Brincar na terra e com plantas é bom para crianças e adultos

© Carol Costa/Minhas Plantas

Tesouros escondidos lá fora


Procurar bichinhos, subir em árvores, comer trevinhos e fazer bolo de barro são algumas aventuras que esperam você e seus filhos bem longe do computador.

Por Carol Costa

A receita era de família: um maço de trevos bem picados, água o quanto baste, dois punhados de terra, um caramujo desavisado e, voilà!, estava pronto o bolinho. De barro, é claro, como devem ser os bons assados infantis. O trevo ia da boca pro barro e, eventualmente, de volta pra boca, carregando consigo a crocância de uns grãos de areia. Minha mãe se descabelava para desencardir minhas calças. Mas que criança feliz tem roupas sem manchas?

As descobertas ao brincar em um jardim


Brincar "lá fora" envolve descobertas maravilhosas. É ver a lagarta e entender a borboleta. Olhar uma rã em sua graça e não em seu visgo. Descobrir na boca o tempo certo de colher mangas e a rapidez das moscas-da-fruta na goiabeira.

Não há escola mais generosa do que uma árvore robusta. Escalar, procurar, caçar, pendurar, degustar, cair, quebrar – eis os verbos que a aula de português nunca ensinará de forma palpável. Como é que pode a fruta já nascer com o bicho dentro? Quem botou a lagarta ali, enroladinha? Como cabe uma borboleta inteira no casulo? De onde vem o acordar das sementes ao menor borrifo de água? Pra onde vão os cabelinhos do dente-de-leão depois de assoprados?

Uma visita cuidadosa à sombra de uma árvore pode revelar: um ninho de passarinho abandonado; duas minhocas secas; vários frutos cobertos de bolores coloridos; meia casquinha de cigarra.

As samambainhas crescem tronco acima. As ripsális correm galho abaixo. A grama foge da sombra em busca do sol e, enquanto líquens decoram o bordado das aranhas, dezenas de brotos crescem aos pés da planta mãe. No chão, pulsam besouros de todos os formatos, tamanhos e fúrias.

E a sapiência do cavocar? É assim que se rompe o edredom de folhas secas e encontra-se o marshmallow de fungos. Chega-se à terra, primeiro dura, seca e avermelhada, e depois grumosa, úmida e quente. É no cavocar frenético que minhocas são partidas e surgem as raízes, tubérculos e rizomas, uma trama de fios que conversam entre si.

Uma cavocada aqui e logo surgem as formigas trec-trec. Surge também a lagartixa, para logo sumir, com a velocidade do pensamento. Aparecem mais raízes: redondas como as da zamioculcas; fininhas tal qual as da jabuticabeira; peludas que nem as da orquídea sapatinho. A expedição mal chega ao auge e já é preciso abandoná-la, ora por causa de uma mamangava que brotou do nada, ora por conta dos pernilongos sedentos ao cair da noite.

Brincar na terra quando se mora em apartamento


Talvez você me lance um olhar de descrédito enquanto pensa "pudera, cresceu no interior". Pois saiba que não! Até os 11 anos fui criada em São Paulo, em apartamento. O meu "lá fora", como o de milhões de crianças, era o pátio do prédio, sob a vigilância do porteiro e a armadura das grades de ferro.

Ninguém precisa de um quintal para se beneficiar de vitamina S – de sujeira, é claro! Aliás, você pode curtir esses tesouros sem nostalgia nenhuma, sendo o adulto que você é, agora mesmo. Que tal fazer isso já? É só abrir os olhos para as coisas miúdas que correm, voam e farfalham ao seu redor.

Aquela formiguinha que inferniza suas manhãs em visitas constantes ao açucareiro – de onde ela vem? Para onde vai? Que surpresas você descobrirá se resolver segui-la por alguns minutos? Vá atrás da formiga! Cavoque até encontrar o coração da terra e só volte pra rotina quando suas unhas estiverem bem sujas. E traga para mim um carrapicho de souvenir, em vez de um snap dessa tarde feliz.

Publicado na Revista Natureza – 352

postado em 13/08/2018 - Leia mais

Minhas Plantas recomenda

© Carol Costa/Minhas Plantas

Desafio Como Tirar Mudas - Resumos

Nossa jardineira Carol Costa lançou um desafio para ela e os verdinhos muiltiplicarem suas plantas: foi o "Desafio Como Tirar Mudas", onde ensinou em lives diárias transmissões diárias no canal do YouTube do Minhas Plantas. Deu tão certo que, toda quarta-feira, às 10h, tem uma live de 1 hora, com transmissão … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Curso Gratuito de Orquídeas - Resumos

Nossa jardineira Carol Costa criou um curso gratuito de orquídeas, com transmissões diárias no Stories do Instagram do Minhas Plantas. O curso começou no dia 30/04 e vai até o dia 05/05. Corre lá no perfil da louca das plantas no Instagram (clica aqui) pra assistir a última aula. Ah, … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Substrato

Substrato é o termo técnico pra nomear aquilo no que uma planta é plantada. Não é a mesma coisa que “terra” (um conjunto de características físicas, químicas e biológicas a que se dá o termo técnico de “solo”), mas você pode se referir a ele como a “terrinha” na qual … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

110 atividades de jardinagem

Ficar preso em casa, reclusão, quarentena, confinamento, não importa como é chamada essa temporada. Para evitar a propagação do Covid-19, muitas pessoas ficarão em casa o maior tempo possível. Adultos trabalharão no modo home office, crianças não irão às escolas e idosos permanecerão em seus lares. Mas, como diz nossa jardineira … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Palhinhas protetoras

