50 Dias de Verde - a primeira semana

© Carol Costa/Minhas Plantas

Carol Costa vai mostrar que é possível transformar um quintal num jardim de sonhos em apenas 50 dias. É a série projeto 50 Dias de Verde, onde nossa jardineira escritora e apresentadora vai reunir seus amigos verdinhos numa casa em Holambra, a capital brasileira das flores. Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das Ideias, a série 50 Dias de Verde começou no dia 23 de Abril e terá um episódio novo de segunda a sábado, além de uma Live ao vivo aos domingos, até o dia 10 de Junho. A transformação já começou, e para quem perdeu, é só clicar aqui para assistir todos os vídeos. Carol Costa conta no Instagram do Minhas Plantas como foi a primeira semana.

Dia 1


Esse é o Tango, um dálmata de 9 anos, que passou a infância e adolescência destruindo jardins. Ele será meu maior desafio nos próximos dias: a partir de hoje, eu, a jardineira que mora num apartamento na cidade grande, peguei emprestado um quintal numa casinha no interior. Escolhi Holambra, a Cidade das Flores, para ser minha morada temporária nesse projeto lindo que começa hoje, o Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde. Começa agora, às 18h, no Facebook da STIHL (@stihloficial), um bate papo delicinha pra contar FINALMENTE essa novidade, falar do que vem pela frente e, claro, conversar sobre plantas, nossas verdinhas queridas. Corre lá apertar a minha mão, que eu tô com aquele friozinho na barriga...

Dia 2


Hoje é o segundo dia da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, criada pela @stihloficial e feita em parceria com um montão de gente amiga e talentosa. Agora você já pode conhecer a Eveline, a casinha de madeira de Holambra, o Tango, o Zig e minha equipe: os viveiristas Juliana Valentini (@deverdecasa) e Flores Welle, o Flop, do @viveirooiti, e a paisagista Flávia Nunes (@flavianunes_paisagista). Todos os vídeos sobem no canal do Jardim das Ideias e no canal do Minhas Plantas, no YouTube. No blog e no Instagram do @jardimdasideiasstihltem conteúdo extra, dá uma passadinha por lá também! Muito obrigada às outras marcas e aos demais parceiros dessa série que ajudaram nesse episódio: @veilingholambra, @spagnholplantas, @leroymerlinbrasil, @redecobasi, @flortec_eventos, @all_garden_holambra e @islasementes. Amanhã tem mais da nossa novelinha verde! \o/

Dia 3


Aprendi na pós-graduação em Agricultura Biodinâmica que é possível preparar uma pasta natural que estimula uma árvore ou um arbusto a rebrotar. Aí, na foto, estou eu e meu colega de sala, Sandro Henkes, ambos alunos do Instituto Elo (@curso.agricultura.biodinamica), passando pasta biodinâmica numa das árvores da escola. Desde o ano passado eu queria experimentar essa técnica e poder acompanhar, dia após dia, como a árvore reage e, com o Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, agora foi possível. Hoje, terceiro dia da minha aventura num quintal de Holambra, eu e a Juliana Valentini (@deverdecasa) nos inspiramos nessa receita da biodinâmica para criar uma pasta curativa ligeiramente diferente da original, mas igualmente protetora e estimulante para árvores recém podadas. A receita pode ser acompanhada no episódio da nossa novelinha verde criada pela @stihloficial e pelo @jardimdasideiasstihl, no meu canal no YouTube. Usamos numa nogueira de 60 anos que tinha o tronco dividido em três, com duas partes bastante ocas. Vale muito acompanhar a explicação da poda e ver a técnica usada pelo Cacau, nosso especialista convidado nesse episódio. Tá tudo lá no vídeo novo, já viu? Amanhã tem mais!

