A Louca das Plantas - detalhes do episódio 4

© Carol Costa/Minhas Plantas

O episódio 4 do A Louca das Plantas foi ao ar na última sexta-feira, dia 01/02, pontualmente às 22h no Canal GNT. Os verdinhos que acompanham o programa da nossa jardineira Carol Costa já viram a criação de um jardim com lago que atraiu até uma garça, a transformação de um quintal de um apartamento em recanto verde no melhor estilo "urban jungle", e o nascimento de uma horta em uma laje cheinha de hortaliças e até árvores frutíferas. Qual será a surpresa que nossa piracicabana guardou para nós? O desafio será uma transformar uma varanda em um oásis verde e florido!

Para explicar ainda mais detalhes do que foi feito no episódio 4, nossa jardineira Carol Costa preparou este vídeo. Nas palavras da nossa Louca das Plantas, uma prévia do que seria o programa e mais detalhes do que foi mostrado neste novo episódio:

Uma varanda cheia de plantas e flores


EPISÓDIO NOVO, êêêê!!! Hoje, às 22h, tem #ALoucaDasPlantas no Canal GNT, já bota alarme no celular pra não esquecer. Tá lindo esse episódio gravado numa varanda, cheio de desafios complexos pra gente resolver, saca só:
– não pode pintar a parede
– não pode furar uma das paredes
– não pode furar o teto de gesso
– não tem muito espaço no chão
Comquifais pra encher de planta um ambiente com tanto NÃO?!? Chama a Louca! Na foto, uma palhinha do arranjo de mesa que o Marcio Leme, florista da MilPlantas, fez pra gente desmaiar de lindeza profunda. Seu apê também é cheio de nãos? Quem se identifica com algum desses perrengues que a gente enfrentou?


Mais detalhes das plantas e links de parceiros e fornecedores


Os arranjos florais de Marcio Leme


Close no arranjo BAPHÔNICO que o Marcio Leme, da MilPlantas, fez pro quarto episódio do A Louca das Plantas no Canal GNT. Pausa dramática. Olha de novo. Eu sou fã do trabalho desse florista muito antes de virar jardineira: quando ainda era jornalista, passava na MilPlantas pra ver a maneira elegante como os produtos ficam dispostos na loja, os arranjos que ele faz com itens absolutamente incomuns — até coelhinhos de chocolate ele já usou! — e a alegria e sofisticação que ele imprime em seus trabalhos. Fiquei muito feliz quando ele topou fazer dois arranjos grandes e todo o caminho de mesa nessa varanda florida, cheia de móveis, objetos e amor. No vaso alto, tem cravinas, Cymbidium (Holambelo), flor seca de jatropha, hortênsias ainda em botão, cordyline-chocolate (Spagnhol Plantas), Echeveria (Echeverias van Kampen) e cachos de amarantos, dando essa dramaticidade pra composição. O trabalho é todo montado em espuma floral da Floral Atlanta e depois encaixado no vidro alto, que foi internamente coberto com uma folha longa de antúrio. Nas outras fotos, eu e Marcinho curtindo o arranjo de mesa super tropical e exuberante, feito com alpínia-rosa, bastão-do-imperador, sementes de scheflera, folhas de mini costela-de-adão e de Calathea insignis (R. Acosta Plantas Ornamentais), tudo montado em espuma e preso em pratinhos de plástico, pra proteger a madeira da mesa. Se você babou no trabalho do Márcio, cola nele que volta e meia ele abre turma de artes florais.