Quando pensamos em cultivar plantas, imaginamos que basta um pouco de terra ou substrato e, de vez em quando, adubo e água. Essa regra parece que é suficiente, seja para jardim, canteiro de horta ou apenas um vaso dentro de casa. Mas, entre o solo e as verdinhas, precisa ser … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Jardim vertical

Com os espaços cada vez menores em casas e apartamentos, a jardinagem precisou se adaptar e… escalar paredes! Jardins verticais, painéis verdes, quadros vivos, os nomes variam, mas a técnica é a mesma: trabalhar vasos presos na vertical, bem pertinhos uns dos outros, com ou sem irrigação automatizada, liberando espaço … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Como ter plantas e pets felizes

Cães que adoram cavar o jardim. Gatos que preferem usar seu canteiro ao invés da caixa de areia. Filhotinhos que resolvem mastigar folhas ou escalar as plantas. Ter a companhia de plantas e animais domésticos em casa é gratificante mas, existem truques pra impedir que essas pequenas travessuras possam acontecer. … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Como começar uma horta em casa do jeito certo

Esta é pra quem quer começar a cultivar seus próprios alimentos em casa, mesmo que tenha pouco espaço. Nossa jardineira Carol Costa vai pegar na sua mão e te levar do "tenho medo de plantar" ao "uau, tudo isso fui eu quem plantou!". No dia 14/02, nossa louca das plantas … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Carol Costa Minhas Plantas - Paisagismo para Todos (Até os Sem Quintal)

Você já pode encomendar o novo livro em pré-venda, com um brinde especial, nas seguintes lojas: Net Shopping Garden Livraria da Vila Livraria da Travessa Livraria Cultura Martins Fontes Onde encontrar o livro: Loja Minhas Plantas Amazon O livro de jardinagem mais vendido dos dois últimos anos é dela. Carol … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

5 segredos pra planta dar flor

Plantas com flores é de encher os olhos de qualquer um. Um orquidófilo fica orgulhoso quando consegue florir suas espécies, assim como um jardineiro de primeira viagem fica com o coração em festa ao notar que um botão começa a surgir na sua plantinha. Nossa jardineira Carol Costa dá 5 … (+)
Leia mais
© Patricia Klemtz

Venha para o lado Verde da Força

Plantas morrem, por mais que cuidemos. Vasos se quebram. Sementes, às vezes, não germinam. O dedo-verde, de vez em quando, vira dedo-podre. Erros fazem parte da vida de qualquer jardineiro, seja o profissional, o hobbysta ou praquele dono de um único vaso de planta. ossa jardineira Carol Costa conta como … (+)
Leia mais
© Patricia Klemtz

Início da Primavera 2019

A primavera de 2019 chegou nesta segunda-feira, dia 23 de setembro, às 4h50, e vai até o dia 22 de dezembro, quando dá espaço para o verão. A estação mais florida do ano é aguardada por todos nós, e como não poderia ser, é a época do ano mais querida … (+)
Leia mais
© Juliana Valentini/De Verde Casa

Comece a trabalhar hoje mesmo com plantas

Nossa jardineira Carol Costa dá uma dica de ouro para quem quer começar ainda hoje a trabalhar com plantas – sim, é totalmente possível e, ela tem conhecimento no assunto. Imagine o quanto passou uma jornalista experiente e com 20 anos de profissão que decide trilhar uma nova carreira no … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Livro Cactos e outras Suculentas para Decoração

Quem é fã de cactos e suculentas sabe o quando é difícil encontrar informações sobre essas plantinhas queridas. Classificar a coleção de "gordinhas" e identificar as espécies com exatidão é uma tarefa árdua. Pesquisar na internet acaba trazendo mais dúvidas do que soluções. Mas, respire aliviado, porque o tempo de … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Por um mundo mais verde e menos cinza

Nossa piracicabana Carol Costa conta um pouco sobre como mudou de área, trocando 15 anos de vida de escritório pela melhor carreira da sua vida: jardineira. No texto abaixo, publicado originalmente no Instagram, a ex-jornalista mostra que escolher o próprio caminho é possível, e que vale a pena investir e … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

O básico sobre orquídeas Phalaenopsis

Orquídeas são uma das flores mais utilizadas para presentear, e no Dia das Mães não é diferente. Depois de ganhar a planta, vem a pergunta que muitas pessoas fazem: e agora, como cuidar desta bela flor? Nossa jardineira Carol Costa ensina os cuidados básicos para as mamães felizardas e futuras … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Trabalhar com plantas é fácil, acessível, e pode ser sua próxima carreira

O verde acolhe todos. Plantar em um jardim ou vaso é algo democrático, acessível e simples, mesmo para quem é jardineiros de primeira viagem. Nossa jardineira Carol Costa conta neste texto, como as plantas conseguem reunir pessoas de várias áreas. Profissionais como jardineiros, paisagistas, produtores de espécies ornamentais e alimentícias … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Como saber se uma planta é tóxica ou segura para seu pet

Existe uma fonte segura com uma lista de plantas que são tóxicas para animais? Nossa jardineira Carol Costa costuma responder muitas perguntas sobre essa dúvida comum de amantes de jardinagem e também são tutores de pets. Antes de ficar apavorado com notícias da internet, principalmente casos isolados, e sair divulgando … (+)
Leia mais