Ludisia: dossiê completo da orquídea-pipoca

Uma orquídea que é tão adorada pelas suas folhas quanto pelas flores. Nasce e cresce no solo, diferente da maioria das orquídeas. Tem uma flor delicada, branca com um detalhe amarelo e é a origem do seu nome popular: orquídea-pipoca. Nossa jardineira Carol Costa conta tudo sobre a ludisia, nesse vídeo que é um dossiê completo sobre a planta.

Orquídea com folhas lindas


A orquídea-pipoca (Ludisia discolor) é uma orquídea, dá flores, mas seu charme são as folhas. Com listras, um tom escuro na face visível e rosada no verso, essa é uma das poucas orquídeas que possuem folhagens que estão longe do padrão verde e sem detalhes da maioria das espécies da enorme família Orchidaceae. Só por isso, já vale ter uma na sua coleção.

Resistente à pragas


Por ser terrestre, a ludisia é bem mais fácil de ser cultivada, principalmente por jardineiros iniciantes. Aguenta mais tempo sem rega, é mais resistente à pragas e é super fácil de ser reproduzida. Um tequinho do caule que toca o substrato e... lá vem uma nova mudinha! Se cultivada em uma cuia ou um vaso mais largo, sua orquídea-pipoca se esparrama e ocupa todo o espaço sem cerimônias.

Sol da manhã pra florir


Cultivá-la é simples: substrato pra mudas, daquele bem básico. Gosta de calor, umidade, clima abafado e precisa de apenas duas horinhas de sol por dia. Se a planta não recebe luz solar direto na folhagem, ela pode estiolar. Sol o dia todo pode queimar a folhagem. Então, reserve aquele cantinho da janela que recebe os primeiros raios de sol do dia e sua ludisia fica feliz e dará flores – sempre no inverno e comecinho da primavera.

Como regar a ludisia


O excesso de água pode deixar a ludisia com folhas amareladas e que caem facilmente. Pra regar, só usar o dedômetro: toque no substrato e, se seu dedo sair com a ponta suja, nada de água. A ponta do indicador saiu limpinha, hora de regar, direcionando o jato pro substrato.

Como replantar e fazer mudas


Se comprou uma ou várias mudinhas e quer plantá-la num vaso maior, use substrato pra mudas, fazendo um buraquinho pra cada uma das plantinhas. Aperte gentilmente o vasinho onde veio a ludisia e solte a planta. Separe cada uma das mudinhas e replante naquele buraquinho do novo vaso. Nada mais fácil! Quebrou o caule da planta? Sem problemas, você tem em mãos uma nova planta. Antes de replantar essa estaca, vale passar nas áreas cortadas extrato de própolis ou canela em pó, pra evitar que fungos e bactérias ataquem a planta.

Se livrando das lesmas


A ludisia é bem resistente à pragas mas, por viver num substrato mais úmido, suas folhas podem ser atacadas por lesmas e caracóis. Use uma isca ou catação manual, tem um link no fim da descrição ensinando como se livrar desses animaizinhos que são muito mais água do que feras.

Tempo de desenvolvimento


O crescimento das mudinhas vai variar de acordo com o local e época do ano. Se puder escolher, prefira manter as mudas num local protegido mas, que receba o sol fraquinho da manhã. Também é melhor reproduzir as estacas numa época mais quente, já que no inverno a orquídea-pipoca dá uma maneirada no crescimento.

Conhecendo as folhas da Ludisia


Manchas nas folhas são comuns, nada de neuras. Regas que respingam na folhagem ou algum adubo, pode criar essas manchinhas. Nada pra se preocupar, a planta continua crescendo vigorosa e contente. Pra garantir que nenhuma manchinha apareça nas folhas, estufas profissionais, como a da Acosta Plantas Ornamentais, toma todos os cuidados necessários até durante as regas. Inclusive, é da Acosta a coleção incrível de ludisias, como a ludisia "Lightning" (Ludisia discolor "Alba" x Ludisia discolor), com folhas verdes e nervuras douradas, a Ludisia discolor variegata, de um verde beeem claro e, a Ludisia discolor var. Nigrescens, com folhas super escuras. Essas, ainda não estão à venda mas, você encontra facilmente a Ludisia discolor da Acosta Plantas Ornamentais em floriculturas e gardens. Se não encontrou, mostre esse vídeo e peça pro vendedor fazer um pedido!

Plantês pra entender a ludisia


Folhas com manchas, pintas ou que caem facilmente: excesso de rega, é só usar a dica do dedômetro, no começo do texto.
Planta estiolada e sem flor: falta de sol. Coloque bem aos pouquinhos o vaso mais próximo de um local que receba luz solar da manhã.
Folhas secas e quebradiças: se você tem aquela sensação de papel amassado ao tocar a folhagem, é falta de água.
Com esses toques, será fácil cultivar ludisias e vê-las pipocando em seus vasos e canteiros. Sua coleção será um estouro!

Materiais e plantas mostrados no vídeo:
orquídea-pipoca (Ludisia discolor), da Acosta Plantas Ornamentais

Links:
Planta estiolada, o que fazer
Receita contra lesmas e caracóis

Minhas Plantas recomenda