesmo formato, também da Vasart, que permitem o encaixe de mais vasos. Como essa parede recebe sol a tarde toda, escolhemos duas espécies pendentes que são pau pra toda obra. As flores vermelhas e amarelas são da lanterninha-chinesa, uma delicada planta pendente que atrai beija-flores em seus "balõezinhos". Em outros vasos, usamos aspargo-ornamental, essa densa cabeleira que aguenta até passar sede por uma semana graças às raízes em forma de batatinhas, que armazenam água e dão valentia pra essa moça super usada no paisagismo vertical. Na última foto da galeria (vai arrastando as imagens pra ver todas), você vê a parede como está hoje, cinco meses depois de implantada, com o aspargo super vigoroso e as lanterninhas no final da florada (as cores estão diferentes porque fotografei no final da tarde). Um truque que mostramos na série é adicionar vermiculita ao substrato da All Garden pra aumentar a umidade nos vasos e ajudar o painel a se manter molhado sem a necessidade de muitas regas. Você encontra vermiculita da @dimyprodutos em floricultura ou bons gardens centeres como o @shopgarden. ;)

Banco de madeira para apreciar o jardim


Lago é um ambiente perfeito pra relaxar e contemplar, então, nada mais gostoso que ficar num banco à sombra das árvores e curtir a paisagem! Essa foi a nossa ideia ao criar esse cantinho na Casa Amarela. Neste ângulo, tirado de dentro da casa, dá pra ver bem a limpeza que fizemos na Strelitzia augusta, a planta grandona que parece uma bananeira e está à esquerda do banco, sombreando a área. Usamos uma motosserra especial da Stihl pra isso, que permite o manuseio com uma mão e é muito leve, à bateria, a MSA 160 T. Com a poda das folhas mais baixas, abrimos espaço pra maciços de verdes variados embaixo da strelitzia, que ocupamos com calatéias (@racosta.plantasornamentais), dracenas (Boa Vista Plantas Ornamentais) e a strelitzia comum (também chamada de ave-do-paraíso), que veio da Spagnhol Plantas. Do lado direito do banco, a cravina "Pink Kisses", da @florabeijo, com suas florzinhas cor-de-rosa, alegrou o ambiente e fez um contrate lindo com a folhagem fininha do cróton "Picasso's Paintbrush", uma novidade da @magna_flora, perfeita pra criar volumes em canteiros de meia-sombra. Colocamos ainda um suporte pra frutas, do Shopping Garden, que encheu de pássaros tão logo acabaram as filmagens! Na última foto, repare nas cores vibrantes da iresine e do camarão-amarelo, emoldurando a vida real dessa casa cheia de amigos! Perdeu o episódio de estreia? Tem tabelinha de reprises (clique aqui)! Amou o lago? Amanhã, quarta-feira, dia 16, às 19h, tem live no YouTube AO VIVO com o laguista, Rogério Bernardes, da @jardinselagospaisagismo - clique aqui para assistir.

Conteúdo adicional e vídeo detalhado de cada episódio


Dá só uma olhada nos temas dos episódios que já foram ao ar e o que você só vê aqui (clique para saber mais):
Episódio 1: um lago no jardim - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 2: plantas e bichos de estimação - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 3: horta na laje - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 4: varanda com jardim vertical - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 5: quintal com jabuticabeira e orquidário - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 6: plantas para refrescar sua casa - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 7: sala pequena transformada em floresta - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 8: jardim cheio de flor em piso cimentado - vídeo exclusivo e post com informações
O que você não vê na TV: A Louca Das Plantas - 15 Curiosidades do Programa de TV

Você pode assistir os episódios no GNT Play.

postado em 21/01/2019 - Leia mais
©

Palhinhas protetoras

Quando pensamos em cultivar plantas, imaginamos que basta um pouco de terra ou substrato e, de vez em quando, adubo e água. Essa regra parece que é suficiente, seja para jardim, canteiro de horta ou apenas um vaso dentro de casa. Mas, entre o solo e as verdinhas, precisa ser … (+)
Leia mais
©

Jardim vertical

Com os espaços cada vez menores em casas e apartamentos, a jardinagem precisou se adaptar e… escalar paredes! Jardins verticais, painéis verdes, quadros vivos, os nomes variam, mas a técnica é a mesma: trabalhar vasos presos na vertical, bem pertinhos uns dos outros, com ou sem irrigação automatizada, liberando espaço … (+)
Leia mais
© Patricia Klemtz