Dia 4


Phalaenopsis, avencas, rendas-portuguesas, samambaias, chifres-de-veado, schefleras, rendas-francesas... Sabe o que essas verdinhas têm em comum além de fazer fotossíntese? Adoram viver em árvores! Chamadas de epífitas, essas plantas crescem apoiadas em troncos e galhos, abraçadinhas aproveitando a sombra, a umidade, as folhas que caem da copa e até mesmo curtindo a vista. É por isso que a gente prepara o vaso de Phalaenopsis usando uns pedacinhos de casca de pínus — pra que ela ache que ainda está morando numa árvore! No quarto dia da série Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, criada pela @stihloficial em parceria com o @jardimdasideiasstihl, eu e @flavianunes_paisagista preparamos um arranjo de plantas epífitas para enfeitar a nogueira até que os troncos podados rebrotem. Além das Phalaenopsis do @sitiokolibri, usamos outras espécies de orquídeas MUITO resistentes a um pouco de sol, como a chuva-de-ouro e o Epidendrum vermelho, ambos produzidos por @magna_flora. Coroando a combinação, entraram rendas, avencas e um gracioso chifre-de-veado, que escolhemos a dedo nas estufas da @spagnholplantas, em Cordeirópolis. Uma curiosidade sobre essas epífitas é que a maioria das que escolhemos também cresce na terra, desde que seja bem fofa, arenosa e drenada. O passo a passo do arranjo está no vídeo de hoje da nossa novelinha verde, aqui no site Minhas Plantas (deixei link da playlist na bio também, pra facilitar).

Dia 5


Desde que larguei o jornalismo para virar jardineira, não falto a uma Expoflora. Nos últimos anos, também visito o Enflor & Garden Fair e as duas edições do Veiling Market. Neste ano, vou conhecer a Hortitec pela primeira vez. Antes de vir morar em Holambra pra desenvolver o projeto Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, eu jurava que Holambra só tinha como atrativos essas grandes feiras de plantas, os tamancos nas fachadas e um montão de amigos. Agora, vou conhecendo os lugares menos turísticos, onde comprar bonitezas pra arranjos, como esse cantinho do vídeo, a loja da @floralatlantadecor que fica dentro do CAAD. Dias atrás, conheci o Magazine Alcione, que curiosamente vende de panela e sapato a lápis, lã, biquini e cartucho de impressora. Conto mais do nosso quintal em transformação e desse projeto tão sonhado — feito em parceria com a @stihloficial e o @jardimdasideiasstihl —, no episódio de hoje, que já está disponível no link da bio. E pensar que mal passou uma semana, imagina o tanto de coisa bacana que dá pra fazer nos próximos 45 dias?

Dia 6


Tango tem 9 anos e muitos problemas de saúde. Nasceu com gota — pois é, nem eu sabia que essa doença dava em bicho. É surdo de um dos ouvidos. Tem pedra na bexiga, o que o obrigada a tomar remédio todo dia. Faz muito xixi, alguns super demorados, mas, pra nossa sorte, toma bastante água e come a ração medicinal direitinho. Nada disso o impede de fazer drama quando estamos tomando café da manhã, é claro: todos os dias, ele senta ao lado da mesinha da cozinha e fica com essa expressão de dó, de partir o coração. Como a Eveline é quem manda, aqui, obedecemos à risca o que ela pediu: o cachorro só pode comer ração especial, tomar água fresca e receber um ou outro pedacinho de fruta (e nem pode ser qualquer tipo, há muitas que ele não pode comer). Esse serzinho querido, alegre e cavador de buracos já teve seu passado de arruaceiro: Eveline conta que ele derrubava vasos, roía galhos e fazia um estrago no quintal. Agora, mais velhinho, Tango é um cachorro muito comportado e não mexe nas plantas. Nosso desafio no Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde será o de passear bastante com ele para deixá-lo gastar energia e, pouco a pouco, ir introduzindo novas plantas no quintal permitindo que ele cheire, observe e fique livre acompanhando. A @redecobasi nos ajudou a escolher uma ração urinária de boa qualidade tanto para o dálmata quanto para o gato Zig, e os dois agora têm brinquedinhos com os quais se entreterem. Tango não morde mais as plantas e só cava buracos quando ganha osso, o que está proibido por aqui. Por enquanto, nossa técnica está dando certo! Torça pela gente! Ah, o vídeo novo da série criada pela @stihloficial em parceria com o @jardimdasideiasstihl já está no ar, acesse o link na bio. :)

