página inicial / vídeos

Vídeo lista: 35 plantas que gostam de frio (perfeitas pro INVERNO)

Existem plantas que gostam de frio? Sim, existem muitas, e nossa jardineira Carol Costa separou uma lista com 35 espécies maravilhosas que gosta de temperaturas mais baixas. Prepare-se para conhecer folhagens, flores, arbustos, orquídeas que ficam mais lindas ainda quando o termômetro começa a baixar.

É hora de aquecer e derreter seu coração com 35 plantas que gostam do frio, nesta nova série de vídeos feita em parceria com o Shopping Garden e apresentada pela nossa jardineira Carol Costa. Todas as plantas desta lista você encontra em qualquer uma das três lojas do Shopping Garden: Tatuapé, Vila Nova e Sul – essa última, a unidade onde foi gravado este vídeo.

Tulipas, jacintos e hortênsias


Para começar a lista, a tulipa (Tulipa hybrida). Impossível não lembrar desta flor quando o assunto é frio, já que seus bulbos só despertam quando a baixa temperatura do local onde ela vive começa a mudar. É o aviso para que a planta cresça e nos presenteie com suas lindas flores. Muita gente pensa que a origem da tulipa é a Holanda, mas na verdade, a planta veio da Turquia, de onde também recebe o nome (tulipa quer dizer turbante). Outra flor que ama o frio e impressiona pela sua beleza é o jacinto (Hyacinthus orientalis) – você encontrará essa planta mais exuberante em nosso inverno, e em várias cores como branco, rosa, lilás e até mesmo, em azul. Já que estamos falando de azul, a hortênsia (Hydrangea macrophylla) também dá flores em tons azulados ou rosados. O truque para mudar a cor da flor, olha só, está no pH do solo, e tem um vídeo sobre isso, aqui no Minhas Plantas.

Plantas com flores que mudam de cor


A ametista (Plectranthus saccatus) adora ambiente sombreado, tem nome de jóia e é uma belezinha: com pequenas flores, nos deixa em dúvida se sua cor é um azul rosáceo ou um rosa azulado. Tem outra planta de flores azuis: a violeta-persa (Exacum affine), mas essa gosta mesmo é de sol. É uma planta anual e espalha muitas sementes, o que é garantia de um jardim renovado sempre.

Flores grandes e hastes alongadas


O inverno da sua região é mais seco? Anote estas três plantas: boca-de-leão (Antirrhinum majus), angelônia (Angelonia angustifolia) e gerânio (Pelargonium hortorum). Gosta de frio e de flores lindas? Vá de cimbídio (Cymbidium X hybridum), lírio-asiático (Lilium pumilum) e lírio-oriental (Lilium speciosum): essas três espécies de plantas possuem hastes longas e flores exuberantes.

Ervas do Mediterrâneo que amam o frio


Tem espaço para plantas na cozinha, principalmente nos dias frios! Lavanda (Lavandula dentata), alecrim (Rosmarinus officinalis), orégano (Origanum vulgare), tomilho (Thymus vulgaris) e sálvia (Salvia officinalis) perfumam qualquer ambiente, mas como toda de origem mediterrânea, gosta de um friozinho. Cinerária (Senecio douglasii), parente da sálvia, dá flores amarelas mas já é linda apenas pelas suas folhas prateadas. Se quer saber mais sobre estas ervas, é só clicar aqui.

Plantas de frio que suportam vento


A gazânia (Gazania rigens) lembra uma margarida, mas com pétalas amarelas e desenhos marrons; já a dália (Dahlia pinnata) possui muitas pétalas em lindos degradês de tons lilases, e gosta de sol. Já se seu problema é quebrar o vento frio, o fórmio (Phormium tenax) é grandão e suas folhas longas não reclamarão da ventania. Se o lugar para ter plantas de frio for o teto ou parede, a nepeta (Glechoma hederacea) ou o cissus (Cissus rhombifolia) "cairão como uma luva" em um pergolado ou pendendo do teto.

Atraia insetos polinizadores no inverno


A lanterninha-japonesa (Abutilon megapotamicum) é um arbusto lindo que atrai beija-flores, assim como a russélia (Russelia equisetiformis). Já o alisso (Lobularia maritima) faz a alegria das abelhas. Agora, se quer atrair borboletas, seu jardim fará sucesso com pentas (Pentas lanceolata) até mesmo no inverno.

Calla é a mesma flor conhecida como copo-de-leite


O copo-de-leite (Zantedeschia aethiopica), agora conhecido como calla, e é encontrado hoje não só na cor branca, mas também em tons alaranjados, violetas, bordos e até mesmo na versão "chocolate" (aliás, um chocolate quente cai muito bem no friozinho).

Plantas ideais para cercas-vivas com formas


Quer brincar de "Edward Mãos de Tesoura"? O evônimo (Euonymus japonicus) e o buxinho (Buxus sempervirens) são perfeitos para o frio e a topiaria (podas com formas). Ardísia (Ardisia crenata) também fica linda neste jardim de arvoretas.

Um cacto que ama temperaturas baixas


Cacto no frio? Tem! O Opuntia microdasys cresce alegre em baixas temperaturas, mas felicidade mesmo é o nome que ele é conhecido em gardens centers: cacto-mickey-mouse.

Árvores e plantas grandes para locais de baixa temperatura


Para terminar a lista, plantas bem grandes: kaizuka (Juniperus chinensis torulosa), nandina (Nandina domestica), viburno (Viburnum suspensum) e neve-da-montanha (Euphorbia leucocephala). O viburno fez uma aparição em um dos espisódios da série 50 Dias de Verde - se ainda não assistiu, clique aqui.

Ufa! A lista é tão grande que deu até para suar com esta maratona verde, mesmo no frio!

Galeria com as 35 plantas de


Clique aqui para ver em detalhes todas as plantas de frio desta lista.

Site do Shopping Garden
Instagram do Shopping Garden