Intensivão de Jardinagem - Aula 1: solo

Use este link para fazer sua inscrição no Intensivão de Jardinagem:
https://bit.ly/mp_intensivao

Este vídeo está disponível no conteúdo do Curso Online Como Tirar Mudas

Perdeu alguma aula? Aqui tem o link pra assistir!
Aula 1: solo
Aula 2: vasos
Aula 3: plantas
Aula 4: luz
Aula 5: tretas
Aula 6: adubos

Oi, verdim!

Hoje, batemos um recorde no meu coração – e também para o mercado de plantas no Brasil: foi a MAIOR aula de jardinagem online de que se tem notícia, provavelmente a maior também presencial (ai, que saudades desse tempo...). Foram 47 mil pessoas simultâneas no YouTube e, agora, enquanto escrevo, a gente está em primeiro lugar na lista de vídeos em Alta recomendados pelo YouTube. Na frente até de futebol.

Placar: Plantas 1 x 0 Outros temas :)

Eu tô muito feliz e agradecida em ter você aqui comigo, me fazendo companhia, mesmo que à distância, viu? Brigada, brigada, brigada! Olha o tandicoisa que tratamos na aula de SOLOS do Intensivão da Jardinagem:

- O que é solo, chão, terra, pó e tantos outros nomes pra origem de tudo, de plantas a animais e seres humanos
- As três características do solo: física, química e biológica
- Fiz o teste dos dois copos, com Maizena e bolinhas de gude (momento nostálgico da Live)
- O que é um solo argiloso, como absorve água, como reage quando seca, quais seus pontos fortes e fracos e pra quais plantas é mais indicado (tudo bem, amigas folhagens?)
- O que é um solo arenoso, pra que plantas é bom (oi, alecrim!), quais seus prós e contras
- Areia de jardinagem existe? (não, vale qualquer uma que NÃO seja areia da praia!)
- Os tipos de areia que existem e suas diferenças
- Quais as faixas de pH e porque pode ser uma grande burrada "corrigir o solo"
- Como a matéria orgânica atua no solo
- Citei algumas plantas indicadoras de pH, como as samambaias e trevos, que indicam acidez, e as papoulas e oliveiras, que revelam alcalinidade
- Mostrei um peagâmetro e onde encontrar essa ferramenta que dá pistas pra gente (aqui tem)
- Falei sobre os seres que vivem no solo (minhocas, besouros, formigas, cupins, nematóides e muitos outros), quase sempre bichinhos que mais ajudam do que atrapalham
- Expliquei, um por um, os tipos de materiais usados em substrato, que organizo aqui pra você entender melhor (existem muitos outros, essa é só uma pequena lista!):

AUMENTAM a umidade do solo:
- esfagno
- turfa
- vermiculita
- fibra de coco (sem tanino)
- pó de coco (sem tanino)
- matéria orgânica miudinha (húmus, composto orgânico, folhas secas etc)
- casca de macadâmia
- amêndoa do coco
- casca de pínus

deixam o solo mais SEQUINHO:
- areia
- carvão
- perlita
- brita
- pedras em geral
- argila expandida
- palha de arroz carbonizada

Pra finalizar, expliquei que existem muitos substratos que fazem um mix desses materiais, como o HB 1000, que mostrei (com turfa, vermiculita, pó de fibra de coco e casca de arroz carbonizada) ou o substrato de orquídeas, que leva chips de coco, pedacinhos de carvão e casca de pínus.

Verdinho, antes que você pire, entenda que não existe um único substrato que atenda a todas as plantas nem aquele perfeito, que se não for ele, sua planta vai morrer. Há muitas formas de mudar as características do substrato e, PRINCIPALMENTE, de fazer adaptações com coisas que você tenha à mão. Digo isso pra você não ficar refém do que vem escrito no pacote e aprender a usar a cachola, tá?

Ah, aqui vão respostas pra coisas que MUITA gente perguntou:

- Onde comprar seus livros?
Estão todos à venda aqui, só clicar no livro que você quer que o site direciona pra Amazon (clique aqui)

- Quis dizer livros autografados, Carol...
A rede Net Shopping Garden e a Editora Companhia das Letras são os únicos lugares com lotes autografados do Minhas Plantas - Jardinagem para Todos (Até Quem Mata Cactos). O site no NetShopGarden, inclusive, tem um monte de produtos que mostrei na aula, caso você queira comprar, e está com 10% de desconto pra alunos que usarem o cupom INTENSIVAO. Link aqui, ó.

- De onde é sua camiseta?
Opa, essa Monstera aquarelada linda é da Loja Botânica, que também está com descontíneo pros verdinhos que usarem o cupom INTENSIVAO. (vai se acostumando...)

- Que outros cursos você tem?
Vixe, um monte! Por enquanto, um de Como Tirar Mudas, um de Orquídeas sem Frescura (juro que é o nome do curso), e um, profissionalizante, sobre Arranjos com Suculentas. Deixei os links todos pra você ver as apresentações de cada um (clique no nome do curso). ;)

Ufa! Chega, tenho de organizar a bagunça toda aqui pra aula de amanhã. Manda o link pro seu amigo "dedo podre" vir descobrir comigo que ele vai conseguir se redimir de tanto planticídio? Cola este LINK no grupo do Whats, manda pra galera toda: https://aulas.minhasplantas.com.br/intensivao-de-jardinagem/

E fim. Chega por hoje que amanhã tem mais!

Beijo nocê!

Carol Costa

Minhas Plantas recomenda