Descubra se a planta é de sol

Saber quando uma planta é de sol facilita muito o cultivo e, pra verdinha, é questão de sobrevivência. Com a quantidade certa de luz solar, a planta se torna mais forte e resistente e te agradecerá com uma folhagem mais bonita e flores abundantes. Nossa jardineira Carol Costa mostra neste vídeo, como entender os sinais que a planta dá pra mostrar que é uma espécie de sol.

Caules que guardam água


Plantas que curtem viver felizes debaixo do sol são preparadas pra isso. Caules mais resistentes e lenhosos são um sinal claro de que essa é uma verdinha nascida pra receber sol o dia todo. Um tronco lenhoso mantém a água bem protegida dentro da planta. Esta não é a única forma de uma planta de sol garantir uma reserva de líquidos: cactos e suculentas possuem corpos carnosos que foram desenvolvidos exatamente pra este fim.

Folhas estreitas e pequenas


Como é muito fácil perder água por evaporação, as plantas de sol possuem folhas menores. Com uma superfície menor, essas plantas evitam que a água seja levada embora pela ação do sol e até mesmo, dos ventos quentes que áreas ensolaradas recebem. Aspargo-alfinete, alecrim, tomilho e margaridinhas possuem folhas pequenas e finas exatamente pra não perder água.

Folhagem colorida


Pra captar a luz do sol e transformar em energia, as plantas usam a clorofila, uma molécula que deixa as folhas verdes. Como as plantas de sol vivem em locais que recebem uma enorme incidência de luz solar, elas podem se dar ao luxo de desenvolverem folhas de outros tons além do verde. Viu uma planta de folha colorida? Grande chance dela ser de sol!

Tufos e touceiras


Plantas com folhagem que cresce para todos os lados, como se fossem tufinhos ou touceiras, também são bons sinalizadores de plantas de sol. Essas estruturas ajudam a manter a umidade no entorno da planta, servindo como uma redoma e segurando o vapor que seria levado se a planta não criasse esse formato. Quem já viu uma touceira de lavanda ou um clorofito, como Carol mostra no vídeo, ajudará bastante na hora de se lembrar do formato.

Reservatório embaixo da terra


Raízes também podem sinalizar se a planta é de sol. Batatinhas se formam nas raízes do aspargo-alfinete e, assim como o rabanete, essas são estruturas que a planta desenvolveu pra driblar o solzão e garantir uma reserva extra de água. Pense numa cenoura e suas folhas longas e finas, com sua raiz carnosa: pois é, esta é uma planta de sol!

Flores de cores quentes


As flores também sinalizam quando a planta curte mais sol. Suas floradas possuem cores no espectro solar, como amarelo, laranja e vermelho. Isso porque flores nessas cores são atrativas para os bichinhos que vivem em locais abertos e ensolarados. Borboletas, beija-flores e abelhas são atraídas pelas cores vibrantes. Plantas como helicônia, clerodendro, chapéu-chinês, margarida e girassol abusam dessas cores pra chamar a atenção dos polinizadores diurnos.

Plantas mostradas no vídeo:
cróton (Codiaeum variegatum)
jasmim-manga (Plumeria rubra)
iresine (Iresine herbstii)
sanquésia (Sanchezia nobilis)
clorofito (Chlorophytum comosum)
lavanda (Lavandula dentata)
chapéu-chinês (Holmskioldia sanguinea)

Minhas Plantas recomenda