Como fazer uma rega de emergência para suas plantas

Chegou de viagem, foi dar uma olhadinha nas suas plantas e descobriu que estão todas murchas? Socorro! Antes de jogar vasos no lixo, vem dar uma olhada neste vídeo salvador da nossa jardineira Carol Costa. Traga sua paciente, ops, plantinha para a UTI da "dra." Louca das Plantas! Quer compartilhar pelo Whatsapp? Clique aqui.

Sinais de que a planta precisa de rega


Verdinhas não falam, mas dão muitos sinais de que estão passando sede. Ao observar caules, galhos, folhas e flores, é possível que você, de cara, já entenda quais plantas poderão se recuperar e aquelas que, infelizmente, estão em estado terminal. Folhas marrons, que estalam e fazem barulho de papel significam o fim da linha, mas se o ressecamento deixou apenas a folhagem um pouco mole e murcha, ainda há esperanças. Carol ensina a identificar a sede até mesmo em suculentas: elas de fato aguentam passar mais tempo sem água, mas, se você conseguir dobrar uma folha carnosa sem ela quebrar no meio, isso significa que a moça já perdeu muita água — isso pode acontecer também com as orquídeas! Ainda bem que plantas de folhas duras e grossas reagem depressa a uma rega de emergência. :)

Outro grupo comum dentro de casa, as plantas de sombra enrolam suas folhas quando estão desidratadas, como acontece com marantas e calatéias. Já folha com as pontinhas secas bem no "biquinho", como jabuticabeira ou lírio-da-paz, por exemplo, estão numa fase inicial de desidratação, quase sempre causada por ar condicionado.

Gotas de detergente na água da rega das plantas


Muitas pessoas imaginam que basta regar a terra e tudo certo, mas, quando as plantas ficam muitos dias sem água, o substrato vira uma pedra. No caso de orquídeas, o esfagno fica esturricado e duro, quase como uma palha. Aí, o método para reidratar as plantas não é só com um regador, e sim, com um balde e detergente (umas gotinhas ajudam a quebrar a tensão superficial da água, permitindo que ela penetre mais facilmente na terra).

Para fazer a rega de emergência, encha um balde de água, pingue duas gotinhas de detergente e coloque o vaso com a planta murcha imerso por algumas horas. Esta técnica hidrata o substrato profundamente.

Compartilhe esta dica para salvar suas plantas


Lembrou de alguns amigos ou familiares que viajaram neste feriadão? Compartilha o vídeo, vai... talvez não dê para ressuscitar as plantas mortas, mas o milagre de matar a sede e reanimar as verdinhas está ao alcance até de nós, simples mortais. Basta um pouquinho de atenção, dedicação e amor. Passe adiante esta corrente do bem-me-quer. :P

Espécies mostradas no vídeo:
begônia-rex (Begonia rex "Beleaf Green Valley")
barriga-de-sapo (Maranta leuconeura var. kerchoveana)
orégano (Origanum vulgare)
lírio-da-paz (Spathyphyllum walisii)
mini-phalaenopsis (Phalaenopsis hybrid)
calateia (Calathea orbifolia)

Vídeos relacionados:
Um jardim com 4 metros quadrados em quintal cimentado
Se não bate sol no jardim, conheça plantas de sombra perfeitas para você
Livro Minhas Plantas - Jardinagem Para Todos (Até Quem Mata Cactos)
Vídeo mostra como cultivar ervas e temperos
Aprenda a proteger o solo com palhas ou mulching