Poda para salvar a jabuticabeira

Quando o assunto é frutífera, a jabuticabeira é a queridinha da turma. Essa árvore dá frutos conhecidos por todos e tem segredos de cultivo desconhecido pela maioria. Ainda bem que nossa jardineira Carol Costa é uma das pessoas que sabe como deve ser o cuidado com o pé de jabuticaba e, neste vídeo, vai te mostrar como podar a jabuticabeira pra deixá-la linda como nossas lembranças mais queridas!

Muita água e sol na medida


A jabuticabeira (Plinia cauliflora) é nativa, ama água e gosta de ambiente com sol ou meia sombra. A maior parte das pessoas costumam entender o que a planta quer com quantidades de ser humano – água pra jabuticabeira é MUITA água e, quando o lance é meia sombra, alguns confundem com claridade. A rega dessa frutífera deve ser intensa e generosa e, nada de deixar a árvore em local interno. Até mesmo uma varanda pode ser um problema, já que é impossível a jabuticabeira receber mais do que quatro horas de sol num local onde existe uma laje logo acima dela. Tem três sinalizações que a planta dá e, se você treinar o Plantês, vai sacar bem rápido pra salvar sua jabuticabeira.

Primeiros sinais da planta


A ponta da folha queimada é o primeiro sinal que a jabuticabeira dá, avisando que recebe menos água do que gostaria. É bem na pontinha e nem sempre dá pra notar se não olhar de pertinho. o segundo sinal é uma queimadura em V, não só pegando a pontinha da folha mas também avançando pela lateral. É nesta fase que as folhas de baixo começam a cair. Novamente, é falta de água, só que num estágio mais grave.

Folhas e galhos secos


Quando a jabuticabeira fala em Plantês mostrando folhas totalmente secas, é a sinalização mais gritante de pedido de ajuda. A árvore pode perder quase todas (ou todas) as folhas, ser atacada por cochonilhas e até mesmo, ter chegado ao óbito! A primeira coisa a fazer é arranhar um pouco o caule da planta com uma faca. Se ainda estiver verde, bora pra poda de recuperação e tratamento intensivo pra paciente!

Como fazer a poda da jabuticabeira


Com uma tesoura de desbaste e até mesmo uma tesoura de poda e uma dose de coragem, você fará uma poda na jabuticabeira. Escolha um dia fresco e nublado e, de preferência, na lua nova ou minguante. Com a tesoura de desbaste, corte as ponteiras que estão secas e aos poucos, vá desenhando o formato da copa, da mesma forma que Carol mostra no vídeo. Se houver algum galho totalmente seco ou alguma parte atacada severamente por pragas, estas são partes que podem ser removidas também nesta poda. Lembre-se de cortar sempre em bisel (na diagonal) e próximo dos nós, pra que não tenha partes sobrando onde não haverá uma nova brotação.

Cuidados com a jabuticabeira


Com a vaselina em pasta, a canela em pó e o extrato de própolis, você vai preparar uma mistura cicatrizante e espalhar nos cortes mais grossos. Essa mistura evita que fungos e bactérias ataquem a jabuticabeira nos locais de poda. Pra finalizar, uma dose de adubo pra ajudar a planta a ter energia pra enraizar, desenvolver novas folhas e manter-se forte pra evitar pragas. Carol utiliza no vídeo o adubo adubo para jabuticabeiras, usando a dose recomendada na embalagem. Aqui tem uma ótima dica pra vida: é sempre melhor adubar um pouco menos do indicado. Não se esqueça de molhar bastante sua jabuticabeira recém podada e, manter os olhos atentos pra garantir que o substrato esteja úmido do jeito que a planta gosta.

Materiais e plantas mostrados no vídeo:
jabuticabeira (Plinia cauliflora)
tesoura de desbaste
tesoura de poda
vaselina em pasta
canela em pó, 100g
extrato de própolis
adubo pra jabuticabeiras
Livro Minhas Plantas - Jardinagem para Todos (Até Quem Mata Cactos)

Figurino:
Carol usa colar Studio Drê Magalhães, blusa Simultanea e tênis Luiza Perea

Minhas Plantas recomenda