Como fazer sua orquídea dar flores

Tem orquídea em casa e a planta não dá nenhuma florzinha há um tempão? Nossa jardineira Carol Costa conta o segredo pra conseguir que sua orquídea floresça em três meses! Chegaê e, veja os truques que funcionam com todas as orquídeas e, uma dica extra pra Phalaenopsis.

Truques simples mas que funcionam


Orquídeas são plantas conhecidas e cultivadas principalmente por suas flores, mesmo que existam espécies que já são belas só pela folhagem (oi, Ludisia discolor
). Dá pra esperar que praticamente qualquer membro da extensa família das orquídeas, a Orchidaceae, dê flores ao menos, uma vez por ano. Existem espécies que dão flores duas, três e, até mesmo, quatro vezes em um único ano! Se a sua planta não floresce, vale a pena fazer tudo o que nossa louca das plantas mostra aqui, neste vídeo – tudo mesmo, tem que aplicar todas as dicas pra ter o resultado em forma de flor em alguns meses.

Dica #1: 2 horas de Sol fraco


A luz solar é um indutor de floração pras plantas e, não é diferente com as orquídeas. Lembre-se só de oferecer luz direta do Sol somente nas horas em que a intensidade é menor, seja de manhã ou no fim da tarde. Muita luz solar e, principalmente, nas horas mais intensas, irá causar queimaduras nas folhas da planta.

Dica #2: adubo completo


Você se lembra qual foi a última vez que adubou sua orquídea? Pra florescer, a planta precisa de muitos recursos e, os nutrientes precisam estar ao alcance da mão (ou seria à raiz) da orquídea pra desenvolver a haste floral, os botões e as flores. Sem esses ingredientes, nada feito! Use o adubo que tiver à mão e, siga as instruções da embalagem. Se quiser uma adubação mais completa, com macro e micronutrientes, prefira o Bokashi, como o Forth Bokashi (Forth Jardim), Bokashi líquido ou a versão em cápsulas, ambas da Yes, We Grow!

Dica #3: canela em pó


Esse truque é específico pra Phalaenopsis, também conhecida como orquídea-borboleta ou da secretária, uma das mais fáceis de encontrar e que todo orquidófilo tem na sua coleção. Sabe aquela canela em pó que usamos na cozinha? É só polvilhar um pouco, algo como uma colher de chá de canela no substrato a cada 3 à 6 meses. Algo na canela estimula ainda mais a floração das Phalaenopsis.

Agora, é aplicar as três dicas aí nas suas orquídeas e, volta aqui pra contar nos comentários!

Materiais e plantas mostrados no vídeo:
Forth Bokashi
Bokashi líquido Yes, We Grow!
Bokashi em cápsulas Yes, We Grow!

Figurino:
Carol usa vestido da
Simultanea e colar do Studio Drê Magalhães

Links
Orquídea: quando mudar de vaso

Minhas Plantas recomenda