As espécies de plantas utilizadas na varanda


Quantos vasos MORTOS você tem em casa? Tô falando de vaso só com terra, cachepô de orquídea completamente esturricada, bowl que só tem trevo e pedrinha branca... Dá um rolê pelo seu cantinho verde pra conferir o tanto de matinhos, folha seca e terra pobrinha tem à vista nos vasos abandonados. E não acha que isso é só com você, não, verdinho: eu também faço essas buscas de vez em quando porque plantinhas morrem em velocidades que nem sempre a gente acompanha. Esse era o caso da Ana e do Anderson, anfitriões do quarto episódio do A Louca das Plantas no Canal GNT, que foi ao ar sexta e reprisa até quinta. A varanda classuda do casal tinha bonitos vasos e cachepôes esmaltados completamente... vazios! Imagina a farra que a gente fez de planta? Na primeira foto, a bacia esmaltada com begônia "Beleaf" (Flora Fujimaki) já era deles, mas completamos o mix com vasos da Companhia das Folhas, onde pusemos árvore-da-felicidade (@Shopping Garden), cróton "Gingha" (Magna Flora) e clúsia-variegada (Spagnhol Plantas Ornamentais). Na segunda foto, o terrário feito na redoma (Shopping Garden), cheio de mini marantas (R. Acosta Plantas Ornamentais) e mini Phalaenopsis (@grupo.terravivaGrupo Terra Viva). Ao fundo, dá pra ver o impacto do musgo Forest (Wallflower Brasil), transformando uma parede comum em uma floresta cheia de texturas. Ao lado, a folhagem em forma de coração é o filodendro, planta excelente pra ambientes só com claridade. À direita, você vê a linda Calathea orbifolia, com suas folhas arredondadas, listradas e suavemente arqueadas, uma das minhas plantas prediletas e a estrela da capa do meu livro Minhas Plantas. Na parte debaixo da estante, ciclâmens trazem cor pro cantinho, opção boa de planta com flor pra ambientes sem sol. Na última foto, mais um pouco do centro de mesa tropical feito pelo Marcio Leme, da Milplantas, e o painel vertical que instalamos numa estrutura feita em serralheria, pra não ter de furar a parede. Amanhã tem vídeo detalhando esse projeto, já se inscreve no canal Minhas Plantas que o YouTube é camarada e avisa os inscritos que ativaram o sininho.

Conteúdo adicional e vídeo detalhado de cada episódio


Dá só uma olhada nos temas dos episódios que já foram ao ar e o que você só vê aqui (clique para saber mais):
Episódio 1: um lago no jardim - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 2: plantas e bichos de estimação - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 3: horta na laje - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 4: varanda com jardim vertical - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 5: quintal com jabuticabeira e orquidário - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 6: plantas para refrescar sua casa - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 7: sala pequena transformada em floresta - vídeo exclusivo e post com informações
Episódio 8: jardim cheio de flor em piso cimentado - vídeo exclusivo e post com informações
O que você não vê na TV: A Louca Das Plantas - 15 Curiosidades do Programa de TV

Você pode assistir os episódios no GNT Play.

postado em 1/02/2019 - Leia mais
©

Palhinhas protetoras

Quando pensamos em cultivar plantas, imaginamos que basta um pouco de terra ou substrato e, de vez em quando, adubo e água. Essa regra parece que é suficiente, seja para jardim, canteiro de horta ou apenas um vaso dentro de casa. Mas, entre o solo e as verdinhas, precisa ser … (+)
Leia mais
©

Jardim vertical

Com os espaços cada vez menores em casas e apartamentos, a jardinagem precisou se adaptar e… escalar paredes! Jardins verticais, painéis verdes, quadros vivos, os nomes variam, mas a técnica é a mesma: trabalhar vasos presos na vertical, bem pertinhos uns dos outros, com ou sem irrigação automatizada, liberando espaço … (+)
Leia mais
© Patricia Klemtz

Venha para o lado Verde da Força

Plantas morrem, por mais que cuidemos. Vasos se quebram. Sementes, às vezes, não germinam. O dedo-verde, de vez em quando, vira dedo-podre. Erros fazem parte da vida de qualquer jardineiro, seja o profissional, o hobbysta ou praquele dono de um único vaso de planta. ossa jardineira Carol Costa conta como … (+)
Leia mais
© Patricia Klemtz