Dia 7


Fazer a transformação de um jardim é gostoso, faz bem pra alma, reconecta com a natureza, reúne a família e cria um canto verde que nos enche de orgulho e alegria. Um refúgio do corre da vida. Não precisa ser um jardinzão, não: dá pra criar esse espaço para as plantas mesmo dentro de um apartamento, num pedacinho de janela. O segredo é olhar o lugar que se quer transformar de uma maneira bastante cuidadosa ANTES de sair fazendo. No episódio de hoje do Jardim das Ideias - 50 Dias de Verde, os especialistas João Rockett e Tatiana Cavaçana, do @permacultura.ipep, mostram que é possível treinar um olhar abrangente e cuidadoso para o entorno. Observar primeiro, matutar até fundir a cuca e só depois agir. Com a ajuda deles, nosso quintal em Holambra vai ganhando um quiosque todinho de mourões de eucalipto. Demora. Dá trabalho. Não é pacotinho de miojo, é um projeto paisagístico pensado pra durar. Amanhã tem folga da nossa equipe, mas eu estarei, às 18h, no Facebook da @stihloficial para a segunda Live da temporada. Vai lá me dar um alô que eu tô cheia de novidades aqui da casa pra contar!

postado em 23/05/2018 - Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Desafio Como Tirar Mudas - Resumos

Nossa jardineira Carol Costa lançou um desafio para ela e os verdinhos muiltiplicarem suas plantas: foi o "Desafio Como Tirar Mudas", onde ensinou em lives diárias transmissões diárias no canal do YouTube do Minhas Plantas. Deu tão certo que, toda quarta-feira, às 10h, tem uma live de 1 hora, com transmissão … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Curso Gratuito de Orquídeas - Resumos

Nossa jardineira Carol Costa criou um curso gratuito de orquídeas, com transmissões diárias no Stories do Instagram do Minhas Plantas. O curso começou no dia 30/04 e vai até o dia 05/05. Corre lá no perfil da louca das plantas no Instagram (clica aqui) pra assistir a última aula. Ah, … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Substrato

Substrato é o termo técnico pra nomear aquilo no que uma planta é plantada. Não é a mesma coisa que “terra” (um conjunto de características físicas, químicas e biológicas a que se dá o termo técnico de “solo”), mas você pode se referir a ele como a “terrinha” na qual … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

110 atividades de jardinagem

Ficar preso em casa, reclusão, quarentena, confinamento, não importa como é chamada essa temporada. Para evitar a propagação do Covid-19, muitas pessoas ficarão em casa o maior tempo possível. Adultos trabalharão no modo home office, crianças não irão às escolas e idosos permanecerão em seus lares. Mas, como diz nossa jardineira … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Palhinhas protetoras

Quando pensamos em cultivar plantas, imaginamos que basta um pouco de terra ou substrato e, de vez em quando, adubo e água. Essa regra parece que é suficiente, seja para jardim, canteiro de horta ou apenas um vaso dentro de casa. Mas, entre o solo e as verdinhas, precisa ser … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Jardim vertical

Com os espaços cada vez menores em casas e apartamentos, a jardinagem precisou se adaptar e… escalar paredes! Jardins verticais, painéis verdes, quadros vivos, os nomes variam, mas a técnica é a mesma: trabalhar vasos presos na vertical, bem pertinhos uns dos outros, com ou sem irrigação automatizada, liberando espaço … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Carol Costa Minhas Plantas - Paisagismo para Todos (Até os Sem Quintal)

Você já pode encomendar o novo livro em pré-venda, com um brinde especial, nas seguintes lojas: Net Shopping Garden Submarino Livraria da Vila Livraria da Travessa Livraria Cultura Martins Fontes O livro de jardinagem mais vendido dos dois últimos anos é dela. Carol Costa começou matando plantas, da mesma forma … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

5 segredos pra planta dar flor

Plantas com flores é de encher os olhos de qualquer um. Um orquidófilo fica orgulhoso quando consegue florir suas espécies, assim como um jardineiro de primeira viagem fica com o coração em festa ao notar que um botão começa a surgir na sua plantinha. Nossa jardineira Carol Costa dá 5 … (+)
Leia mais
© Patricia Klemtz

