página inicial / vídeos

Como podar uma árvore oca para que ela volte a brotar

A transformação do quintal num jardim dos sonhos continua. Nossa jardineira Carol Costa e seus amigos terão um desafio "gigante" hoje - uma nogueira-pecã de mais de 60 anos! Uma preciosidade destas não se encontra em qualquer lugar, mas a enorme árvore precisa de atenção especial. Uma parte do tronco está oca, e ela precisará de toda a equipe recuperar toda sua força e vigor.

Com a ajuda de "Flop" (Flores Welle do Viveiro Oiti) e "Cacau", a árvore terá parte do tronco removida e novas podas serão feitas. Enquanto isto, Carol e Juliana ensinam a preparar uma pasta para que evita fungos e permite que o tronco cicatrize mais rápido. Uma operação enorme, do tamanho da da nogueira!

Aprenda a preparar uma pasta curativa para cicatrizar árvores após poda


Neste vídeo, você aprende como preparar uma pasta curativa para proteger os troncos de uma árvores após a poda. É muito importante um cuidado especial ao podar galhos de uma forma correta, não importa o motivo da poda. Pode ser preventivamente, para evitar quedas de galhos podres, por exemplo, uma poda estética, ou até mesmo, no caso de frutíferas, que aumente a produção de frutos. Em qualquer caso, uma boa avaliação de um técnico é recomendável, e, após a poda, a pasta cicatrizante evita que fungos atacam a planta e acelera sua cicatrização. A receita é totalmente natural e orgânica, e nossa jardineira Carol Costa ensina no vídeo.

O quintal da casa em Holambra hoje ganha um quiosque feito com mourões de eucalipto. Nossa jardineira Carol Costa convidou João Rockett e Tatiana Cavaçana, especialistas do Instituto de Permacultura da Pampa (Ipep), para mostrarem como reaproveitar o que há em abundância na casa, como madeira, calor e plantas. A proposta é aproveitar uma laje de cimento que já existe para construir a estrutura usando técnicas de bioconstrução.

Criada pela STIHL Ferramentas em parceria com o Jardim das Ideias, a série 50 Dias de Verde começou no dia 23 de Abril e terá um episódio novo de segunda a sábado, além de uma Live ao vivo aos domingos, até o dia 10 de Junho. Assista em primeira mão aos episódios da sua novelinha verde no canal Jardim das Ideias STIHL, no YouTube, e participe das Lives no Facebook da STIHL Oficial, todos os domingos, às 18h. Todos os materiais para construir um quiosque como esse você encontrará na Leroy Merlin, uma das parceiras do nosso projeto. Boralá deixar sua casa mais verdinha? É fácil, gostoso e faz bem pra toda a família. ;)

Conheça os outros apoiadores desse projeto:


BRA Digital
Cobasi
Instituto de Permacultura da Pampa 'Ipep'
Leroy Merlin
Prefeitura de Holambra
Spagnhol Plantas Ornamentais
Veiling Holambra
Viveiro Oiti