Como cuidar de plantas carnívoras

Talvez um dos grupos mais curiosos de vegetais, as plantas carnívoras causam fascínio nas pessoas. É comum surgirem perguntas como estas: "elas se movem?", "mordem?", "como caçam os insetos?" e, principalmente, "são perigosas?". Nossa jardineira Carol Costa explica e mostra como as plantas carnívoras são verdinhas interessantes, colecionáveis e nada perigosas.

Clima e substrato


Existem muitas espécies de plantas carnívoras, mas a grande maioria cresce em locais ensolarados e encharcados. Por ser de regiões muito pobres em nutrientes. Uma dica pra cultivar essas plantas é manter o substrato sempre muito úmido e, pra isso, pratinhos com água em abundância, pra simular um pântano ou beira de rio e evitar que o musgo onde são plantadas (normalmente, esfagno) seque.

Vênus Papa-Moscas


Quando alguém pensa numa planta carnívora, é a dioneia (Dionaea muscipula) que vem à mente. Com uma estrutura que lembra uma "boca com dentinhos", essa planta possui uma armadilha que prende o inseto. A grande maioria das carnívoras não se mexem como a dioneia, mas todas possuem soluções engenhosas para prender o inseto e usá-los como fonte de nutrientes.

Insetos que ficam grudados


A forma que a planta usa pra chamar a atenção das suas presas é através da cor, quase sempre em tons vermelhos e imitando alguma forma de alimento de moscas e outros insetos decompositores. A Drosera sp., por exemplo, possui hastes com pelinhos vermelhos e cobertos com uma substância pegajosa: se o inseto pousar ali, dificilmente escapa desta cola pega-moscas.

Jarro escorregadio


Algumas outras espécies, como a Sarracenia purpurea, possui uma folha adaptada que lembra um cálice bem longo, com uma espécie de telhadinho na ponta. Ela atrai os insetos pro seu interior e os bichinhos não conseguem escalar de volta pro topo. Lá dentro do cálice, existe um líquido pra digeri-lo – o telhadinho é pra evitar que água dilua esse líquido. A planta pensou em tudo!

Espécie de meia sombra


Quase todas as plantas carnívoras são espécies pequenas mas, existem exceções, como a Nepenthes sp., uma trepadeira que vai crescendo pro alto e vai curtir as mesmas condições das orquídeas epífitas e em local de meia sombra. Se tiver por onde subir, a planta vai ficar feliz e terá vários jarrinhos, parecidos com o cálice da Sarracenia purpurea. Ah, e essa é uma planta carnívora que se desenvolve no solo, então use substrato pra plantas ao invés do esfagno.

Fáceis de cuidar


As dicas pra cultivo das plantas carnívoras são bem simples. Por serem plantas duronas e que aprenderam a se virar sozinha em condições adversas, nada de paparicos. Deixe as folhas secas na planta, porque elas reutiziliam os nutrientes do seu corpinho até o fim. Adubo, nem pensar: acostumadas a crescer com o mínimo de nutrientes, qualquer dose extra pode ser prejudicial pra planta carnívora.

Espécies mostradas no vídeo:
dioneia (Dionaea muscipula)
Drosera sp.
Sarracenia purpurea
Nepenthes sp.

Minhas Plantas recomenda