- Todas
- 50 Dias de Verde
- adubo
- A Louca das Plantas
- arranjos florais
- árvores
- carnívoras
- começar do zero
- dentro de casa
- flores
- guias
- horta
- Jardim de Comer
- jardim vertical
- Lives
- livros
- mini jardins
- orgânico
- orquídeas
- paisagismo
- PANC
- plantão
- Planta Sem Praga
- pragas e doenças
- rega
- segredinhos
- Sob Medida
- sol forte
- suculentas
Arranjo com violetas em um vaso autoirrigável
Dá pra fazer um arranjo de flores em um vaso autoirrigável em cinco minutos? Nossa jardineira Carol Costa mostra que sim, e ainda usa como estrela principal do conjunto, violetas. Delicado, bonito e super prático, esse arranjo leva ainda duas outras plantas super charmosas e dará aquele toque acolhedor. Liga o cronômetro e começa a contar: três, dois, um... valendo!
Escolhendo as plantas e o vaso
A principal dica pra criar um arranjo com plantas é escolher plantas que gostem de Sol, água e substrato na mesma medida. Pro conjunto, como a violeta-africana (Saintpaulia ionantha) (produzida por RM Flores) é quem deve brilhar, suas amigas verdinhas precisam curtir o mesmo substrato úmido, um pouco mais argiloso e, Sol fraquinho da manhã. Pra garantir a umidade, Carol escolheu um vaso autoirrigável, da Yes, We Grow!.
Espécies de sombra
O processo pra tirar a planta do vaso é bem simples: puxe delicadamente o vaso enquanto segura a base da violeta. Solte um pouco o torrão de raízes, e replante no vaso autoirrigável. Faça o mesmo com as duas outras espécies escolhidas: a Ctenanthe burle-marxii e a fitônia (Fittonia albivenis). Enquanto a primeira é mais alta e de folhas mais claras, a segunda traz mais cor com sua folhagem baixinha e alegre. Distribua as plantas de forma orgânica, como se elas estivessem crescendo num ambiente natural.
Rega, adubo e luz
Pra usar o vaso autoirrigável, é importante colocar bastante água na primeira rega. Use um regador de bico fino e coloque água em abundância, até que comece a vazar pela parte de baixo. Nas próximas regas, pode ir testando o substrato com o toque do dedo – oi, dedômetro! Saiu a ponta do indicador suja ao tocar a terra, não precisa regar. Deixe o arranjo em um local que receba raios solares fraquinhos, de manhãzinha ou do final da tarde. Com a luz certa, solo úmido e adubação regular, o arranjo dura entre seis meses e um ano.
Materiais e plantas mostrados no vídeo:
violeta-africana (Saintpaulia ionantha), da RM Flores
vaso autoirrigável, da Yes, We Grow!
Ctenanthe burle-marxii
fitônia (Fittonia albivenis)
Minhas Plantas recomenda
Planta de coleção variegada
Paisagismo de Bolso
Paisagismo e jardinagem
Como eliminar trevos
Como remover cochonilhas
Influência da Lua nas plantas
Guia Rápido de Plantês – Orquídeas
Evite 3 erros comuns na jardinagem
Espécies de orquídeas brasileiras
Como prender orquídea na árvore
Como fazer um tutor pra orquídea
Perguntas e respostas sobre orquídeas