Venha para o lado Verde da Força

Plantas morrem, por mais que cuidemos. Vasos se quebram. Sementes, às vezes, não germinam. O dedo-verde, de vez em quando, vira dedo-podre. Erros fazem parte da vida de qualquer jardineiro, seja o profissional, o hobbysta ou praquele dono de um único vaso de planta. ossa jardineira Carol Costa conta como … (+)
Leia mais
© Patricia Klemtz

Início da Primavera 2019

A primavera de 2019 chegou nesta segunda-feira, dia 23 de setembro, às 4h50, e vai até o dia 22 de dezembro, quando dá espaço para o verão. A estação mais florida do ano é aguardada por todos nós, e como não poderia ser, é a época do ano mais querida … (+)
Leia mais
© Juliana Valentini/De Verde Casa

Comece a trabalhar hoje mesmo com plantas

Nossa jardineira Carol Costa dá uma dica de ouro para quem quer começar ainda hoje a trabalhar com plantas – sim, é totalmente possível e, ela tem conhecimento no assunto. Imagine o quanto passou uma jornalista experiente e com 20 anos de profissão que decide trilhar uma nova carreira no … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Livro Cactos e outras Suculentas para Decoração

Quem é fã de cactos e suculentas sabe o quando é difícil encontrar informações sobre essas plantinhas queridas. Classificar a coleção de "gordinhas" e identificar as espécies com exatidão é uma tarefa árdua. Pesquisar na internet acaba trazendo mais dúvidas do que soluções. Mas, respire aliviado, porque o tempo de … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Por um mundo mais verde e menos cinza

Nossa piracicabana Carol Costa conta um pouco sobre como mudou de área, trocando 15 anos de vida de escritório pela melhor carreira da sua vida: jardineira. No texto abaixo, publicado originalmente no Instagram, a ex-jornalista mostra que escolher o próprio caminho é possível, e que vale a pena investir e … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

O básico sobre orquídeas Phalaenopsis

Orquídeas são uma das flores mais utilizadas para presentear, e no Dia das Mães não é diferente. Depois de ganhar a planta, vem a pergunta que muitas pessoas fazem: e agora, como cuidar desta bela flor? Nossa jardineira Carol Costa ensina os cuidados básicos para as mamães felizardas e futuras … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Trabalhar com plantas é fácil, acessível, e pode ser sua próxima carreira

O verde acolhe todos. Plantar em um jardim ou vaso é algo democrático, acessível e simples, mesmo para quem é jardineiros de primeira viagem. Nossa jardineira Carol Costa conta neste texto, como as plantas conseguem reunir pessoas de várias áreas. Profissionais como jardineiros, paisagistas, produtores de espécies ornamentais e alimentícias … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Como saber se uma planta é tóxica ou segura para seu pet

Existe uma fonte segura com uma lista de plantas que são tóxicas para animais? Nossa jardineira Carol Costa costuma responder muitas perguntas sobre essa dúvida comum de amantes de jardinagem e também são tutores de pets. Antes de ficar apavorado com notícias da internet, principalmente casos isolados, e sair divulgando … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Tenha mais plantas e use menos desinfetantes

O verde domesticado A jardinagem ganha cada vez mais espaço em casas, escritórios e apartamentos – mas nunca estivemos tão distantes do quintal de terra dos nossos avós Por Carol Costa Uma criança precisa de menos de 20 minutos fazendo bolinhos de terra ou correndo descalça no gramado para ir … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Como ter uma horta dentro de casa mesmo sem sol

Este é o canto mais escuro da minha cozinha, distante 3,5 metros da janela face Sul, aquela que recebe só claridade, nunca sol. Não poderia ser um lugar mais impossível pra se ter uma horta e, no entanto, aqui estão minhas verdinhas com dez dias de vida, crescendo animadas nesse … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 8

Nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 8 do programa A Louca das Plantas, no GNT, um jardim mediterrâneo em uma cobertura! Os desafios era acabar com o vento, o que impedia o cultivo de qualquer planta. Nossa louca piracicabana também queria criar não só um jardim, mas um espaço … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 7 (selva urbana)

Nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 7 do programa A Louca das Plantas, no GNT, uma verdadeira selva urbana. Uma das salas do apartamento da Fernanda e do Andrés tinha uma janela enorme, muita claridade, uma mesa com quatro lugares, e, alguns vasinhos com as plantas bem tristes, já … (+)
Leia mais