Seis plantas perfeitas pra banheiro

Assine a Universidade Minhas Plantas (clique aqui)

Dá pra ter plantas no banheiro? Será que existe alguma espécie que pode suportar um ambiente úmido e abafado, onde sempre tem vapor de banho sobrando e luminosidade de menos? Nossa jardineira Carol Costa mostra seis espécies de plantas e alguns truques fáceis pra que você consiga levar o verde pro cômodo mais complicado da sua casa!

Alta umidade


Existem três pontos que tornam o banheiro um local desafiador pra manter plantas: tem pouco espaço, costuma ser abafado e, na grande maioria das vezes, não tem nadica de Sol – alguns possuem um vitrô que serve mais pro vapor escapar do que fazer com que a luz solar entre no cômodo. Falta de sol, umidade e pouca circulação de ar faz com que o substrato se mantenha muito mais úmido do que o normal e, aqui aparece a primeira dica valiosa: antes de regar a planta que está no banheiro, lembre-se da técnica do dedômetro. Se ao tocar o substrato com a ponta do dedo e ele sair sujo de terra, quer dizer que o vaso não precisa ser regado.

Nossa louca das plantas separou seis espécies que suportam bem o ambiente molhado e de pouca luminosidade (pra planta, não pra seres humanos) que banheiros costumam ter. Bora pra lista?

#1 – espada-de-santa-bárbara


Com suas folhas longas que dão nome à planta e seus padrões rajados com bordas mais claras, a espada-de-santa-bárbara (Dracaena trifasciata) adora Sol mas é durona o bastante pra passar uma temporada num local como o banheiro. Cuidado com as regas pra não encharcar o substrato e acabar apodrecendo os rizomas que essa verdinha têm, um tipo de caule adaptado que fica embaixo da terra.

#2 – café-de-salão


a Aglaonema commutatum var. maculatum, conhecida como café-de-salão, é outra planta de folhas estampadas em tons verdes que, além de aguentar ficar um tempo dentro do banheiro, é classificada como uma das espécies de folhagens campeãs em filtrar o ar.

#3 – mini-cissus


de folhas pequenas e ramos pendentes, essa planta pequena funciona muito bem em banheiros sem bancada ou pouco espaço. Bota o mini-cissus (Neoalsomitra sarcophylla) pendurado em algum hanger ou suporte e tá lá seu serzinho clorofilado deixando o espaço mais bonito. Talvez ele goste tanto do ambiente de alta umidade que, será preciso conter a plantinha pra ela não crescer demais e sair escalando pelas paredes!

#4 – jiboia


bem conhecida como planta pendente pra espaços internos, a jiboia (Epipremnum pinnatum) se sente em casa em um local úmido como o que encontramos nos banheiros. Se ficar pendurada, suas folhas se mantêm comportadas e pequenas mas, não pense que ela fica só dessa forma. Um tutor ajuda a moça a subir e, se algum dia, pensar em plantá-la numa área externa, prepare-se pra ter espaço – jiboia fica enorme, como Carol mostra no vídeo.

#5 – zamioculca


uma planta linda e bem comportada mas, essa merece atenção dobrada quanto à regas e ambientes muito úmidos. Como a Zamioculcas zamiifolia possui um reservatório natural de líquidos em suas raízes, água em excesso pode fazer as raízes e caules apodrecerem. Tem um vídeo (clique aqui), onde Carol explica como evitar e corrigir esse perrengue na zamioculcas.

#6 – babosa-negra


um híbrido criado por mãos humanas vindo do cruzamento da babosa (Aloe vera) com uma espécie do gênero Havortia resultou na babosa-negra (X Alworthia "Black Gem"). Resiste bem em ambientes com claridade (sombra) mas, observe bem as regas. Essa precisa passar um pouco de sede se o ambiente for úmido.

Um pouco de luz do Sol


Vale lembrar que todas essas plantas, mesmo se dando super bem num espaço fechado, ficarão bem felizes e agradecidas se receberem um pouco de Sol em suas folhas. Vale levar os vasos pra ficar, ao menos, uma vez por semana, numa área onde os raios solares da manhã ou finzinho de tarde atinjam o espaço. Que tal fazer um rodízio com as plantas do seu banheiro?

Quer aproveitar e aprender muito mais sobre plantas e encher sua casa com mais verde? Assine a Universidade Minhas Plantas (clique aqui)

Materiais e plantas mostrados no vídeo:
espada-de-santa-bárbara (Dracaena trifasciata)
café-de-salão (Aglaonema commutatum var. maculatum)
mini-cissus (Neoalsomitra sarcophylla)
jiboia (Epipremnum pinnatum)
zamioculca (Zamioculcas zamiifolia)
babosa-negra (X Alworthia "Black Gem")

Figurino:
Carol usa colar Studio Drê Magalhães
vestido Lenny Niemeyer

Assine a Universidade Minhas Plantas (clique aqui)

Minhas Plantas recomenda