página inicial / blogs / Edvin Markstein Zimmermann

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 5

© Carol Costa/Minhas Plantas
Dá para ter uma mini-fazenda em um... quintal? Claro que dá! Com direito a horta, jabuticabeira, orquidário e muitas, muitas plantas. No episódio 5 do A Louca das Plantas do Canal GNT, nossa jardineira Carol Costa mostrou dicas de como impedir que um gato atrapalhe o cultivo de uma horta e faça do jardim seu banheiro particular, tudo sem agredir o bichano e sem usar nada tóxico. Também ensinou como ter um orquidário para orquidófilo nenhum botar defeito e, apresentou uma jabuticabeira-sabará. Nas palavras da nossa Louca das Plantas, mais detalhes sobre o episódio da mini-fazendinha:

Tintas, móveis, plantas, flores e uma jabuticabeira


Milagre? Mágica? Nãoooo, só plantas e um pouquinho de coragem. No último episódio do #ALoucaDasPlantas no Canal GNT, o quintal do Matheus e da Alice tinha potencial pra um jardim super produtivo. Só faltavam verdes. Usamos essa cor por todos os lados, tanto nas folhas quanto nas paredes: repara como os tons Floresta Negra e Figo Verde, da Tintas Coral, ajudaram a dar a impressão de espaço maior? Sempre que puder, use cores escuras pra fazer fundo em jardins pequenos. Valem tons terrosos, como ocre, marrom e castanho, e também tons folhosos, como os que escolhemos. Quanto mais escura e puxando pro preto a cor for, mais profundidade ela dá e mais ela camufla as paredes, dando a impressão de espaço maior do que é. Pra fazer o contorno, escolhemos pleomeles-variegadas (Spagnhol Plantas Ornamentais), arbusto de folhagem rajada de verde e creme, variedade excelente pra ambientes ensolarados (se tiver um espaço com mais sombra, prefira a pleomele toda verde). No preparo do solo, que estava duro em alguns pontos, usamos o perfurador BT 131 da Stihl Ferramentas, o mesmo que fez aqueles buracos no episódio do lago, lembra? Com a terra fofa, melhorada com adubo bokashi e substrato da All Garden Holambra, plantamos batata-doce-verde (produzida pela Sou da Terra, de Holambra) e Sunpatiens brancas (Flora Beijo), pra trazer cor e comida pro ambiente, já que tanto a raiz da batata-doce quanto as flores da Sunpatiens são comestíveis. A espreguiçadeira, que dá um clima de paz pro ambiente, é da Sodimac, de onde vieram também a almofada, os copos e outros objetos de decoração. Do lado direito do canteiro, a estrela do projeto é uma jabuticabeira-sabará de 4 metros de altura feita pelos maiores experts nessa frutífera, o pessoal do Jabuticabeira Produzindo. Vou falar sobre a jabuticabeira, detalhar o orquidário e esmiuçar as soluções de horta nos próximos posts e no vídeo que sobe amanhã no canal Minhas Plantas, tem muita coisa legal pra contar. Quer ajudar o programa a ter segunda temporada? Marca aqui nos comentários três pessoas que você acha que vão gostar desse conteúdo verdinho!



Transportando uma jabuticabeira com jabuticabas


Quem vê pronto não faz I D E I A da trabalheira que foi colocar essa senhora de 18 anos aí dentro, então, a cada nível de dificuldade, quero ouvir um "oh!" de espanto seu, combinado? No A Louca das Plantas no GNT, a maior loucura da série todinha foi botar uma jabuticabeira de MEIA TONELADA ooh! num quintal que tinha não uma, mas DUAS ESCADAS de acesso. Oooh! Niqui a moça foi retirada com um braço mecânico especial, saindo da estufa do Jabuticabeira Produzindo, em Cerquilho, no interior de SP, pra ir morar numa casa na capital paulista. Pegou estrada inteirinha embrulhada em malha, pra proteger a densa copa e as centenas de frutas que já estavam no pé. Ooooh! A equipe inteira arregaçou as mangas pra ajudar a passar o largo vaso degrau por degrau. Marco Lorscheitter, nosso assistente de direção e rei dos Vikings, fez tanta força que machucou as costas, então, verdinho, nãooo tente levantar uma árvore numa escada sem MUITA ajuda (ou com um caminhão munck, se o acesso ao lugar permitir). Nas imagens, você nota que até as meninas ajudaram, olhaí a Juliana Valentini (@deverdecasa) e a Tais Cohn fazendo bonito e segurando a copa pra não arrastar no chão. ;) Nas últimas imagens, seu Eugênio, nosso cenotécnico, faz a instalação da caixa de madeira e eu passo o impermeabilizante da Tintas Coral, pra fazer esse banco lindo durar muitos anos mesmo na chuva. No final, Godofredo e eu curtimos a sombrinha da jabuticabeira minutos antes de encerrarmos o episódio — Godô foi emprestado, mas já migrou de volta pra minha casa, que ganso de madeira é muito cara-de-pau e quer milho especial. Ooooooh! Tem vídeo novo contando todos os segredos da jabuticabeira e também do orquidário, vai já pro YouTube do Minhas Plantas que tá super caprichado o episódio mastigadinho do Louca! Oooooooh!

