- Nome popular samambaia-havaiana
- Outros nomes mini-havaiana, samambaia-crespa, mini-samambaia-havaiana
- Categoria samambaias
- Ordem Polypodiales
- Família Nephrolepidaceae
- Subfamília —
- Tribo —
- Subtribo —
- Gênero Nephrolepis
- Espécie Nephrolepis exaltata "Marisa"
- Origem híbrido
- Tamanho de 30 a 60 cm
- Propagação por muda e por semente
- Iluminação meia sombra
- Rega muita água
- Plantio o ano todo
- Perfumada não
- Floração sem
- Frutos não comestíveis
Quem olha uma samambaia não imagina que ela seja quase tão velha quanto os dinossauros. Essa primitiva família de plantas possui uma estrutura muito simples, incapaz de gerar flores ou frutos. Por ser um matusalém da jardinagem, a samambaia vem recebendo há décadas modificações genéticas que a tornam mais exótica e resistente, caso da mini-havaiana.
Samambaia-havaiana é um híbrido e se prolifera facilmente
O gênero Nephrolepis possui cerca de 30 espécies, algumas delas tão comuns que chegam a ser consideradas ervas daninhas, vicejando espontaneamente em qualquer tipo de solo que seja ligeiramente ácido e bastante úmido, de preferência em meia sombra, mas também em condições de sombra ou de sol pleno. Curiosamente, a samambaia-havaiana, um híbrido da Nephrolepsis exaltata (variedade "Marisa"), acabou se saindo mais popular do que a espécie que lhe deu origem e, hoje, é a samambaia miniatura mais cultivada no Brasil. Como acontece com as plantas dessa família, a havaiana se reproduz por divisão dos rizomas (os "caules peludos") ou por esporos, aquele pozinho marrom que fica embaixo das folhas: basta que eles em solo bem fofo, úmido e rico em nutrientes, para que produzam mudas. De porte pequeno e ótima para ambientes internos ou à meia sombra, a samambaia-havaiana deve ser mantida úmida e protegida de correntes de vento. Mantenha o vaso em local ventilado e de alta incidência de luz, mas onde não bata sol direto nas folhas.
Samambaia havaiana adora adubos orgânicos - de borra de café à casca de ovos
Essa espécie reage bem à adubação orgânica: borra de café, saquinhos usados de chá, casca de ovo triturada e outros adubos caseiros podem ser usados uma vez por semana, polvilhados no substrato e regados em seguida. Aqui você encontrará mais dicas para deixá-la bonita com adubos que você mesmo prepara em casa.