Início da Primavera 2019

A primavera de 2019 chegou nesta segunda-feira, dia 23 de setembro, às 4h50, e vai até o dia 22 de dezembro, quando dá espaço para o verão. A estação mais florida do ano é aguardada por todos nós, e como não poderia ser, é a época do ano mais querida … (+)
Leia mais
© Juliana Valentini/De Verde Casa

Comece a trabalhar hoje mesmo com plantas

Nossa jardineira Carol Costa dá uma dica de ouro para quem quer começar ainda hoje a trabalhar com plantas – sim, é totalmente possível e, ela tem conhecimento no assunto. Imagine o quanto passou uma jornalista experiente e com 20 anos de profissão que decide trilhar uma nova carreira no … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Livro Cactos e outras Suculentas para Decoração

Quem é fã de cactos e suculentas sabe o quando é difícil encontrar informações sobre essas plantinhas queridas. Classificar a coleção de "gordinhas" e identificar as espécies com exatidão é uma tarefa árdua. Pesquisar na internet acaba trazendo mais dúvidas do que soluções. Mas, respire aliviado, porque o tempo de … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Por um mundo mais verde e menos cinza

Nossa piracicabana Carol Costa conta um pouco sobre como mudou de área, trocando 15 anos de vida de escritório pela melhor carreira da sua vida: jardineira. No texto abaixo, publicado originalmente no Instagram, a ex-jornalista mostra que escolher o próprio caminho é possível, e que vale a pena investir e … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

O básico sobre orquídeas Phalaenopsis

Orquídeas são uma das flores mais utilizadas para presentear, e no Dia das Mães não é diferente. Depois de ganhar a planta, vem a pergunta que muitas pessoas fazem: e agora, como cuidar desta bela flor? Nossa jardineira Carol Costa ensina os cuidados básicos para as mamães felizardas e futuras … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Trabalhar com plantas é fácil, acessível, e pode ser sua próxima carreira

O verde acolhe todos. Plantar em um jardim ou vaso é algo democrático, acessível e simples, mesmo para quem é jardineiros de primeira viagem. Nossa jardineira Carol Costa conta neste texto, como as plantas conseguem reunir pessoas de várias áreas. Profissionais como jardineiros, paisagistas, produtores de espécies ornamentais e alimentícias … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Como saber se uma planta é tóxica ou segura para seu pet

Existe uma fonte segura com uma lista de plantas que são tóxicas para animais? Nossa jardineira Carol Costa costuma responder muitas perguntas sobre essa dúvida comum de amantes de jardinagem e também são tutores de pets. Antes de ficar apavorado com notícias da internet, principalmente casos isolados, e sair divulgando … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Tenha mais plantas e use menos desinfetantes

O verde domesticado A jardinagem ganha cada vez mais espaço em casas, escritórios e apartamentos – mas nunca estivemos tão distantes do quintal de terra dos nossos avós Por Carol Costa Uma criança precisa de menos de 20 minutos fazendo bolinhos de terra ou correndo descalça no gramado para ir … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Como ter uma horta dentro de casa mesmo sem sol

Este é o canto mais escuro da minha cozinha, distante 3,5 metros da janela face Sul, aquela que recebe só claridade, nunca sol. Não poderia ser um lugar mais impossível pra se ter uma horta e, no entanto, aqui estão minhas verdinhas com dez dias de vida, crescendo animadas nesse … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 8

Nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 8 do programa A Louca das Plantas, no GNT, um jardim mediterrâneo em uma cobertura! Os desafios era acabar com o vento, o que impedia o cultivo de qualquer planta. Nossa louca piracicabana também queria criar não só um jardim, mas um espaço … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

A Louca das Plantas - detalhes do episódio 7 (selva urbana)

Nossa jardineira Carol Costa fez no episódio 7 do programa A Louca das Plantas, no GNT, uma verdadeira selva urbana. Uma das salas do apartamento da Fernanda e do Andrés tinha uma janela enorme, muita claridade, uma mesa com quatro lugares, e, alguns vasinhos com as plantas bem tristes, já … (+)
Leia mais