Conteúdo adicional e vídeo detalhado de cada episódio


Dá só uma olhada nos temas dos episódios que já foram ao ar e o que você só vê aqui (clique para saber mais):
Episódio 1: um lago no jardim - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 2: plantas e bichos de estimação - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 3: horta na laje - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 4: varanda com jardim vertical - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 5: quintal com jabuticabeira e orquidário - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 6: plantas para refrescar sua casa - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 7: sala pequena transformada em floresta - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 8: jardim cheio de flor em piso cimentado - vídeo exclusivo e post com informações
O que você não vê na TV: A Louca Das Plantas - 15 Curiosidades do Programa de TV

Você pode assistir os episódios no GNT Play.
postado em 12/02/2019 - Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Livro Cactos e outras Suculentas para Decoração

Quem é fã de cactos e suculentas sabe o quando é difícil encontrar informações sobre essas plantinhas queridas. Classificar a coleção de "gordinhas" e identificar as espécies com exatidão é uma tarefa árdua. Pesquisar na internet acaba trazendo mais dúvidas do que soluções. Mas, respire aliviado, porque o tempo de … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Por um mundo mais verde e menos cinza

Nossa piracicabana Carol Costa conta um pouco sobre como mudou de área, trocando 15 anos de vida de escritório pela melhor carreira da sua vida: jardineira. No texto abaixo, publicado originalmente no Instagram, a ex-jornalista mostra que escolher o próprio caminho é possível, e que vale a pena investir e … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

O básico sobre orquídeas Phalaenopsis

Orquídeas são uma das flores mais utilizadas para presentear, e no Dia das Mães não é diferente. Depois de ganhar a planta, vem a pergunta que muitas pessoas fazem: e agora, como cuidar desta bela flor? Nossa jardineira Carol Costa ensina os cuidados básicos para as mamães felizardas e futuras … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Trabalhar com plantas é fácil, acessível, e pode ser sua próxima carreira

O verde acolhe todos. Plantar em um jardim ou vaso é algo democrático, acessível e simples, mesmo para quem é jardineiros de primeira viagem. Nossa jardineira Carol Costa conta neste texto, como as plantas conseguem reunir pessoas de várias áreas. Profissionais como jardineiros, paisagistas, produtores de espécies ornamentais e alimentícias … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Como saber se uma planta é tóxica ou segura para seu pet

Existe uma fonte segura com uma lista de plantas que são tóxicas para animais? Nossa jardineira Carol Costa costuma responder muitas perguntas sobre essa dúvida comum de amantes de jardinagem e também são tutores de pets. Antes de ficar apavorado com notícias da internet, principalmente casos isolados, e sair divulgando … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Tenha mais plantas e use menos desinfetantes

O verde domesticado A jardinagem ganha cada vez mais espaço em casas, escritórios e apartamentos – mas nunca estivemos tão distantes do quintal de terra dos nossos avós Por Carol Costa Uma criança precisa de menos de 20 minutos fazendo bolinhos de terra ou correndo descalça no gramado para ir bem … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Como ter uma horta dentro de casa mesmo sem sol

Este é o canto mais escuro da minha cozinha, distante 3,5 metros da janela face Sul, aquela que recebe só claridade, nunca sol. Não poderia ser um lugar mais impossível pra se ter uma horta e, no entanto, aqui estão minhas verdinhas com dez dias de vida, crescendo animadas … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 8

Nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 8 do programa A Louca das Plantas, no GNT, um jardim mediterrâneo em uma cobertura! Os desafios era acabar com o vento, o que impedia o cultivo de qualquer planta. Nossa louca piracicabana também queria criar não só um jardim, mas um espaço … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 7 (selva urbana)

Nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 7 do programa A Louca das Plantas, no GNT, uma verdadeira selva urbana. Uma das salas do apartamento da Fernanda e do Andrés tinha uma janela enorme, muita claridade, uma mesa com quatro lugares, e, alguns vasinhos com as plantas bem tristes, já … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 6

Um apartamento pode ter muitas plantas, só é preciso escolher as espécies corretas, e é exatamente isso que nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 5 do programa A Louca das Plantas no GNT. Olhando a disposição das janelas, nossa louca piracicabana entendeu que a sala recebe uma quantidade de … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 4

O episódio 4 do A Louca das Plantas foi ao ar na última sexta-feira, dia 01/02, pontualmente às 22h no Canal GNT. Os verdinhos que acompanham o programa da nossa jardineira Carol Costa já viram a criação de um jardim com lago que atraiu até uma garça, a transformação … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 3

O episódio da horta na laje fez muito sucesso. Quem assistiu o programa A Louca das Plantas no Canal GNT, viu quantas espécies de plantas nossa jardineira Carol Costa consegue colocar num mesmo espaço, unindo harmonia, beleza e funcionalidade. A quantidade de informações é tão grande, que a jardineira piracibacana … (+)
Leia mais
mostrar mais