- Todas
- 50 Dias de Verde
- adubo
- A Louca das Plantas
- arranjos florais
- árvores
- carnívoras
- Casa Cheia de Verde
- começar do zero
- dentro de casa
- flores
- horta
- Intensivão de Jardinagem
- jardim vertical
- Jardinagem pra Todos
- Jogo da Suculenta
- livros
- Mão na Terra
- mini jardins
- orgânico
- orquídeas
- paisagismo
- PANC
- pragas e doenças
- Rebrota
- rega
- segredinhos
- Semana da Orquídea
- Sob Medida
- sol forte
- suculentas
Como fazer sua orquídea dar flores
Tem orquídea em casa e a planta não dá nenhuma florzinha há um tempão? Nossa jardineira Carol Costa conta o segredo pra conseguir que sua orquídea floresça em três meses! Chegaê e, veja os truques que funcionam com todas as orquídeas e, uma dica extra pra Phalaenopsis.
Truques simples mas que funcionam
Orquídeas são plantas conhecidas e cultivadas principalmente por suas flores, mesmo que existam espécies que já são belas só pela folhagem (oi, Ludisia discolor
). Dá pra esperar que praticamente qualquer membro da extensa família das orquídeas, a Orchidaceae, dê flores ao menos, uma vez por ano. Existem espécies que dão flores duas, três e, até mesmo, quatro vezes em um único ano! Se a sua planta não floresce, vale a pena fazer tudo o que nossa louca das plantas mostra aqui, neste vídeo – tudo mesmo, tem que aplicar todas as dicas pra ter o resultado em forma de flor em alguns meses.
Dica #1: 2 horas de Sol fraco
A luz solar é um indutor de floração pras plantas e, não é diferente com as orquídeas. Lembre-se só de oferecer luz direta do Sol somente nas horas em que a intensidade é menor, seja de manhã ou no fim da tarde. Muita luz solar e, principalmente, nas horas mais intensas, irá causar queimaduras nas folhas da planta.
Dica #2: adubo completo
Você se lembra qual foi a última vez que adubou sua orquídea? Pra florescer, a planta precisa de muitos recursos e, os nutrientes precisam estar ao alcance da mão (ou seria à raiz) da orquídea pra desenvolver a haste floral, os botões e as flores. Sem esses ingredientes, nada feito! Use o adubo que tiver à mão e, siga as instruções da embalagem. Se quiser uma adubação mais completa, com macro e micronutrientes, prefira o Bokashi, como o Forth Bokashi (Forth Jardim), Bokashi líquido ou a versão em cápsulas, ambas da Yes, We Grow!
Dica #3: canela em pó
Esse truque é específico pra Phalaenopsis, também conhecida como orquídea-borboleta ou da secretária, uma das mais fáceis de encontrar e que todo orquidófilo tem na sua coleção. Sabe aquela canela em pó que usamos na cozinha? É só polvilhar um pouco, algo como uma colher de chá de canela no substrato a cada 3 à 6 meses. Algo na canela estimula ainda mais a floração das Phalaenopsis.
Agora, é aplicar as três dicas aí nas suas orquídeas e, volta aqui pra contar nos comentários!
Materiais e plantas mostrados no vídeo:
Forth Bokashi
Bokashi líquido Yes, We Grow!
Bokashi em cápsulas Yes, We Grow!
Figurino:
Carol usa vestido da
Simultanea e colar do Studio Drê Magalhães
Minhas Plantas recomenda

Lista de plantas grandes pra sala

Mão na Terra – aula 4: Eu FAÇO sementes brotarem!

Mão na Terra – aula 3: Eu QUERO uma horta em casa

Mão na Terra – aula 2: Eu MEREÇO um cantinho verde

Mão na Terra – aula 1: Eu ADORARIA TER um jardim!

Folhas amareladas, como resolver

Cinco tipos de espadas-de-são-jorge

Trocando vaso de orquídea com pseudobulbos

Trocando orquídea de vaso

Como podar rosa-do-deserto

Cinco orquídeas de Sol forte

Seis plantas perfeitas pra banheiro