Lista com 35 plantas ideais para jardim vertical

Até mesmo quem acha que não tem lugar para plantas em casa, deve pensar melhor. Mesmo se você não tem um quintal ou espaço para colocar vasos no chão, pode ter um jardim vertical. Nossa jardineira Carol Costa mostra 35 plantas incríveis que crescem super bem em jardins verticais. Assista esse novo episódio da série de vídeos feita em parceria com o Shopping Garden, e comece a olhar muros e paredões como potenciais jardins!

Todas as plantas mostradas aqui você encontra em qualquer uma das três lojas do Shopping Garden: Tatuapé, Vila Nova e Sul – esta última, a unidade onde o vídeo foi gravado.

Folhagens para um painel vertical


Para começar, um monte de folhagens incriveis. O dólar (Plectranthus verticillatus) é uma planta que gosta de sol, e têm folhas duras e brilhantes. Se o local é de sombra e úmido, escolha véu-de-noiva (Gibasis pellucida), com suas flores brancas miudinhas e folhagem num tom de verde bem bonito. O tostão (Callisia repens) é mais tolerante e vai bem até em meia sombra ou sombra. No sol forte, ele fica mais compacto e, na sombra, bem mais alongado. Outra flex, a jiboia (Epipremmum aureum) vai bem comportada na sombra, e se for para o sol, cresce e fica indócil. Super resistente, parece ser pendente, mas, se a jiboia encontra uma estrutura, ela se agarra e começa a subir.

O filodendro-cordato (Philodendron cordatum) ou o filodendro-brasil (Philodendron hederaceum "Brasil") vai bem em sombra e ambos posseum folhas com formato de coração. Enquanto o primeiro tem um verde bem firme, a folhagem do segundo é toda rajada em tons de verde e amarelo. Para seu jardim vertical ficar mais interessante, o singônio (Syngonium angustatum) traz luz com suas folhas cheias de tons claros de verde.

Variedades de columéias


Columéias são perfeitas para paredes verdes. A columeia conhecida como planta-batom (Aeschynathus radicans) dá flores vermelhas, enquanto a columeia-marmorata (Aeschynathus marmoratus) se destaca pelas folhas marmorizadas. Já a columéia-twister (Aeschynathus "Twister") é uma versão com a folhagem cacheada, toda torcidinha. Peixinho (Nematanthus gregarius) parece uma columéia, mas essa espécie é perfeita para áreas de sol. Seu nome vem das flores, que lembram peixinhos dourados.

Folhagens roxas em uma parede verde


Que tal dar um colorido especial? A ginura (Gynura procumbens), tem folhas roxas com uma leve penugem (daí seu outro nome, veludo-roxo); dependendo do ângulo, a planta muda de cor. Também com folhagem roxa, a trapoeraba-roxa (Tradescantia pallida) fica com um cor ainda mais vibrante quando recebe bastante sol. O lambari (Tradescantia zebrina) tem, além do tom roxo, listras verdes.

Heras, avenvas e samambaias


Não dá para falar em painel vertical e muros cobertos de plantas sem lembrar da hera (Hedera canariensis). É um grupo grande, e têm varidade de formato e cores de folhas. São rústicas, suportam sombra e meia sombra, e crescem rápido, se agarrando e subindo quando conseguem, ou então, ficam pendentes.

Avencas (Adiantum raddianum) podem ser encontratas numa versão mais "atual" – a avenca-variegada (Adiantum raddianum "Variegada") tem manchas mais claras em sua folhagem. A renda-portuguesa (Davallia fejeensis) também é bem vintage, com suas raízes peludinhas características. Mas, a rainha das plantas verticais é a samambaia (Nephrolepsis exaltata). O grupo de samambaias possuem milhares de espécies e variedades, como a pequena samambaia-havaiana (Nephrolepsis exaltata var. "Marisa"), a enorme samambaia-do-amazonas (Phlebodium decumanum) e a incrível samambaia-prateada (Pteris argyraea).

Plantas resistentes para locais quentes


Para painéis verticais de locais quentes, escolha ripsális (Rhipsalis baccifera), também chamado de cacto-macarrão, aspargo-alfinete (Asparagus densiflorus "Sprengeri"), ou aspargo-pluma (Asparagus densiflorus "Myersii"); todas essas são plantas que suportam bem alguns dias sem regas (mas não exagere!). Peperômia-scandens (Peperomia scandens), begônia (Begonia cucullata) e também são boas e bonitas opções.

Para um jardim vertical florido


Flores por toda parede? Vá de petúnias (Petunia axillaris), rosas (Rosa X grandiflora), lisimáquias (Lysimachia congestiflora), jasmins-carolina (Gelsemium sempervirens) e brincos-de-princesa (Fuchsia hybrida). Petúnia e jasmim-carolina gosta de sombra, rosa ama locais ensolarados e frios, brinco-de-princesa precisa do solzinho da manhã, e, lisimáquia vai bem onde tem solzão e calor. Tem flor pra todo mundo.

Usando suculentas em painéis verticais


Até suculentas podem ser usadas em painéis verticais: a dedinho-de-moça (Sedum morganianum) gosta de sol forte e cresce devagar, mas é uma planta tão linda que vale a pena (ou já adquira uma bem grande!). Se o local não recebe tanta luz solar, escolha a brasileira flor-de-maio (Schlumbergera truncata) ou a divertida colar-de-pérolas (Senecio rowleyanus).

Ufa! A lista é enorme, e certamente você conseguirá montar seu jardim vertical perfeito para seu local, incidência de sol e gosto pessoal. É só escolher as melhores espécies nessa lista, com calma e sem subir pelas paredes (deixe isso para as plantas).

Site do Shopping Garden
Instagram do Shopping Garden