Como cuidar e tirar mudas de violeta

Violetas são plantas que trazem boas recordações a todos nós. Aquela plantinha delicada, de folhas peludinhas e flores coloridas permanece na nossa memória afetiva e provavelmente, existe um exemplar plantado num vaso aí na sua casa. Altamente colecionáveis pelo seu tamanho e variedades de flores, as violetas são figurinhas obrigatórias pra qualquer amante de plantas. Nossa jardineira Carol Costa fez um dossiê super completo sobre as nossas queridinhas violetas.

Sol fraquinho da manhã


Originária do continente africano, a violeta-africana (Saintpaulia ionantha) é uma planta que gosta de áreas úmidas, crescendo no solo de florestas, recebendo proteção e luz solar difusa. Isso pode causar confusão em alguns jardineiros de primeira viagem, imaginando que a violeta vai gostar de viver num lavabo ou banheiro. Pense que a planta vive na base de uma árvore mas, no decorrer do dia, o Sol encontra várias brechinhas entre as folhas da copa pra iluminar a violeta.

Como tirar mudas de violeta


É bem fácil multiplicar uma violeta, seja através de mudinhas ou por divisão de touceira. Pra fazer as mudas, use uma folha e espete o caule num vasinho com substrato e, em alguns dias, ela enraizará. Se a planta mãe tá bem grande, dá pra dividir a touceira. Grande quer dizer, cheia de folhas e não alta, já que violetas alcançam, no máximo, 30 cm de altura. Tire a planta do vaso com substrato e tudo e, usando um palito de churrasco, separe as folhas pra conseguir dividir a violeta com uma massa de raiz pra cada touceira.

Regar sem molhar as folhas


Quando regar a planta, evite molhar as folhas. Aquela penugem é uma solução que a violeta encontrou pra não acumular água na sua superfície mas, ainda assim, dê uma forcinha pra natureza e evite jogar líquido sobre a folhagem. Se houver poeira ou mesmo um pouco de substrato nas folhas, use um pincel macio como espanador e tire gentilmente a sujeira.

Folhas amareladas e caules longos


Antes de regar, use a técnica do dedômetro: toque o substrato com a pontinha do indicador e, se o dedo sair sujo, ainda há bastante umidade pra planta. Faça isso mesmo se a planta estiver murcha, já que nem sempre isso é um sinal de falta de água. Aproveite e observe as folhas: se estão ficando com o caule longo e com uma coloração mais clara, isso significa falta de sol. Remova as folhas mais velhas e lembre-se de adubar suas violetinhas.

Coleção de violetas


São tantas opções de violetas que dá pra trocar figurinhas (ou seriam, vasinhos?) com seus amigos, vizinhos e familiares. As plantas mostradas no vídeo são da M Flores, um produtor de Holambra (SP) que se tornou tão especializado no cultivo de violetas que, hoje exporta até pra Holanda, um país que é referência mundial quando o assunto é planta. Hoje, é possível encontrar violetas em várias cores e com pétalas simples ou dobradas e até com contornos nas bordas.

Como escolher a planta


Pra finalizar, a principal dica pra comprar violetas é escolher as plantas pela quantidade de botões – sei que é tentador optar pela planta cheia de flores mas, as que possuem mais botões te presenteará com uma florada mais duradoura. E quando a gente pensa em violetas, flores são o que a gente mais quer!

Materiais e plantas mostrados no vídeo:
violetas, da M Flores

Figurino:
Carol usa macacão da À Flor da Pele

Minhas Plantas recomenda