Mão na Terra – aula 3: Eu QUERO uma horta em casa

Assine a Universidade Minhas Plantas com um super desconto (clique aqui).
As aulas do Mão na Terra estão disponíveis pros alunos da Universidade Minhas Plantas, como bônus. Veja o resumo do conteúdo na descrição abaixo.

Resumo


A aula três do Mão na Terra foi um convite pra fazer a jardinagem brotar em você. Dá uma boa olhada e encontrará tudo o que precisa pra plantar bem aí, na sua casa! Feijão, ervilha, salsinha, tudo isso dá pra cultivar de um jeito fácil até pros sem quintais. Imagina só, uma colheita precoce de rúcula baby cultivadas numa bandeja de plástico ou ainda, colher seus rabanetes que estarão prontos em 28 dias em um vaso comum. Semear e, em quatro semanas, puxar a planta e encontrar rabanetinhos vermelhos e fofos como o que tirei do vaso ao vivo! É mágico!

A jardinagem é pra todos, não precisa de materiais caros ou difíceis de encontrar, nem de mudas caríssimas ou sementes importadas. Mostrei pra você nesta aula mini vasos feitos em rolinhos de papel higiênico (perfeito pra preparar mudinhas), bandeja de isopor e pote de iogurte pra usar de berçário. Não tem vaso grande pra um plantio maior? Usa o próprio saco de substrato, como fiz com as manivas de macaxeira, colhidas em um dos vasos da minha horta em casa. Vê só quanta coisa brotou nessa aula:

— raizes longas? dispensa o berçário
— cúrcuma e gengibre enrugados pra plantar
— gengibre plantado ao vivo
— raleios de tomates
— mudas transplantadas, palhinhas nelas!
— mantra pra vida: plantou, regou
— dê o que a planta precisa e ela te dará o melhor dela
— escolha espécies que goste do seu local e clima
— um festival de batatas-doce
— faça mudas dos ramos, não da batata-doce
— colheita da macaxeira cultivada no meu vaso
— manivas pra ter mais macaxeiras
— muda de bananeira,a rainha dos corações no chat

Veja como a jardinagem é um mundo divertido e generoso: sementinhas de cenoura rendem uma colheita mágica que crianças adoram colher, e você só precisa de um vaso! Uma bananeira dá dezenas de frutos deliciosos e gera um novo pé, que por si só é lindo de se ter em casa e, ainda, guarda a promessa de novos cachos de banana. O caule da macaxeira que você colheu vira várias manivas e, só precisam de um pouco de tempo e substrato pra render muitos quilos de alimento, assim como alguns ramos de batata-doce.

Ainda vimos mais uma etapa do adubo de arroz, o depoimento de mãe e filha que vieram de Itapipoca, lá no Ceará, pra passar uns dias comigo aqui em Holambra, São Paulo. A Maria e a Sebastiana formaram uma das duplas presenteadas na promoção Mãe Verdinha, da Universidade Minhas Plantas (ó só como meus verdins são mimados!). A UMP, como meus alunos gostam de chamá-la, foi criada pra levar a jardinagem a todos, não importa em qual local eles estão, nem o quanto sobre plantas conhecem. A Universidade é pra todos, com uma linguagem acessível, cheia de pulos do gato pra qualquer pessoa colher cenouras em vasos, tirar mudas de bananeiras, germinar sementes, fazer mudas, encher seu espaço com plantas, seja pra consumir, enfeitar ou simplesmente, sentir-se bem com as verdinhas.

Adiantei um trecho do novo módulo, Frutíferas, pra você e meus alunos conhecerem o que teremos em algumas semanas na Universidade Minhas Plantas. Também darei um baita desconto pra quem tá afim de se tornar meu aluno e, olha só que legal: os 500 primeiros alunos que assinarem a Universidade Minhas Plantas amanhã, quando abrirei uma nova turma, ganharão um vídeo meu, dando as boas vindas! Imagina que presente incrível pro Dia das Mães!?

Nos vemos na próxima aula, verdim!
Beijo, Carol Costa

Mais links


Ainda não anotou os itens da lista de materias do Mão na Terra? Tá aqui o link:
Link do resumo da aula 1 do Mão na Terra
Link do resumo da aula 2 do Mão na Terra
Loja Minhas Plantas

Assine a Universidade Minhas Plantas com um super desconto (clique aqui).

Minhas Plantas recomenda