Venha para o lado Verde da Força

Plantas morrem, por mais que cuidemos. Vasos se quebram. Sementes, às vezes, não germinam. O dedo-verde, de vez em quando, vira dedo-podre. Erros fazem parte da vida de qualquer jardineiro, seja o profissional, o hobbysta ou praquele dono de um único vaso de planta. ossa jardineira Carol Costa conta como … (+)
Leia mais
© Patricia Klemtz

Início da Primavera 2019

A primavera de 2019 chegou nesta segunda-feira, dia 23 de setembro, às 4h50, e vai até o dia 22 de dezembro, quando dá espaço para o verão. A estação mais florida do ano é aguardada por todos nós, e como não poderia ser, é a época do ano mais querida … (+)
Leia mais
© Juliana Valentini/De Verde Casa

Comece a trabalhar hoje mesmo com plantas

Nossa jardineira Carol Costa dá uma dica de ouro para quem quer começar ainda hoje a trabalhar com plantas – sim, é totalmente possível e, ela tem conhecimento no assunto. Imagine o quanto passou uma jornalista experiente e com 20 anos de profissão que decide trilhar uma nova carreira no … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Livro Cactos e outras Suculentas para Decoração

Quem é fã de cactos e suculentas sabe o quando é difícil encontrar informações sobre essas plantinhas queridas. Classificar a coleção de "gordinhas" e identificar as espécies com exatidão é uma tarefa árdua. Pesquisar na internet acaba trazendo mais dúvidas do que soluções. Mas, respire aliviado, porque o tempo de … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Por um mundo mais verde e menos cinza

Nossa piracicabana Carol Costa conta um pouco sobre como mudou de área, trocando 15 anos de vida de escritório pela melhor carreira da sua vida: jardineira. No texto abaixo, publicado originalmente no Instagram, a ex-jornalista mostra que escolher o próprio caminho é possível, e que vale a pena investir e … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

O básico sobre orquídeas Phalaenopsis

Orquídeas são uma das flores mais utilizadas para presentear, e no Dia das Mães não é diferente. Depois de ganhar a planta, vem a pergunta que muitas pessoas fazem: e agora, como cuidar desta bela flor? Nossa jardineira Carol Costa ensina os cuidados básicos para as mamães felizardas e futuras … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Trabalhar com plantas é fácil, acessível, e pode ser sua próxima carreira

O verde acolhe todos. Plantar em um jardim ou vaso é algo democrático, acessível e simples, mesmo para quem é jardineiros de primeira viagem. Nossa jardineira Carol Costa conta neste texto, como as plantas conseguem reunir pessoas de várias áreas. Profissionais como jardineiros, paisagistas, produtores de espécies ornamentais e alimentícias … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Como saber se uma planta é tóxica ou segura para seu pet

Existe uma fonte segura com uma lista de plantas que são tóxicas para animais? Nossa jardineira Carol Costa costuma responder muitas perguntas sobre essa dúvida comum de amantes de jardinagem e também são tutores de pets. Antes de ficar apavorado com notícias da internet, principalmente casos isolados, e sair divulgando … (+)
Leia mais
© Alexandre Pavan/Minhas Plantas

Tenha mais plantas e use menos desinfetantes

O verde domesticado A jardinagem ganha cada vez mais espaço em casas, escritórios e apartamentos – mas nunca estivemos tão distantes do quintal de terra dos nossos avós Por Carol Costa Uma criança precisa de menos de 20 minutos fazendo bolinhos de terra ou correndo descalça no gramado para ir … (+)
Leia mais
© Carol Costa/Minhas Plantas

Como ter uma horta dentro de casa mesmo sem sol

Este é o canto mais escuro da minha cozinha, distante 3,5 metros da janela face Sul, aquela que recebe só claridade, nunca sol. Não poderia ser um lugar mais impossível pra se ter uma horta e, no entanto, aqui estão minhas verdinhas com dez dias de vida, crescendo animadas nesse … (+)
Leia mais