Três dicas pra montar um jardim vertical

Um jardim vertical é de encher os olhos. Muitas folhagens juntas, formando um paredão verde é o sonho de quem gosta de plantas. Mas, já pensou no que acontece atrás de todas aquelas plantas na parede? Nossa jardineira Carol Costa mostra os "bastidores" e a estrutura de um jardim vertical bem planejado.

Comece com uma boa estrutura


A gente vê um maciço verde, como se uma floresta criasse um paredão, mas tem muito mais que os nossos olhos não enxergam num jardim vertical. Claro, se o projeto foi bem executado. Pra isso, nossa louca das plantas separou três pontos fundamentais pra que você possa criar um jardim vertical que dê muita alegria e nadica de dor de cabeça.

Ficando longe da umidade


A umidade é essencial pra que as plantas de um jardim vertical cresçam bem, já que a grande maioria das espécies são tropicais. Mesmo as que gostam "menos" de água, ainda assim precisam do precioso líquido. E isso pode ser um problemão pra sua parede. A primeira dica é proteger o local onde a estrutura será montada e pra isso, um bom impermeabilizante dá conta do recado. No projeto da Carol foi aplicado Neutrol, um produto bem fácil de encontrar em lojas de tinta e home centers. Esse impermeabilizante tem a vantagem de ser de um tom bem escuro, praticamente preto. Isso causa uma sensação de preenchimento quando as plantas estiverem na parede, funcionando como uma sombra e dando profundidade. Se você não quer passar esse produto, ainda assim, tem dica pra sua plantas subirem pelas paredes felizes...

Segredo #1: estrutura de madeira


Uma forma de manter as plantas não tão grudadas na parede é fixá-las numa estrutura. Carol usou em seu projeto caibros de pínus tratados com verniz. Com esse material, foi criado um retângulo de madeira e com parafusos grandes e buchas adequadas, essa estrutura foi fixada na parede. Garanta que a fixação é boa, já que muito peso será colocado ali: muitos vasos, substrato, plantas e água!

Segredo #2: lona plástica


Pra garantir que o mínimo de água encoste na parede, uma lona plástica é esticada na estrutura de madeira e fixada com grampos. Escolha uma lona preta, pra ter o mesmo efeito de sombra do impermeabilizante. Com o distanciamento da parede proporcionado pelos caibros e com a lona, a umidade terá que se virar pra encontrar a parede!

Segredo #3: tela metálica:


pra ter onde fixar os vasos, uma tela funciona incrivelmente bem! Ela permite que você escolha a posição com uma precisão muito maior, dando espaço pras plantas de diferentes tamanhos e ainda, permitindo que a fixação dos vasos e cuias seja feita com braçadeiras de nylon. Isso é praticidade! Escolha uma tela metálica, de preferência com uma pintura automotiva. Como ela estará em contato direto com os vasos, sem esse tratamento o metal pode oxidar muito rápido. Você encontra essa tela em home centers – Carol sempre encontra essa tela pros seus projetos de painel vertical na Leroy Merlin. Outra opção é encomendar uma tela assim num serralheiro. Quer fazer um painel vertical maior? Sem problemas... a tela que Carol usa tem 1m x 1,2m mas, se precisar preencher um paredão maior, basta ir colocando os módulos um ao lado do outro.

Agora que já sabe como montar sua estrutura, talvez você queira escolher algumas espécies pra montar seu jardim vertical. Carol já mostrou muitas dicas de plantas que ficam ótimas num paredão verde e, você pode encontrar um vídeo ótimo aqui

Materiais mostrados no vídeo:
impermeabilizante (Neutrol)
caibros de pínus
lona plástica
tela verde metálica, de 0,5 polegada, da Leroy Merlin

Links
Guia completo do painel vertical
Passo a passo pra montar um jardim vertical
Galeria de fotos da montagem
Listão de plantas pro jardim vertical

Minhas Plantas recomenda